Niquelândia

Líder evangélico assume presidência da Câmara Municipal de Niquelândia propondo moralidade administrativa

Diego Bonifácio de Carvalho, de 37 anos, é pastor da Igreja Assembleia de Deus e chegou ao primeiro mandato de vereador nas eleições de novembro: após a posse no cargo, ele vai encarar a missão de comandar o Legislativo até o final de 2022

Empossado para cumprir seu primeiro mandato como vereador na manhã da sexta-feira (1º), o pastor evangélico Diego Bonifácio de Carvalho (DC), de 37 anos, é o novo presidente da Câmara Municipal de Niquelândia.

Dessa feita, o novato vereador terá a primazia de comandar o Poder Legislativo pelos próximos dois anos, no biênio 2021-2022. A primeira sessão ordinária será no próximo dia 1º de fevereiro, às 19 horas.

O nome de Diego de Carvalho – cabeça da chapa vencedora à Mesa Diretora com 8 votos – foi oficialmente anunciado no final da tarde do mesmo dia em sessão especial presidida pelo vereador mais votado em outubro, Neira Matos (Republicanos).

TUDO NOS CONFORMES – Diego de Carvalho assina a ata da sessão da Câmara Municipal que o conduziu ao cargo de presidente da casa de leis, observado por Rodrigo, João Paulo, Diorge e Jonas, sentado [Foto: Excelência Notícias]
Empresário da área de extintores de incêndio, o vereador Anderson Ribeiro da Silva (DEM) quis botar fogo na disputa articulada pelos vereadores da base de apoio do prefeito Fernando Carneiro (PSD) e lançou candidatura independente, conseguindo apenas 5 votos à sua pretensão.

HISTÓRICO – Liderança religiosa da Igreja Assembleia de Deus/Congregação Monte Gerezim no Setor Trevo, Diego nunca havia disputado um cargo público na cidade do Norte do Estado, onde nasceu.

Em 2016, colocou-se como pré-candidato ao Legislativo mas abriu mão da pretensão política na ocasião, vislumbrando fazer um trabalho mais consistente nos últimos quatro anos que o colocasse com chances reais de vitória na disputa.

Nas eleições municipais de 2020 – pelo partido Democracia Cristã – que apoiou o ex-candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro (PRTB) – Diego de Carvalho concorreu ao cargo de vereador e alcançou 299 votos, sendo eleito para a 12ª das 13 vagas disponíveis na Câmara Municipal em Niquelândia.

A MESA DIRETORA – Em pé, aparecem Diego [presidente]; Aguinaldo [primeiro-secretário], Rodrigo [segundo-secretário], João Paulo [primeiro-suplente], Diorge [segundo-suplente], e Jonas Barbosa [vice-presidente, sentado], que conduzia a sessão junto com Neira Matos [Foto: Excelência Notícias]

Seu partido, o DC, é presidido na cidade pelo ex-vereador, ex-presidente do Legislativo e ex-candidato a prefeito na eleição suplementar de 2018, Weder Dias Chimango de Oliveira, o Denguinho Chimango.

A PRIMEIRA ENTREVISTA – Dono de uma seriedade equivalente a seu porte físico [Diego tem a maior estatura entre os 13 vereadores recém-empossados na cidade], o novo presidente da Câmara Municipal de Niquelândia concedeu rápida entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias, transmitida ao vivo pela Rádio 104,7 FM após o encerramento da sessão.

Na oportunidade, pastor Diego destacou que sua eleição para vereador foi uma caminhada difícil não apenas para ele mas que, como fruto de muita perseverança e Fé em Deus, nunca deixou de acreditar na vitória nas urnas no dia 15 de novembro.

Ele agradeceu a todos os seus amigos – católicos e evangélicos, de todas as denominações – que lhe deram seu voto de confiança para seu intento eleitoral.

A OPOSIÇÃO – Anderson Spíndola [à esq.] lançou candidatura independente à presidência da Câmara: político do DEM teve o apoio de Josimar, de professora Lia, de Erlandsson e de um quarto vereador, que não aparece na imagem [Foto: Excelência Notícias]

De acordo com Diego de Carvalho, ele começou a nutrir pretensão de eleger-se presidente da Câmara Municipal alguns dias depois da vitória nas urnas, quando iniciou uma série de diálogos e conversações com os demais vereadores que tomaram posse na última sexta-feira.

O PODER DE DEUS – “Eu não imaginava que isso [comandar a Mesa Diretora] poderia realmente acontecer, mas nós tínhamos um propósito para essa cidade. Vejo que tudo ocorreu pelo poder de Deus; e que nós chegamos [ao cargo de presidente] com o voto de oito amigos. Mas os outros cinco, que não votaram em mim, também são nossos amigos. A política é assim mesmo, mas vamos somar [esforços] com todos e lutar por dias melhores para Niquelândia”, afirmou Diego de Carvalho, na entrevista conjunta aos dois meios de comunicação.

PERFIL MORALIZADOR – Nos últimos oito anos, como se sabe, a Câmara Municipal de Niquelândia foi presidida por um único vereador: Léo Ferreira (PSDB), que não disputou reeleição para novo mandato em outubro.

Sem entrar no mérito do trabalho desenvolvido por seu antecessor no comando da casa de leis, Diego de Carvalho disse que pretende trabalhar fortemente na moralização administrativa do Poder Legislativo da cidade do Norte, juntamente como os demais colegas-vereadores.

Deyvi Charlle [à esq] votou pela eleição de Anderson Spíndola, mas os vereadores João Pedro, João Paulo e Neira Matos escolheram Diego de Carvalho para o cargo de presidente da Câmara Municipal [Foto: Excelência Notícias]
A RELAÇÃO COM O EXECUTIVO – “Nós vamos, nos próximos dias, estar conversando [com o prefeito Fernando Carneiro] para trabalharmos juntos naquilo que é certo, que é correto. Acredito que todos foram eleitos justamente para isso, para fazer o certo. Pretendo formar alianças com cada um dos vereadores, bem como com o prefeito e com o vice-prefeito, pelo crescimento da nossa cidade, com muita paz e muita tranquilidade. O que nós pudermos fazer pelo povo de Niquelândia, da cidade e da zona rural, nós iremos fazer com muita honestidade e muita sinceridade”, afirmou Diego na entrevista ao Excelência Notícias e à Rádio 104,7 FM.

COMO FICOU A COMPOSIÇÃO DA MESA – Além do pastor Diego à frente da casa de leis, os trabalhos legislativos em Niquelândia estarão sob o comando dos vereadores Jonas Batista Barbosa [do Republicanos, reeleito em novembro, que será vice-presidente da Câmara]; Agnaldo Soares Dantas [do PSD, eleito em novembro, que será primeiro-secretário];  Rodrigo Pereira Gomes [do PSD, o popular Rodrigo Pernambuco, eleito em novembro, que será segundo-secretário]; Diorge Moreira de Paiva [do DEM, eleito em novembro, que será primeiro-suplente do Legislativo]; e João Paulo de Paiva Euzébio (do PROS, eleito em novembro, que será segundo-suplente).

O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ” – Pastor evangélico, o vereador Diego de Carvalho, fez a leitura do Salmo 23 antes de seu primeiro pronunciamento como novo presidente da Câmara Municipal de Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Palavras-chave

Veja também

Botão Voltar ao topo
Fechar