Restaurante Escola do Senac na Assembleia Legislativa abre inscrições para dois cursos profissionalizantes gratuitos
Programa Senac de Gratuidade (PSG) é voltado para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade: projeto é realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás em parceria com a Alego, atualmente presidida pelo deputado estadual Bruno Peixoto (UB)
O Cora Restaurante Escola Senac – instalado no terceiro piso da Assembleia Legislativa de Goiás/Alego em parceria inédita com o Serviço Nacional do Comércio/Senac – está com inscrições para os primeiros cursos pedagógicos voltados para a formação de profissionais que possam contribuir com a economia do Estado.
Desde o início, a proposta do estabelecimento, além de fornecer refeições diárias, é qualificar profissionais para todo o setor de alimentação em Goiás. O projeto é realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás em parceria com a Alego.
A equipe que comanda o restaurante é formada pela gerente da unidade, Neide Lina de Oliveira, a gerente adjunta, Dayse Tavares, e o técnico em gastronomia Marco Zago.
Eles informam que o edital dos primeiros cursos já foi publicado pelo Senac.
Foi montado um portfólio específico, de cursos direcionados para o Cora Restaurante Escola Senac que, a princípio, vai trabalhar com a oferta de dois títulos.
De início, haverá um curso mais rápido – “’Técnicas de Garçom com Ênfase em Vendas” – que terá início no próximo dia 21, com quatro horas de carga horária diária.Os ensinamentos serão ministrados ao longo da semana com 20 horas/aulas sobre as práticas de atendimento dentro do salão
O outro curso – de “Auxiliar de Cozinha” – começará no próximo dia 28 e terá quase três meses de duração com aulas teóricas e práticas dentro do restaurante, contemplando a área de produção.
Zago explica que os dois cursos fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), sendo voltados para um público de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
São 100% gratuitos e o aluno recebe todos os insumos, orientação e prática, bastando para isso que comprovadamente se enquadre no PSG.
Zago diz que os restaurantes-escola do Senac no Brasil buscam inserir o aluno na realidade de um estabelecimento, aliando a teoria e a prática dos mais variados requisitos.
“Aqui, temos a realidade do salão, da produção, das boas práticas da higiene. Então, damos esse atendimento ao público, com uma equipe pedagógica que prepara, instrui e coordena, para o aluno realmente entender como é o funcionamento diário”, explicou.
Serão ofertadas 12 vagas para cada um dos cursos e as inscrições devem ser feitas quanto antes na página do Senac na internet (Senac Goiás – Escola de gastronomia) ou pelo telefone (62) 3219-5180. [Informações da Agência Assembleia de Notícias/ASN, em Goiânia]