Goiânia

Anglo American conclui etapa de plantio do primeiro lote do Programa Juntos pelo Araguaia 

Iniciativa, que conta com investimentos da mineradora, objetiva promover a recomposição de áreas florestais, a preservação de nascentes e a conservação do solo e da água na bacia do rio em Goiás: trabalho é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente

O Programa Juntos Pelo Araguaia, que conta com investimentos da Anglo American, concluiu a etapa de plantio de 102 hectares de árvores do Cerrado em Piranhas, no Oeste do Estado.

O objetivo é promover a recomposição de áreas florestais para preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do rio. A área planta equivale a 100 campos de futebol

A atividade fez parte do lote 1 do programa, que está sob coordenação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A execução é feita pelo Instituto Espinhaço.

Neste lote, 16 propriedades rurais foram envolvidas. Agora, o trabalho contará com atividades de monitoramento, visando a manutenção das ações realizadas. Também foram levantados cercamentos das áreas onde ocorreram as intervenções, para evitar degradações.

Segundo Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American, o intuito do trabalho é reforçar a prestação de serviços ecossistêmicos, em busca do aumento da produção e da melhoria na qualidade da água.

“Com esta parceria de engajamento entre diferentes agentes do território, buscamos também uma maior conscientização ambiental para que mais produtores rurais se sintam motivados a recuperar suas áreas de forma voluntária”, afirmou o executivo da multinacional.

O apoio da Anglo American permanece com investimentos de R$ 22 milhões em um novo lote do programa. A expectativa é contribuir, nesta nova etapa, com a preservação de mais 296 hectares na região de Piranhas.

Na avaliação do diretor Técnico e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Cristiano Cobo, o Programa Juntos pelo Araguaia pode ser considerado como um dos maiores programas de revitalização de bacias hidrográficas do país, estando integralmente alinhado às premissas de responsabilidade socioambiental da mineradora.

“Nosso Plano de Mineração Sustentável busca, entre vários objetivos, o desenvolvimento de um meio ambiente saudável. Seguiremos apoiando esta iniciativa, que cumpre o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Cobo.

JUNTOS PELO ARAGUAIA – Firmado por meio de um acordo com os governos federal, do estado de Goiás e do Mato Grosso, o Programa Juntos Pelo Araguaia busca impulsionar atividades para conter a erosão e melhorar o fluxo d’água do rio.

A iniciativa, que visa aumentar a produção e a disponibilidade de água na região, com qualidade e em quantidade, foi iniciada nas cidades goianas de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Piranhas e Portelândia, com previsão para se estender a 38 municípios. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG

Veja também

Botão Voltar ao topo