Goiânia

Derrotado por Caiado em 2022, Gustavo Mendanha retorna ao MDB com promessa de eleger Daniel Vilela em 2026

Regresso aos quadros do partido foi acertado pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia com o governador e o vice-governador, em acordo político que fortalece a base governista nos próximos três anos objetivando sucessão para o Governo de Goiás

Em reunião com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha anunciou seu retorno à legenda comandada por Daniel na manhã desta terça-feira/23.

Com o regresso ao partido que o projetou para a política, Mendanha passa a integrar a base de apoio do governo estadual após o encontro entre os três líderes políticos no Palácio das Esmeraldas, residência oficial do governador.

De acordo com Mendanha, pesou muito na sua decisão de retornar ao MDB a sua amizade com Daniel Vilela, e também o fato de que, nas suas palavras, não tenha conseguido vencer por outra legenda.

O ex-prefeito reforçou a importância da conversa com o governador para que selasse sua volta ao MDB, e que o faz como um soldado, disposto a ajudar a legenda e, principalmente, colaborar para que Daniel se eleja governador do Estado nas eleições de 2026.

Gustavo Mendanha foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Após dois mandatos entre 2009 e 2016, concorreu e venceu as eleições para o Poder Executivo com o apoio do então prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, que era pai de Daniel.

Maguito, como se sabe, faleceu em 13 de janeiro de 2021 em São Paulo/SP, vítima de infecção pulmonar em decorrência da Covid-19, da qual havia se curado.

Ele havia assumido a Prefeitura de Goiânia por meio de assinatura eletrônica no Hospital Albert Einstein e licenciar-se em seguida do cargo para o qual fora eleito nas eleições municipais de 2020.

Dada essa proximidade política histórica, o atual vice-governador de Goiás acredita que essa união de forças com Mendanha irá contribuir com o crescimento do Estado, com a tradição do MDB goiano e também fazer parte da ‘boa política’ exercida por Caiado.

“Foi nesse sentido que eu e o governador conversamos e entendemos que seria importante fazer com que o Gustavo reagrupasse conosco”, afirmou Daniel Vilela.

Caiado, por sua vez, disse que a construção política para sua sucessão ao governo em 2026 requer habilidade para que o Estado possa estar nas mãos de lideranças políticas com o mesmo grau da responsabilidade administrativa que têm demonstrado à frente do Estado.

“Sabemos da sua liderança [de Gustavo Mendanha] e do quanto é importante nós aglutinarmos pessoas dessa geração que já tem uma experiência de gestão, que realmente mostrou sua capacidade”, reforçou o governador.

PRIMEIRA MISSÃO – Próximo de lideranças políticas ligadas ao Governo de Israel, o ex-prefeito de Aparecida recebeu sua primeira missão após seu ingresso na base governista.

O desejo de Caiado e de Daniel é que Gustavo Mendanha favoreça o acesso do Governo de Goiás às tecnologias da agricultura de precisão, reconhecida mundialmente pelo uso métodos avançados como irrigação por gotejamento, estufa e biodigestor para melhor aproveitamento de espaço e produção.

Um dos desejos do governador Ronaldo Caiado é a importação e posterior utilização dessas metodologias no projeto de fruticultura do Vão do Paranã, no Nordeste do Estado.

O trabalho, desenvolvido na região, busca construir uma nova fronteira agrícola, elevar a qualidade de vida de produtores que atuarão na região e incrementar os índices da economia e de bem-estar da população.

Mendanha afirmou que manteve conversas com o ex-embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, sobre esse projeto.

No segundo semestre deste ano, uma comitiva liderada por Caiado poderá ir até Israel para dialogar com ministros e, até mesmo, a possibilidade de um encontro formal com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“Isso seria realmente um grande feito para Goiás”, avaliou Mendanha. [Com informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo