Niquelândia

Oposição se fortalece para 2024 em Niquelândia com migração de lideranças do PRTB e PROS para o Solidariedade

Ex-vereador Piqui é o novo presidente do Solidariedade na cidade do Norte, legenda que agora reúne o deputado estadual Júlio Pina, um ex-vice-prefeito, três vereadores do antigo PROS e um ex-candidato a prefeito pelo PRTB em 2020

O ordenamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que partidos com número de deputados federais abaixo do mínimo exigido percam o direito às verbas dos fundos eleitoral e partidário – a chamada “cláusula de barreira” – impactou diretamente na aglutinação de forças políticas em Niquelândia, fortalecendo parte da oposição local às eleições municipais de 2024 na cidade do Norte do Estado.

Tudo isso porque o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro [o PRTB, que não elegeu nenhum deputado federal]; o Partido Republicano da Ordem Social [o PROS, que elegeu apenas 3 deputados federais] e o Solidariedade [o SD, que elegeu apenas 4 deputados federais] não conseguiram eleger 11 representantes no Congresso Nacional, cada um.

Laudim Duarte (vereador em Colinas do Sul), João Paulo (vereador em Niquelândia) e o ex-vice-prefeito Celino Correia [Foto: Excelência Notícias]

PRTB, PROS e Solidariedade, juntos, conseguiram eleger apenas 7 deputados federais. Mesmo sem o mínimo de 11 cadeiras em Brasília, a migração do PRTB e PROS para o Solidariedade fez com que a união das três legendas atendesse outros critérios definidos pelo TSE: possuir pelo menos 2% dos votos válidos a nível nacional e 1% em pelo menos nove Estados da federação.

COMO FICOU EM NIQUELÂNDIA? Dada essa conjuntura, os três vereadores eleitos pelo PROS em Niquelândia nas eleições de 2020 agora estão nos quadros do Solidariedade: Deyvi Charlle Araújo Alves; João Paulo de Paiva Euzébio; e Maria Ferreira de Almeida Silva [a única mulher da casa de leis, conhecida como Professora Lia].

Vereador Deyvi Charlle (Niquelândia) e o ex-prefeito de Colinas do Sul, Iran do Lago, na reunião do Solidariedade em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Além destes três nomes com mandato, outro experiente político de Niquelândia agora também está filiado ao Solidariedade: o ex-vereador por dois mandatos, Erivaldo Mendanha da Silva, o Piqui, assumiu a presidência do diretório local da legenda.

Piqui, como se sabe, atua como assessor parlamentar do deputado estadual Júlio Pina que, juntamente com outros três deputados estaduais que haviam sido eleitos em outubro pelo PRTB, migrou para o Solidariedade. Denes Pereira – então presidente estadual do PRTB – assumiu o comando do Solidariedade em Goiás.

Anderson Ribeiro (vereador), Valdeto Ferreira (ex-prefeito), Saullo Adorno (ex-vereador e ex-vice-prefeito), Irmão Geovane [ex-vereador), e Valdemi do Taxi [presidente do PSD local], durante reunião do Solidariedade em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

A REUNIÃO POLÍTICA – Na noite da sexta-feira/10 no salão de eventos do Villa Ricca Park – Piqui, Pina e Denes apresentaram a nova formatação do Solidariedade em Niquelândia na presença de dois dos três vereadores anteriormente filiados ao PROS [Deyvi e João Paulo]; do ex-vice-prefeito Celino Correia, [que já presidiu o Solidariedade em Niquelândia e segue filiado ao partido]; do empresário Ozeas Gomes de Moraes, o popular Ozeas Boiadeiro [que foi candidato a prefeito em 2020 filiado ao PRTB] e de lideranças políticas de outras agremiações partidárias no município.

PIQUI CONFIANTE – “Esse encontro mostrou, como já foi dito aqui, que temos condições de decidir as próximas eleições em Niquelândia: temos vereadores; temos um vice-prefeito [referindo-se a Celino], e um [pré-candidato a] prefeito [referindo-se a Boiadeiro], que tem condições e coragem de enfrentar os problemas de nossa cidade, de perto e de cabeça erguida. Hoje, infelizmente, temos um prefeito [Fernando Carneiro, do PSD] distante das reais necessidades de Niquelândia, em todas as áreas. Juntos precisamos, de mãos dadas, construir um projeto e formar um grupo de lideranças para 2024”, afirmou o novo presidente local do Solidariedade.

Ex-vereador Erivaldo Piqui assumiu o comando do diretório municipal do Solidariedade em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

O QUE DISSE JÚLIO PINA – Reeleito para seu segundo mandato nas eleições de 2022 com 21.243 votos, o deputado estadual Júlio Pina, agora filiado ao Solidariedade, foi o mais bem votado em Niquelândia onde recebeu 2.503 votos dada sua presença e atuações constantes para com as necessidades do município do Norte.

“Sei que fizemos muito, que avançamos bastante em diversas áreas mas a eleição de 2022 já passou e agora precisamos pensar em Niquelândia para os próximos quatro anos”, afirmou Júlio Pina.

Denes Pereira (no microfone) é o presidente estadual do Solidariedade: ele esteve em Niquelândia juntamente com Júlio Pina [à dir.] à apresentação da nova formação do partido na cidade [Foto: Excelência Notícias]

Na reunião política, o parlamentar agradeceu a todos os niquelandenses que acreditaram no seu trabalho político para com o município; e tratou de desmentir qualquer intenção de disputar o cargo de prefeito da cidade nas próximas eleições, como já foi mencionado em grupos locais de WhatsApp.

Na sequência, Júlio Pina reafirmou o desejo de continuar o compromisso com o grupo que o apoia seguindo na representação do município na Assembleia Legislativa de Goiás; e defendeu que o grupo político que o apoia na cidade busque se organizar para o pleito municipal de 2024, classificando Ozeas Boiadeiro como a ‘grande revelação’ da política de Niquelândia.

Os ex-vereadores Eduardo Salgado e Ney Rosa também prestigiaram a reunião política do Solidariedade em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
“Agora é a hora de unirmos forças como foi o caso do Solidariedade com o PROS e o PRTB – esquecendo um pouco as questões partidárias locais – para que Niquelândia possa avançar e sair do esquecimento. Daí a importância de termos um prefeito realmente ‘sintonizado’ com a cidade e com toda a região. Basta que tenhamos sabedoria para conduzir o processo eleitoral para fazermos, juntos, o próximo prefeito de Niquelândia que, com toda certeza, está aqui entre nós”, afirmou o deputado estadual por ocasião da apresentação da nova composição do Solidariedade no município.

Lideranças políticas de Niquelândia simbolizam, com os braços dados, união em torno da formatação de um projeto político oposicionista ao grupo do atual prefeito da cidade, objetivando as eleições municipais de 2024 [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo