Goiânia/Niquelândia

Campeão de votos em Niquelândia, Helio de Sousa (PSDB) é o deputado mais assíduo da Assembleia Legislativa de Goiás

Levantamento do Jornal O Popular aponta que o parlamentar - dono de 1.220 votos na cidade do Norte do Estado - teve apenas duas faltas no somatório de 224 sessões ordinárias do Palácio Alfredo Nasser, na capital: compromisso com os 38.788 votos alcançados em seu sexto mandato em defesa dos interesses do povo goiano marca trabalho do político de Goianésia

Campeão de votos nas eleições de 2018 para deputado estadual em Niquelândia – na ocasião, recebeu a confiança de 1.220 eleitores da cidade do Norte do Estado – Helio de Sousa (PSDB) agora também é campeão em assiduidade nas 224 sessões virtuais e presenciais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia.

Levantamento nesse sentido, feito no início deste mês de julho pelo jornal O Popular, aponta que o político de Goianésia teve apenas duas ausências em seu trabalho no parlamento goiano, desde o início de seu sexto mandato, em 19 de fevereiro de 2019.

Nas sessões presenciais, Helio teve apenas uma falta, devidamente justificada. A outra falta, esta não-justificada, foi contabilizada nas sessões remotas.

Para se ter uma ideia do tamanho do compromisso do deputado estadual Helio de Sousa com os problemas diuturnos do Estado de Goiás – fiscalizando os atos administrativos do governador Ronaldo Caiado (DEM) – basta olhar a outra ponta da tabela.

Segundo o Portal da Transparência da Alego, em desfavor de Henrique César (PSC) foram contabilizadas incríveis 72 faltas – 32% das 224 sessões, com ou sem justificativa pertinente – decorridos dois anos e meio de sua posse no mandato – conforme análise de O Popular às listas de presenças do Palácio Alfredo Nasser.

Antes da pandemia da Covid-19, a Alego realizou 109 sessões ordinárias presenciais, até 12 de março de 2020. Nesse período, os 41 deputados contabilizaram 627 ausências. Desse total, foram 92 faltas sem qualquer justificativa.

As 535 ausências restantes foram justificadas por reuniões com lideranças políticas/administrativas em outras cidades; audiências em órgãos do Estado; e missões oficiais em nome da Assembleia Legislativa.

Dessa forma, não foram raros os casos de deputados cuja imagem apareceu no painel eletrônico da Alego dentro de seu carros, em viagem, durante as sessões remotas.

Esse foi o caso de Helio de Sousa, que esforçou-se ao máximo necessário para honrar os 38.788 votos alcançados nas eleições estaduais de 2018.

Em Goianésia – cidade onde mora e onde foi prefeito, sua principal base eleitoral – Helio conquistou 8.795 votos no último pleito.

Já em Buriti Alegre – no Sul do Estado, onde nasceu – Helio de Sousa teve a confiança de 2.308 moradores na campanha passada.

Por outro lado, segundo O Popular, também houve quem se ausentasse do Palácio Alfredo Nasser para viagens ao exterior; e também para cuidar de problemas da própria saúde ou de familiares. [Com informações de O Popular, Edição de 5 de julho de 2021]

Veja também

Botão Voltar ao topo