Goiânia

Após ataque em Santa Tereza de Goiás, Caiado reforça segurança nas escolas de todo o Estado

Ações como aquisição de detectores de metais, ampliação no policiamento e monitoramento de redes sociais foram definidas em reunião de órgãos do Estado com entidades civis

O Governo de Goiás vai investir na aquisição de equipamentos, ampliação do monitoramento e do serviço de inteligência policial para reforçar a segurança nas unidades de ensino da rede estadual de educação.

O plano foi intitulado de “Operação de Enfrentamento à Criminalidade nas Escolas”. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (11) logo após ser informado do ataque em Santa Tereza de Goiás, no Norte do Estado onde duas alunas foram feridas a faca por um jovem de 13 anos por volta das 7h30 da manhã de ontem.

Fora isso, um artefato explosivo em seu poder feriu uma terceira pessoa, um garoto.

O adolescente que idealizou os ataques foi formalmente apreendido pela Polícia Civil de Porangatu onde o caso foi tipificado como atos infracionais equivalentes a prática de uma tripla tentativa de homicídio.

Uma das duas menores teve alta do hospital hoje. A outra adolescente permanece internada, mas fora de perigo.

Caiado atendeu a imprensa após reunião realizada com um conselho formado por gestores públicos e representantes de entidades no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, para o detalhamento das medidas.

“Temos de levar tranquilidade aos pais, exigir deles a responsabilidade de acompanhar as redes sociais de seus filhos e dar garantias. O que vivemos neste momento é uma agressão a todos que estão preocupados com a segurança e todos devem se submeter a uma única regra”, afirmou o governador

Caiado disse ainda que o Estado não se curvará à onda de ameaças notadas em redes sociais acerca de ataques contra jovens em escolas em Goiás e no Brasil.

A compra de aparelhos, como detectores de metais portáteis, integra uma série de medidas a serem efetuadas na prevenção de ataques em escolas no território goiano, como o ocorrido em Santa Tereza.

A ampliação do policiamento também deve atender unidades municipais, federais e privadas.

O chefe do Executivo afirmou ainda que encaminhará projetos de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para possibilitar a professores e coordenadores a vistoria de mochilas de jovens com atitudes suspeitas, responsabilizar plataformas de redes sociais pelo conteúdo publicado e pais quando forem omissos ou comprovadamente coniventes com o comportamento dos filhos.  [Informações da Assessoria de Imprensa do Governo de Goiás, sob adaptações do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Caiado recebeu representantes de órgãos de segurança e gestores públicos pa1ra discutir segurança nas escolas [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo