Niquelândia

Secretaria Municipal de Educação e CBA realizam 3ª edição da GincaNíquel com apoio do PVE em Niquelândia

Competição pedagógica para alunos e famílias é uma realização da pasta comandada pelo secretário Wesley Campos com apoio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) promovido pela mineradora no município do Norte do Estado

Uma gincana que tem como objetivo reforçar os vínculos familiares para ajudar os alunos a superar desafios dentro e fora do ambiente escolar, a GincaNíquel chega à terceira edição em Niquelândia. O resultado da gincana foi divulgado em solenidade realizada na última semana.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

A GincaNíquel abrange escolas das zonas urbana e rural do município e em 2023 contou com 200 pessoas inscritas, entre alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e pais dos estudantes.

A gincana consistiu na realização de jogos e provas que estimulam a criatividade e a integração, como brincadeira de infância dos pais/avós, campanha sobre coragem, gentileza e amizade, e gravação de reportagem com tema livre.

Para participar, cada família gravou as atividades no celular e enviou para avaliação da Secretaria de Municipal de Educação, que formou uma comissão julgadora para selecionar e classificar as provas mais bem elaboradas.

Segundo o secretário municipal de Educação, Wesley Campos, a GincaNíquel reforça a atuação do município na realização de iniciativas para engajar a participação da comunidade na educação de crianças e jovens.

“A GincaNíquel promove uma maior interação entre as famílias e as escolas, bem como propicia momentos de descontração e aprendizado nos lares, o que com toda certeza estimula ainda mais o desenvolvimento intelectual e aprendizagem dos estudantes”, disse .

O gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Gomes, destaca o comprometimento dos integrantes da frente de Mobilização Social do PVE para engajar a participação de alunos e pais na gincana.

Kellen Carol Alves de Paula, vencedora da 3ª Gincaníquel, com seus pais [Divulgação]
“Além de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação e auxiliar no aperfeiçoamento das práticas de gestão, o PVE também aproxima a população das escolas, estimulando todos a unir forças para fortalecer a base educacional”, afirma.

PROVAS – A GincaNíquel consistiu na realização de três provas. Na primeira, os participantes gravaram um vídeo em formato que pode ser postado nas redes sociais com uma brincadeira que resgate a infância, seja deles próprios ou dos pais/responsáveis.

Na segunda atividade, os alunos e suas famílias fizeram uma paródia sobre coragem, gentileza e amizade e a retrataram em um vídeo de até um minuto.

Já na terceira prova os alunos brincaram de “Repórter por um Dia” e escolheram um tema para gravar uma entrevista/reportagem.

Emanuel Moreira da Silva Costa, segundo lugar na 3ª Gincaníquel, com seus pais [Divulgação]
PREMIAÇÃO – Estudante do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Bosco, Kellen Carol Alves de Paula foi a vencedora da GincaNíquel. Ela participou da competição com o auxílio dos pais, Maria Felício de Paula Alves e Cleber de Almeida Alves.

Kellen também teve o apoio das irmãs para realizar as atividades propostas e gravou com elas uma brincadeira de pular corda, produziu um vídeo sobre gentileza e amizade e entrevistou a irmã mais velha sobre assuntos diversos.

A conquista do pódio na GincaNíquel logo na estreia de sua participação deixou Kellen e toda a família surpresa. Ela recebeu o troféu de primeiro lugar e uma mochila.

“Nos divertimos muito brincando e realizando as tarefas. As provas são um verdadeiro resgate das brincadeiras e com elas tivemos a oportunidade de passar mais tempo juntos. Ficamos muito felizes com a premiação porque fizemos o nosso melhor”, disse a mãe da jovem.

Vencedor da GincaNíquel em 2021, Emanuel Moreira da Silva Costa, aluno do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira ficou com o segundo lugar na competição deste ano.

Ele também recebeu troféu, assim como vencedores até a 5ª colocação. Outros prêmios foram entregues para os classificados até a 20ª posição.

A GincaNíquel premiou ainda a “Família Destaque”, categoria na qual foi vencedor o estudante do 3° ano do Ensino Fundamental, Samuel Maciel Carneiro da Silva, da Escola Municipal José Mariano, que concorreu com os pais Aroldo Maciel da Silva e Silvana Carneiro da Silva.

Já a Escola Municipal Paulo Rodrigues Duarte recebeu um troféu na categoria “Melhor Grito de Guerra”, com o lema: “Família,  escola,  força e união, é isso que nos torna campeão!”. [Informações da Assessoria de Imprensa da CBA, em Goiânia]

Arnaldo, Roneide, Juliana e o secretário Wesley (agachado) durante a entrega da premiação da 3ª Gincaniquel com o aluno Samuel [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo