Goiânia/Niquelândia

Volume de chuva em Niquelândia na noite de sexta foi equivalente a três dias de precipitações normais, aponta Cimehgo

André Amorim, gerente do órgão estadual de meteorologia em Goiás, informou na manhã deste sábado/7 que chuva da noite de ontem foi uma ocorrência isolada que não deve alterar a prevalência de dias quentes na cidade do Norte, até o início do período chuvoso propriamente dito

O volume de chuva com fortes rajadas de vento registrado na noite desta sexta-feira/6, em Niquelândia, foi o equivalente ao quantitativo previsto para 3 dias de precipitações normais, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que é subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, em apenas 40 minutos choveu 42 milímetros numa parte da cidade do Norte do estado, enquanto em outra parte foram aferidos 35 milímetros.

Para se ter uma ideia real desse volume, em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro.  Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

No caso de Niquelândia, onde o volume de chuva registrado chegou a 42 mm, isso equivale a 42 litros de água em cada metro quadrado.

VÍDEO – Apesar do ‘refresco’ que a chuva forte de ontem trouxe à população de Niquelândia, as temperaturas prosseguirão elevadas nos próximos dias, detalhou André Amorim, com possibilidade de novas chuvas isoladas neste final de semana [Imagens: Reprodução/Redes Sociais]

Ele explicou que ainda estamos no período seco, de muita estiagem. Porém, no presente momento, a frente fria que avançou pelo Brasil após o calor intenso verificado na semana passada mostrou-se favorável à ocorrência de tempestades em Niquelândia.

“Essa condição ainda não trouxe muitas chuvas para Goiás, mas logo pela manhã, quando observamos o mapa climatológico, o céu está mais ‘limpo’. Mais à tarde, porém, é como se ele estivesse ‘pipocando’, conforme as imagens de satélite que temos analisado, provocando assim essas pancadas de chuvas em áreas ainda muito isoladas. Em Uruaçu, por exemplo, choveu apenas 4 mm na noite de ontem”, disse o gerente do Cimehgo, em entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias na manhã deste sábado/7.

CIMEHGO FAZ ALERTA – Imagem mostra risco potencial para chuvas neste sábado, que podem ser localmente fortes – no formato de tempestades, com rajadas de vento e raios – em várias regiões do Estado [Imagem: Divulgação/Semad]

Na imagem de satélite enviada pelo gerente do Cimehgo ao Excelência Notícias, André detalha que é possível notar a existência de uma névoa branca em Goiás, que demonstra a nebulosidade e a umidade na atmosfera no presente momento com a presença de vários núcleos de chuva.

“O satélite enxerga o topo da nuvem, que é formada através dessas combinações. Nessas nuvens, temos temperaturas mais frias que propiciam a tempestade presenciada pela população de Niquelândia. O lado ruim dessa situação, de muita chuva em pouco tempo, é que se essa chuva de 42 mm se prolongasse pela noite toda, teríamos um efeito mais benéfico à vegetação. Esse ‘chuvão’, por assim dizer, acompanhado por muitas rajadas de vento, raios e alguma quantidade de granizo, eventualmente, infelizmente provoca muitos estragos nas cidades e também no campo”, detalhou André Amorim.

INFORMAÇÕES DO TEMPO PARA O ESTADO – Sábado com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas em diversas regiões do Estado de Goiás, mas ainda com temperaturas elevadas.

GOIÂNIA – variação de nebulosidade, sol com possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas: temperatura máxima podendo chegar aos 34ºC e umidade relativa do ar variando entre 35% a 90%.

RISCO DE INCÊNDIO: Alto, para todas as regiões do Estado de Goiás.

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas de Goiás/Cimehgo [Foto: Divulgação/Cimehgo – Semad]

Veja também

Botão Voltar ao topo