Niquelândia

Palestrantes com histórias surpreendentes de empoderamento feminino na política abrilhantam seminário na Câmara Municipal de Niquelândia

Nárcia Kelly e Simone Rosa - prefeita de Bela Vista de Goiás e presidente da Câmara Municipal de Ceres, respectivamente - arrancaram inúmeros aplausos das mulheres niquelandenses que exercem influência na sociedade local, na noite da sexta-feira/4 por iniciativa da vereadora Lia

Duas representantes do sexo feminino com trajetórias ímpares no cenário político de Goiás estiveram na noite da sexta-feira/4 na Câmara Municipal de Niquelândia, por ocasião do 1º Seminário sobre Empoderamento da Mulher Niquelandense na Política.

A iniciativa da vereadora Maria Ferreira de Almeida Silva, a Professora Lia (Solidariedade) – através da Comissão de Assuntos Relevantes da casa de leis – recebeu total aval do atual presidente do Poder Legislativo, Diego Bonifácio de Carvalho (DC).

Ele compareceu ao evento, mas precisou ausentar-se em logo em seguida em função de compromissos assumidos anteriormente com a igreja onde atua como pastor evangélico.

Nárcia Kelly, prefeita de Bela Vista de Goiás, durante palestra na Câmara Municipal de Niquelândia [Foto: Elaine Alves]
Na oportunidade, a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly Alves da Silva; e a vereadora Simone Rosa de Oliveira, atual presidente da Câmara Municipal de Ceres – ambas filiadas ao Progressistas – contaram suas histórias de superação pessoal num universo em que a maioria dos cargos eletivos ainda é ocupado maciçamente por homens em Goiás e no Brasil.

QUEM É NÁRCIA KELLY? – Oriunda da zona rural da cidade da região metropolitana de Goiânia, de 31 mil habitantes, distante 45 quilômetros da capital, a prefeita Nárcia Kelly é advogada, formada em Direito pela PUC-GO e está atualmente com 36 anos.

Fernanda Rodrigues Melo, segunda mulher a presidir a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/ACIN, é uma das representantes do sexo feminino mais empoderadas da cidade do Norte do Estado [Foto: Elaine Alves]

Nárcia tinha apenas 19 anos quando se sagrou como a primeira mulher a presidir a Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Polvilho e Derivados da Mandioca da Região do Cará (Cooperabs) de Bela Vista de Goiás, entre 2006 e 2007.

De lá para cá, ela não parou mais: nas eleições municipais 2008, indicada pela Cooperabs, elegeu-se vereadora de Bela Vista com 667 votos, cumprindo mandato entre 2009 e 2012. Naquele ano, foi eleita vice-prefeita da cidade, cargo que ocupou até 2016.

Câmara Municipal de Niquelândia recebeu bom público na última sexta-feira/4 por ocasião do evento [Foto: Elaine Alves]
Nesse período – praticamente alijada da administração do então prefeito Eurípedes José do Carmo, que não lhe deu espaço político – Nárcia iniciou um trabalho paralelo de fortalecimento de seu nome e derrotou o chefe do Executivo, que havia ocupado o cargo por oito anos.

Dada a popularidade alcançada com a carisma demonstrada em sua eloquente palestra-show em Niquelândia, Nárcia Kelly elegeu-se prefeita de Bela Vista em 2016 com 6.432 votos.

Quatro anos depois, em 2020, reelegeu-se com 9.033 votos para seu segundo mandato que terminará em dezembro de 2024, derrotando novamente o irmão do então senador Luiz Carlos do Carmo na cidade que hoje conta com 34,5 mil habitantes (IBGE/2023).

Maria Ferreira de Almeida Silva, a Professora Lia, é a única mulher em atividade como vereadora na atual Legislatura da Câmara Municipal de Niquelândia e também saiu em defesa do empoderamento feminino na política local [Foto: Elaine Alves]
Nárcia, desde já, está sendo cotada como nome forte para disputar uma vaga para deputada estadual nas eleições gerais de 2026.

Em sua fala em Niquelândia, a prefeita apresentou dados atestando que o Brasil aparece apenas na 145ª colocação mundial quando o assunto é a participação das mulheres na política, embora 52% do país seja formado por elas, o que ela classificou como “vergonhoso”.

Outro dado apresentado por Nárcia Kelly diz respeito ao crescimento de 33% no número de mulheres que disputaram eleições em 2022.

Diego de Carvalho, presidente do Legislativo, deu respaldo à realização do evento pela vereadora Lia [Foto: Divulgação]

Porém, esse crescimento não refletiu na ocupação efetiva dos cargos eletivos uma vez que apenas que 17 % ocupam cadeiras no Senado e na Câmara Federal, por exemplo.

Nos municípios, apenas 677 mulheres estão à frente das prefeituras, o que representa apenas 12% do total de 5.570 cidades brasileiras.

Nárcia foi a primeira mulher a se eleger prefeita de Bela Vista de Goiás. Dos 246 municípios goianos, apenas 33 são governados por mulheres.

Júlio Pina (à dir), deputado estadual e aliado político da vereadora Lia em Niquelândia, esteve no evento na Câmara Municipal: ao seu lado (à esq), aparece a vereadora e presidente do Legislativo de Barro Alto, Rogéria Santana [Foto: Elaine Alves]

“Por esse motivo, é fundamental que possamos ter eventos como esse aqui em Niquelândia. Acordei de madrugada para atender esse convite da vereadora Lia porque acredito que é muito importante apoiarmos outras mulheres. Você, mulher, pode até não precisar da política. Mas a política precisa de você. Enquanto nós não entendermos que é preciso que nós, mulheres, colaborarmos com os homens nesse espaço de poder as coisas não irão mudar”, afirmou a prefeita de Bela Vista.

Ainda de acordo com Nárcia Kelly, por mais que existam homens que façam uma política sensível às necessidades do sexo feminino, apenas as próprias entendem a dinâmica e a magia de ser mulher em lutar pelos próprios direitos e fomentar a temática sobre o empoderamento delas na política.

Tia Abadia, professora aposentada, foi vereadora em Niquelândia durante dois mandatos no início dos anos 2000: ela também se manifestou durante o seminário [Foto: Elaine Alves]

“Na minha primeira eleição (para vereadora), como moro na roça, fiz mais campanha na zona rural e quase não pedi votos na cidade. Nessa época, as eleitoras me diziam que política não era coisa para mulher. Elas tinham medo, não aquela confiança [de serem representadas por uma mulher] e a maioria dos meus eleitores foram homens. Porém, quando fui eleita, comecei um trabalho com as mulheres em Bela Vista sobre a participação das mulheres na política. Hoje, sendo prefeita, me sinto reconhecida por isso”, concluiu a chefe do Executivo de Bela Vista de Goiás.

Em março de 2021, durante o atual mandato, Nárcia Kelly teve de enfrentar sua maior dor: a perda da mãe – Suely Alves da Silva Pereira, de 57 anos – vítima da Covid-19, no auge da pandemia, o que representou desafios adicionais à sua continuidade na vida pública.

Simone Rosa, vereadora em Ceres, é a atual presidente da Câmara Municipal do município do Vale do São Patrício: ela ficou viúva em 2017 no início de seu primeiro mandato e quase desistiu da política [Foto: Elaine Alves]

QUEM É SIMONE ROSA? – Atual presidente da Câmara Municipal de Ceres, Simone Rosa é empresária do ramo de prestação de serviços para usinas de açúcar e álcool.

Ela está em seu segundo mandato como vereadora na cidade do Vale do São Patrício, de 22 mil habitantes (IBGE/2023), tendo sido a única mulher eleita para o cargo em 2016 e reeleita em 2020, desta vez com uma segunda mulher também vencendo a eleição em Ceres.

Em Niquelândia, por ocasião da palestra, a vereadora lembrou que seu ingresso na vida pública foi justamente pela iniciativa de uma mulher – Inês Brito, então prefeita de Ceres, em 2013 – tendo ocupado a chefia do gabinete dela no Poder Executivo ceresino.

Diego de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, saudou as mulheres da cidade que participaram do seminário sobre empoderamento feminino [Foto: Divulgação]
Depois, quando a prefeita precisou mexer no seu secretariado, Simone surpreendeu a todos quando aceitou o convite para ser secretária municipal de Obras, um cargo de primeiro escalão normalmente ocupado por homens.

“A partir disso, eu deslanchei, indo às ruas de Ceres para fazer o meu melhor, e tenho certeza que eu contribuí com a cidade naquele momento. A prefeita, então, me pediu para ser candidata a vereadora e eu disse a ela (Inês) que precisava pensar pois eu casei-me muito jovem uma vez que, aos 14 anos, eu já estava grávida e tornei-me mãe com apenas 15 anos”, relembrou Simone, que hoje está com 40 anos e tem dois filhos, um deles com necessidades especiais.

Porém, com apenas três meses de mandato como vereadora em Ceres – em crescente evidência na cidade – uma tragédia familiar quase fez Simone desistir da carreira política: a morte do marido – Washington Teixeira Chaves, de 40 anos – num acidente de carro em março de 2017 na saída da cidade para Carmo do Rio Verde.

Simone, Nárcia, Diego, Lia, Conceição e Fernanda durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, na Câmara Municipal de Niquelândia [Foto: Elaine Alves]

“Me tranquei em casa por uma semana e chamei o assessor jurídico da Câmara Municipal para renunciar a meu mandato. Ele recusou e me disse para eu tirar uma licença do cargo, caso eu não desse conta de continuar na política de imediato. Pensei mais um pouco e resolvi ficar firme no Legislativo. Quando voltei para meu trabalho na usina, ninguém imaginava por lá que eu continuaria também comandando minha equipe, só de homens – fazendo minhas vistorias e subindo nos andaimes – o que já faço há seis anos”, relembrou Simone.

Na palestra em Niquelândia, ela contou um fato delicado: o ciúme das mulheres de Ceres com a eventual proximidade entre a vereadora com os maridos de suas eleitoras, pelo fato de Simone ter ficado viúva ainda muito jovem.

“Ouvi rumores de que elas não me apoiariam mais, mas a realidade não foi bem essa. No entanto, parece que eu tive de começar tudo de novo (na política e na vida privada) porque ser mulher política e ser mulher na política é ainda muito mais difícil. Elas (as mulheres) diziam que eu não teria o apoio da família do meu finado esposo, mas fui para a reeleição e ganhei de novo, em 2020”, detalhou a vereadora.

Andréia Diniz, agente de investigação da Polícia Civil de Niquelândia, manifestou seu contentamento pelas explanações pessoais de Nárcia Kelly e Simone Rosa, durante o evento em Niquelândia [Foto: Elaine Alves]
A história pessoal e a representatividade de Simone na política do Vale do São Patrício também a conduziram ao cargo de presidente da UVG Mulher (União dos Vereadores e Vereadoras do Estado de Goiás).

Todavia, apesar do sucesso e do reconhecimento da comunidade de Ceres, ela fez questão de ressaltar que empoderamento feminino não pode ser sinônimo de arrogância em função das conquistas das mulheres na vida pública.

Íris Rincon (à esq) e Edna Cardoso (à dir), que foram vereadoras em Niquelândia entre 2017 e 2020, reforçaram a importância da participação das mulheres na política do município [Foto: Elaine Alves]
PRESENÇAS – Além da vereadora Lia e das palestrantes, outras mulheres que possuem atuação destacada em Niquelândia – seja na política partidária ou suprapartidária – compuseram a mesa que recepcionou a prefeita de Bela Vista e a presidente da Câmara Municipal de Ceres, a saber:

Edna Cardoso, Maria Abadia Honório da Silva (Tia Abadia), Íris Rincon; e Odete Nunes (ex-vereadoras em Niquelândia); Andreia Diniz (agente de investigação da Polícia Civil); Fernanda Rodrigues Melo (presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/Acin); Conceição Veloso (ex primeira-dama, por duas vezes); Rayane Alencar (integrante do grupo “Mulheres na Política”); Ana Mathilde Martins de Souza (ex-secretária de Cultura) e Aline Carvalho (empresária);

Além delas, igualmente convidadas pela vereadora Lia, duas vereadoras de Barro Alto também marcaram presença em Niquelândia: Ludmilla Maria de Moura (MDB), professora; e Rogéria Santana (PTB), pecuarista de gado leiteiro, atual presidente do Poder Legislativo barro-altense.  O deputado estadual Júlio Pina (Solidariedade) também prestigiou o evento idealizado pela vereadora de seu partido em Niquelândia.

Participantes do 1º Seminário Sobre Empoderamento da Mulher Niquelandense na Política reuniram-se ao final do evento para a foto oficial ao término das palestras de Nárcia e Simone [Foto: Elaine Alves]

Veja também

Botão Voltar ao topo