Niquelândia

Peregrinação com imagem de Nossa Senhora da Abadia abre 275ª Romaria do Muquém em Niquelândia

Dom Giovanni Barroca, bispo da Diocese de Uruaçu, celebrou missa-solene de abertura no final da tarde deste sábado/5: santuário no povoado distante 45 quilômetros da área urbana de Niquelândia deve receber 500 mil pessoas até o feriado municipal do próximo dia 15, na cidade do Norte do Estado  

Na presença de religiosos de várias paróquias de cidades do Norte do Estado, o bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, celebrou a Missa Solene de Abertura da 275ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém na tarde deste sábado (5), em Niquelândia (veja, no final desta reportagem, uma entrevista exclusiva do bispo ao Portal Excelência Notícias, ao término da celebração)

Como ocorre anualmente, o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia ficou completamente lotado de fiéis e de personalidades políticas locais e estaduais, caso do vice-prefeito de Niquelândia, Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder, principal apoiador do governador Ronaldo Caiado (UB) no município; e do ex-presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, filho de tradicional família niquelandense.

Carlos da Líder, vice-prefeito de Niquelândia, acompanhou a missa solene em meio aos fiéis na tarde deste sábado que marcou o início da Romaria do Muquém [Foto: Elaine Alves/Especial]
Além das orações pessoais, os participantes da eucaristia não hesitaram em procurar o melhor ângulo diante de imagem da santa para uma ‘selfie’ especial de recordação por tão importante momento.

Dom Giovani foi nomeado bispo de Uruaçu pelo Vaticano em junho de 2020 e sua posse ocorreu três meses depois, em setembro daquele ano, também em Uruaçu.

É a segunda vez que o líder diocesano comanda a segunda maior romaria de todo o Estado de Goiás, superada apenas pela devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade.

Dom Giovani, acompanhado de religiosos de Niquelândia e de outras paróquias ligadas à Diocese de Uruaçu, celebrou a missa solene de abertura da romaria [Foto: Elaine Alves/Especial]
Porém, quando o assunto é Romaria Mariana, a festa religiosa de Niquelândia é considerada a maior de toda a Região Centro-Oeste.

O festejo religioso de 275 anos está alicerçado, neste ano, sob o tema “Maria, Mãe das Vocações, Santuário da Família”.

Tradicionalmente, um andor ornamentado com flores ao redor da imagem da santa é carregado todos os anos no ombro dos fiéis mais devotados por 45 quilômetros, até o Muquém.

Estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia recebeu grande número de fiéis no primeiro ano em que a Romaria do Muquém é realizada totalmente sem as restrições que ocorreram durante a pandemia [Foto: Excelência Notícias]

FÉ, SOLA DE SAPATO E BOLHAS – A longa jornada a pé teve início por volta das 18h10. Depois de uma breve parada na terceira etapa do Jardim Atlântico – em frente ao Centro Municipal de Serviços José Balbino – os fiéis iniciam efetivamente o trajeto pela Rodovia da Fé/GO-237, através do  “Caminho dos Romeiros”, que margeia a pista.

A caminhada dos romeiros deverá se estender por cerca de 12 horas, com previsão de chegada ao Santuário do Muquém entre 5h e 6h da manha deste domingo (6).

Tanto a Prefeitura de Niquelândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da primeira-dama Juliana Campos; como o Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), na pessoa da primeira-dama do Estado, Gracinha Ciado. montaram pontos de apoio com distribuição de lanches e assistência médica no trajeto.

Dom Giovani Caldas Barroca, durante sua homilia na abertura da Romaria do Muquém, hoje à tarde [Foto: Elaine Alves/Especial]
Como já é praxe, a celebração para marcar a recepção da imagem peregrina será conduzida pelo padre Aldemir Franzin, reitor do Santuário do Muquém. O espaço comporta 22 mil pessoas sentadas num espaço de 7.200 metros quadrados.

A partir de hoje – até o próxima terça-feira, feriado do dia 15 de agosto, data em que se comemora do Dia da Padroeira – a Igreja Católica estima que 500 mil pessoas passem pelo Muquém.

Nesse dia, espera-se a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB), bem como de deputados federais, estaduais e prefeitos de várias cidades do Norte do Estado.

Devoção de quase três séculos persiste entre os católicos de Niquelândia e de várias partes do Estado e também do DF, que acompanham anualmente a procissão até o Muquém [Foto: Elaine Alves]
É certo que, além de orações, tais lideranças terão conversas reservadas sobre os planos políticos da base caiadista às eleições municipais de 2024, antes e depois da celebração das 9 horas [que ficou conhecida como “Missa dos Políticos”] a ser conduzida pelo bispo de Uruaçu.

Nesse dia, o publico poderá superar tranquilamente os 40 mil fiéis, segundo a organização do evento, o que poderá causar congestionamentos na rodovia que dá acesso à igreja.

Fiéis de Nossa Senhora da Abadia ainda no início da caminhada até o Muquém na Avenida Brasil, área urbana de Niquelândia: 12 horas para percorrer 45 quilômetros a pé [Foto: Elaine Alves/Especial]
Em 2022, por conta do exponencial crescimento da romaria, um novo estacionamento para veículos e ônibus de excursão foi construído na área do Santuário, no povoado do Muquém.

CAMPING – Nos 10 dias de romaria, famílias de Niquelândia e de outras localidades praticamente “mudam-se” para o Muquém, levando consigo eletrodomésticos pesados (como fogão e geladeira) em carretinhas e reboques, permanecendo o tempo todo acampados nas áreas ao redor do Santuário.

O recinto, que é propriedade da Diocese de Uruaçu, precisa ser totalmente desocupado até o final da manhã da quarta-feira/16, quando padre Aldemir celebrará a Missa de Despedida dos romeiros de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.

Imagem peregrina de Nossa Senhora da Abadia em exposição durante a missa solene em Niquelândia, pouco antes da procissão até o Muquém [Foto: Elaine Alves/Especial]

ENTREVISTA – DOM GIOVANI CARLOS CALDAS BARROCA  – Sou muito pequeno diante da grandiosidade desta romaria”

Portal Excelência NotíciasQual a expectativa da Diocese de Uruaçu e do senhor, em especial, para esta 275ª Romaria do Muquém, aqui em Niquelândia?

Dom Giovani Carlos Caldas Barroca – A minha expectativa é a mesma de cada romeiro, de fazer bem sua romaria, como eu falei na pregação: ou seja, pedir as bençãos de Deus e de Nossa Senhora às necessidades das famílias, mas também é um momento ter o coração grato, de agradecer à nossa Mãe por tantas graças que recebemos.

Excelência Notícias O senhor assumiu como bispo da Diocese de Uruaçu em 2019, mas sua primeira participação na Romaria do Muquém ocorreu somente em 2022 por conta da pandemia, quando estávamos no final daquele terrível período da Covid-19. Qual a percepção do senhor sobre a romaria, um ano depois, por esse aspecto?

Dom Giovani – Percebi hoje que, no ano passado, ainda não havia aquele tanto de gente que costumava vir à romaria. Os que vieram, em 2022, o fizeram ainda com certo receio. Hoje, eu percebi realmente que (o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia) estava muito cheio, que o povo de Deus está voltando e percebendo essa necessidade de fé para a vida. A nossa vida é motivada por aquilo que cremos, pelo Senhor. A romaria acontece porque o povo tem fé. Como você mesmo disse, é a segunda participação minha efetiva na Romaria do Muquém. Mas eu sou muito pequeno diante da grandiosidade desta romaria. A fé do povo é muito maior. O bispo vem, passa e logo vem outro bispo, mas a romaria continua com sua dinâmica própria, que reflete essa fé bonita do povo simples que vem até aqui, todos os anos (Euclides Oliveira).

Dom Giovani, bispo de Uruaçu, durante entrevista ao Portal Excelência Notícias na sacristia da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves/Especial]

Veja também

Botão Voltar ao topo