Niquelândia

Evaldo Rincon, Júlio Pina e Ricardo Pacanaro recebem títulos de Cidadão Niquelandense da Câmara Municipal em sessão solene

Deputado estadual em primeiro mandato, Pina foi agraciado com o titulo de cidadania niquelandense pelo amplo trabalho desempenhado em favor do município com sua atuação na Assembleia Legislativa de Goiás junto ao Governo do Estado: Pacanaro e Evaldo também foram agraciados com a honraria

A Câmara Municipal de Niquelândia homenageou, na última semana, três figuras públicas com o título de Cidadão Niquelandense. A iniciativa foi do vereador Anderson Ribeiro da Silva (União Brasil), que apresentou projetos de lei nesse sentido, aprovados pelos demais parlamentares locais.

Como se sabe, tais honrarias são um reconhecimento público do Poder Legislativo às pessoas que, em suas respectivas áreas de atuação profissional, contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento da cidade do Norte do Estado.

JÚLIO PINA – O deputado estadual Júlio Pina Neto (PRTB), eleito com pouco mais de 13.148 votos em 2018, foi agraciado com o titulo de cidadania niquelandense pelo amplo trabalho desempenhado em favor do município com sua atuação na Assembleia Legislativa de Goiás.

Nesse seu primeiro mandato, Pina conseguiu mais de R$ 2,5 milhão em recursos do Estado junto ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para diversas áreas, fruto de emendas impositivas ao Orçamento do Estado.

“Quero aproveitar esse momento para falar da minha satisfação de ter a oportunidade de receber, aqui nessa casa de leis, para mim o título que é a mais alta honraria da cidade, de cidadão niquelandense. Podem ter certeza que saio daqui hoje com uma responsabilidade ainda maior com esse município. Acredito muito em Niquelândia – onde estou presente de forma constante desde 2017 – uma cidade que está se tornando uma grande potência do agronegócio”, discursou o deputado estadual na sessão solene do Poder Legislativo.

Nascido em Alto Parnaíba/MA – cidade de 11 mil habitantes que dista 1.047 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão – Júlio Pina tem 41 anos.

Casado e pai de três filhos, atuou como empresário do ramo farmacêutico em Senador Canedo, onde fixou moradia.

Na cidade da região metropolitana de Goiânia, Júlio Pina foi conselheiro tutelar durante três anos, tendo atuado em prol das crianças e adolescentes canedenses.

Entre 2017 e meados de 2018, Júlio Pina foi secretário de Saúde da Prefeitura de Senador Canedo.

Filiado ao PRTB há mais de 10 anos, preside o diretório municipal do partido em Canedo; e ocupa também a vice-presidência da legenda em Goiás.

Júlio já possuía propriedade rural entre Niquelândia e Colinas do Sul, cidades que frequentava em seus períodos de lazer muito antes de ser deputado estadual e de se tornar figura pública na cidade, onde conquistou quase 600 votos há 4 anos.

DEPUTADO-CIDADÃO –  “O Júlio enviou vários recursos do Tesouro Estadual, na forma de emendas, nos anos de 2019, 2021 e 2021 – e também fez outras solicitações em 2022, que ainda serão entregues – para diversas instituições e setores do nosso município”, explicou o vereador Anderson Ribeiro [Foto: Excelência Notícias]
RICARDO PACANARO – À frente da Coordenação Regional de Educação (CRE) com sede em Uruaçu desde 2019 o professor Ricardo Franco Pacanaro, de 46 anos, também recebeu o título de Cidadão Niquelandense na noite da quinta-feira/21.

Natural de Hortolândia/SP, Pacanaro foi professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas da Faculdade Serra da Mesa (Fasem) em Uruaçu e, dentre outras funções, é o atual vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Uruaçu.

No município às margens da BR-153, o atual titular da CRE foi também diretor-geral do Detran local e da Câmara Municipal de Uruaçu.

Atualmente, sob a tutela de Pacanaro, estão 39 escolas de 9 cidades do Norte do Estado (sendo Niquelândia uma dessas localidades) que reúnem 29 diretores; 1.200 servidores da Secretaria Estadual de Educação; e um gigantesco contingente de 11.000 alunos.

Ricardo Pacanaro, atual titular da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Uruaçu, também foi agraciado com o título de Cidadão Niquelandense [Foto: Excelência Notícias]

EVALDO RINCON – Nascido em Itapaci, o engenheiro agrônomo Evaldo Rincon, hoje com 58 anos, mora em Niquelândia desde o final de 1987 e, por sua larga atuação em favor dos interesses da comunidade local, também foi agraciado com o título de Cidadão Niquelandense.

No município do Norte, sua primeira ocupação como engenheiro foi mediante concurso público que prestou para a vaga ofertada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Após seis meses, Evaldo demitiu-se da Emater e foi trabalhar na iniciativa privada por 2 anos prestando serviços de assessoramento técnico para produtores rurais.

Depois, abriu sua própria empresa na mesma área, que foi devidamente credenciada pelo Banco do Brasil à época – existindo até os dias atuais.

Um dos pioneiros no cultivo de soja em Niquelândia no início da década de 1990 – sua principal atividade econômica até hoje – Evaldo Rincon foi secretário municipal de Agricultura entre 1993 e 1994, na primeira gestão do então prefeito Valdeto Ferreira.

Entre 1997 e 2004, Evaldo foi vereador por dois mandatos consecutivos em Niquelândia. Na reeleição, em 2000, foi o candidato mais votado à Câmara Municipal.

A popularidade conquistada credenciou o engenheiro agrônomo para ser candidato a prefeito da cidade em três oportunidades seguidas nos anos de 2004, 2008 e 2012 sem ter sido eleito, no entanto.

Além do plantio de lavoura de soja, Evaldo Rincon hoje atua na área de transporte de minério para a Anglo American em Barro Alto, com caminhões próprios de sua empresa nesse ramo de atividade. Dessa forma, pelos 35 anos dedicados aos moradores da cidade, Evaldo Rincon fez jus ao título de Cidadão Niquelandense.

Evaldo Rincon, que é engenheiro agrônomo, mora há 35 anos em Niquelândia e recebeu o título de cidadania pela Câmara Municipal: ele já teve dois mandatos de vereador e disputou o cargo de prefeito em outras três oportunidades,[Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo