Niquelândia

ENTREVISTA – CIDA GOMES: Demitida na manhã de hoje, ex-titular da Saúde admite ingerência sobre seu trabalho à frente da pasta em Niquelândia

Maria Aparecida Gomes Machado recebeu a notícia de sua exoneração por meio de uma ligação telefônica: após quatro anos, Cida Gomes deixa cargo magoada por não ter sido chamada para conversar pessoalmente com o prefeito Fernando Carneiro e seus assessores próximos

Maria Aparecida Gomes Machado não é mais secretária de Saúde de Niquelândia. Cida Gomes, como é mais conhecida, foi informada de sua exoneração na manhã desta segunda-feira/22 em contato telefônico feito pela secretária de Governo, Nubiana de Fátima Nolasco. Nubiana e a Superintendência Municipal de Comunicação confirmaram a demissão, mas não expuseram os motivos da saída da então titular da pasta da Saúde. Um decreto nesse sentido ainda seria assinado na tarde de hoje pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD). Porém, o que se sabe até o momento é que a ex-secretária estaria, supostamente,  sofrendo ingerência direta nos rumos de sua pasta por um integrante do grupo político do atual chefe do Executivo, que possui grande poder na articulação de decisões de que, em tese, deveriam ser do prefeito da cidade do Norte. Cida Gomes conversou com o Portal Excelência Notícias por telefone, por volta das 11h30, sobre sua demissão. Acompanhe o que ela disse, a seguir:

Portal Excelência NotíciasRecebemos, agora há pouco, a informação da exoneração da senhora do cargo de secretária de Saúde de Niquelândia. Isso procede?

Maria Aparecida Gomes Machado – Sim. Recebi essa notícia via telefone que eu não faria mais parte do quadro de funcionários da administração municipal, nem mais como secretária de Saúde de Niquelândia.

Excelência NotíciasA senhora não é funcionária de carreira do município, mas já estava à frente da Secretaria Municipal de Saúde há quatro anos. Dada sua experiência no cargo, o que pode ter ocorrido nessa decisão do Poder Executivo?

Cida Gomes – Sim, eu sempre fui nomeada. Fui secretária de Saúde em 2016 [último ano da gestão do então prefeito Luiz Teixeira]. Em 2017, com a troca de administração quando o Valdeto [Ferreira Rodrigues] assumiu a Prefeitura de Niquelândia, fui chamada em fevereiro daquele mesmo ano para auxiliar o então secretário de Saúde, João Dias [Guerreiro]. Quando o Doutor Fernando entrou [assumiu a prefeitura, via eleição suplementar, em junho de 2018] eu trabalhava na área de Compras da Prefeitura de Niquelândia e assumi a Saúde em 2019, onde eu estava até ontem, porque hoje fui exonerada do cargo, muito embora a decisão [decreto municipal] ainda não tenha sido publicado.

Excelência NotíciasHouve problemas de relacionamento entre a senhora e o grupo político do atual prefeito, algum tipo de desgaste interno na gestão da Secretaria Municipal de Saúde? O que a senhora pode nos dizer a respeito disso?

Cida Gomes – Olha, sei de uma pesquisa que foi feita – parece que por vários deputados – onde se dizia que a Saúde tinha 96% de aprovação da população de Niquelândia. Creio que eu não fiz esse papel sozinha. Isso foi resultado de um trabalho feito por toda a equipe da Saúde, os quais eu só posso mesmo elogiar. Todos abraçaram a causa, fazendo um bom trabalho. Porém, infelizmente, hoje me chamaram para eu ser exonerada. Não me falaram nada. Não tivemos conversa nenhuma. O prefeito [Fernando Carneiro] não me ligou. Simplesmente recebi a ligação da secretária de Governo [Nubiana Nolasco] falando para mim que eu não fazia mais parte do quadro de funcionários da prefeitura.

Excelência NotíciasEssa situação da demissão da senhora, confirmada agora, já havia sido cogitada anteriormente pela administração municipal?

Cida Gomes – Se isso ocorria, nunca chegava ao meu conhecimento. Não me passavam nada sobre isso [a possiblidade de exoneração]. Eu somente fazia o meu trabalho, procurando sempre fazer o melhor. Agora, se houve essa reunião deles [do grupo político do prefeito de Niquelândia] cogitando me exonerar, isso nunca era dito para mim. Mas eu estou tranquila, fiz o que eu pude, dentro do meu alcance, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo nosso município. Durante a pandemia, por exemplo, não foi fácil administrar a Saúde mas conseguimos equipamentos novos, mobiliários novos. Estou deixando a pasta da Saúde de cabeça erguida. Acho que, em tudo nessa vida, há sempre a vontade de Deus.

Excelência NotíciasVou insistir na pergunta, novamente: o que sempre se comentava, nos bastidores da política niquelandense, é que a senhora sofria grande ingerência sobre seu trabalho como secretária de Saúde. Nesse seu período na pasta, alguém próximo do prefeito Fernando Carneiro tomou alguma decisão sobre os rumos da Secretaria de Saúde, que desagradasse a senhora, como então titular do cargo?

Cida Gomes – De janeiro para cá, sempre trabalhamos juntos quando o Heider [Braz de Lima, fisioterapeuta] foi colocado para trabalhar comigo na coordenação da Saúde. Mas, então, eu comecei a perceber algumas coisas que não dariam certo. Só isso. Não sei dizer, ao certo, se isso foi o real motivo da minha exoneração.

Excelência NotíciasOficialmente, de acordo com o Decreto 02/2021, assinado pelo prefeito Fernando Carneiro em 1º de janeiro de 2021, o fisioterapeuta mencionado pela senhora ocupa o cargo de Superintendente Executivo do Gabinete do Prefeito de Niquelândia, desde então. Havia, então, uma certa incompatibilidade de posturas profissionais entre a senhora e o superintendente em questão, que estaria atuando como coordenador na Saúde?

Cida Gomes – Sim. Porque, como se diz, dois mandando não funciona. Mas eu e ele [Heider] sempre trabalhamos em parceria e, de um modo geral, as coisas estavam dando super certo. Agora, estou muito chateada com essa informação de que fui mandada embora. É um abuso, pois tinham [o grupo político] que ter sentado para conversar comigo, ao menos por uma questão de respeito. Recebi simplesmente uma ligação da secretária de Governo. Ninguém me chamou, nem da coordenação política, nem da parte do prefeito e nem da primeira-dama [Juliana Campos] para conversar. Até o momento, não.

Excelência NotíciasSendo ainda mais específico na pergunta, esse suposto coordenador da área da Saúde estava dando ordens à senhora, sobre assuntos que seriam da sua competência decidir, enquanto era titular da pasta da Saúde?

Cida Gomes – Sim.

Excelência Notícias De que forma? Poderia nos contar?

Cida Gomes – Assim, são tantas coisas. Existiram momentos difíceis em que a gente conversava, discutia e resolvia os problemas. Às vezes, existiam opiniões que eu não aceitava, dizendo que determinada coisa não daria certo e que teria que ser feito de outra forma. Quando você ocupa uma pasta na administração pública, você tem que ter experiência e visão do funcionamento do SUS [Sistema Único de Saúde]. Aí, essa pessoa queria dar ordens sem conhecer direito o SUS. Às vezes, de fato, havia essa ‘interferênciazinha’. Mas a gente se acertava. Porém, como eu já lhe disse nessa nossa conversa, estou saindo sim bastante chateada por não me procurarem para dizer ‘olha você trabalhou com a gente, mas agora não dá mais e vamos colocar outra pessoa’. Tudo seria melhor conversado, não é mesmo? Da forma que entramos… Não me chamaram para assumir a secretaria? Então, era para ter me chamado agora pessoalmente também, para agradecer pelo o que o gente fez e dizer que a partir de hoje eu não serviria mais para o cargo. É só isso que mesmo que tenho a dizer.

“Sempre trabalhamos juntos, em parceria. Porém, com duas pessoas mandando ao mesmo tempo, a coisa não funciona”, explicou a ex-secretária de Saúde Cida Gomes, sem entrar em muitos detalhes sobre sua demissão [Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo