Goiânia/Niquelândia

Corpo de Bombeiros de Niquelândia recebe novo comandante pela segunda vez em apenas três meses: Romaria do Muquém e Lago Serra da Mesa terão ações preventivas

Capitão Wender Araújo chegou à cidade do Norte do Estado na última segunda-feira/11 com planos de estreitar as relações da corporação com a comunidade: oficial com 12 anos de carreira substituiu o também capitão Sancler Ramos, designado para assumir novas funções em Goiânia

A 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) de Niquelândia tem um novo comandante: trata-se do capitão Wender Araújo, designado na última quarta-feira/6 para assumir a corporação na cidade do Norte do Estado por decisão do atual comandante-geral do CBMGO,  coronel Washington Luiz Vaz Júnior.

É a primeira vez que o oficial agora em Niquelândia se torna comandante de um quartel dos Bombeiros, dada sua promoção à patente de capitão ocorrida no último dia 2 de julho.

O novo comandante chegou à cidade na manhã de ontem para suceder, na função, o também capitão Sancler Ramos, que estava à frente da 6ª CIBM desde abril em Niquelândia.

Sancler deixou a cidade para assumir o cargo de subcomandante do Batalhão de Salvamento e Emergência (BSE), em Goiânia.

Na tarde desta terça-feira/12, capitão Wender recebeu o Portal Excelência Notícias em seu gabinete no quartel dos Bombeiros para sua primeira entrevista a um meio de comunicação de Niquelândia.

Na oportunidade, o oficial – de 40 anos, casado e pai de uma menina de três anos – detalhou seus 12 anos de carreira no Corpo de Bombeiros e os planos para desempenhar a missão que lhe foi conferida pelo comando-geral, que abrange também o município de Colinas do Sul.

Ele entende a necessidade de se criar uma base forte e sólida no relacionamento com seus novos subordinados para que as ações da 6ª CIBM possam fluir a contento, de tal modo que os 20 bombeiros locais sejam parceiros para construir pontes – e não barreiras – no relacionamento com a população de Niquelândia, em serviço ou fora dele.

ATENDIMENTO SERÁ MELHORADO – “Cheguei em Niquelândia com uma expectativa muito boa para desenvolver nosso trabalho junto à sociedade, sempre com o principal objetivo de garantir segurança para a comunidade. Queremos prestar um serviço de excelência; com vários projetos para melhorar as condições de trabalho dos nossos militares aqui na cidade. Uma vez ocorrendo isso, o atendimento à população nas ruas também será melhorado”, comentou o novo comandante dos Bombeiros na cidade.

LAGO SERRA DA MESA – Além de zelar pelo trabalho do Corpo de Bombeiros numa cidade com a vasta extensão territorial de Niquelândia – a maior entre os 246 municípios goianos – uma das grandes atribuições do oficial é o Lago Serra da Mesa, que registra seguidos casos de morte por afogamento nos últimos anos.

“O Lago, de fato, é um gargalo que nos causa preocupação por tratar-se de uma região que concentra também muito turismo. Mas felizmente, aqui no nosso quartel em Niquelândia, temos bombeiros-mergulhadores e militares especializados em salvamento aquático. Estou buscando conhecimento sobre todas as áreas que irei atuar, enquanto comandante, junto de uma equipe empenhada nesse sentido”, detalhou o capitão.

RELACIONAMENTO INSTITUICIONAL – Wender Araújo também destacou a necessidade de reafirmar e reforçar as parcerias entre o comando do Corpo de Bombeiros local com as outras forças da Segurança Pública, caso das polícias Civil e Militar; bem como com as autoridades constituídas dos poderes Executivo e Legislativo; e demais entidades representativas de segmentos da sociedade.

“Temos que andar de mãos dadas. Não podemos achar que iremos resolver todos os problemas sozinhos. Vamos sim precisar da comunidade; dos organismos da Segurança; e de todos os envolvidos com o cotidiano da cidade, para que possamos prestar o melhor serviço possível para a população de Niquelândia”, detalhou o oficial.

ATUAL SEDE DA 6ª CIBM – O novo comandante também se mostrou positivamente surpreso com a estrutura do prédio que hoje abriga a sede da 6ª CIBM no Jardim Aurora, erguida no período em que o agora tenente-coronel André Luiz de Jesus Aquino comandou os bombeiros em Niquelândia.

“São instalações novas e impecáveis. Percebi que os militares daqui são pessoas muito responsáveis; e que contribuem bastante para a manutenção desse nosso quartel. Recebi essa unidade do capitão Sancler – um militar muito qualificado a quem dou meus parabéns – e vamos nos esforçar para manter esse prédio funcionando à altura que a nossa instituição merece, dando prosseguimento a seu trabalho; e também para desenvolver novos projetos aqui em Niquelândia”, afirmou o capitão Wender Araújo.

André Luiz, que era major, foi recentemente promovido na hierarquia da corporação depois que uma sindicância do Corpo de Bombeiros na capital deliberou que ele agiu em legítima defesa quando deu tiros em meio de uma multidão na Avenida Brasil, no final de março, durante uma briga na porta de uma distribuidora de bebidas.

Ele acabou sendo afastado do cargo, após 11 anos de atuação na cidade, sendo provisoriamente substituído em acúmulo de função pelo então comandante do Corpo de Bombeiros de Uruaçu, Ary Dutra; e pelo capitão Sancler Ramos, como já mencionado.

IMPONENTE – Moderna sede do Corpo de Bombeiros de Niquelândia está localizada no Jardim Aurora: novo comandante mostrou-se surpreso com a estrutura que encontrou na cidade do Norte [Foto: Excelência Notícias]
ROMARIA DO MUQUÉM – Com sua chegada à cidade faltando menos de um mês para o início da Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém – prevista para ocorrer entre os dias 5 e 15 de agosto de forma presencial, após dois anos de interrupção por causa da pandemia – o novo comandante da 6ª CIBM foi até o Santuário do Muquém pela primeira vez, após a entrevista ao Excelência Notícias.

Seria o primeiro contato do capitão Wender Araújo com a área da Diocese de Uruaçu que deverá receber cerca de 500 mil pessoas em dez dias de romaria, no povoado distante 45 quilômetros da área urbana de Niquelândia.

A finalidade da inspeção, é claro, foi dar início ao planejamento as ações preventivas do Corpo de Bombeiros por ocasião da segunda maior festa religiosa do Estado de Goiás, superada apenas em público apenas pela Festa do Divino Pai Eterno, de Trindade.

“Minha chegada a Niquelândia também se deu diante dessa grande missão, que é a Romaria do Muquém. Embora seja uma festa de apenas 11 dias [o santuário é completamente desocupado em 16 de agosto] iniciamos essa fase de planejamento para tomarmos par da estrutura que terá de ser montada com os alojamentos; posto de comando; atendimento à população; e definição das atividades e ações de SCIP [Segurança Contra Incêndio e Pânico] que faremos no recinto dessa tradicional festividade religiosa aqui em Niquelândia, com a finalidade de garantir a tranquilidade de todos os romeiros que lá estiverem”, explicou o capitão.

CARREIRA MILITAR – O novo comandante do Corpo de Bombeiros em Niquelândia possui uma carreira irretocável no âmbito do CBM-GO, iniciada mediante concurso público em 2010 como soldado em Caldas Novas, no Sul do Estado.

Depois, na mesma função, Wender Araújo atuou no 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM) em Goiânia de 2011 até agosto de 2013, quando ingressou no Curso de Formação de Oficiais [que durou 2 anos, até agosto de 2015] se tornando aspirante a oficial [uma espécie de estágio, antes de possíveis promoções].

Como aspirante oficial, foi novamente incorporado ao 2º BBM em Goiânia. Em março de 2016, ainda como aspirante, o militar trabalhou em São Luís de Montes Belos, no Oeste Goiano.

Ainda em julho de 2016, Wender Araújo foi promovido ao cargo de segundo-tenente do Corpo de Bombeiros, permanecendo na cidade do Oeste Goiano até novembro daquele ano.

Na mesma função, atuou também em Palmeiras de Goiás até setembro de 2017; e em Senador Canedo, até abril de 2019, quando foi trabalhar no Batalhão de Salvamento e Emergência (BSE), em Goiânia. Em julho de 2019, foi promovido a primeiro-tenente do CBM-GO permanecendo no BSE da capital.

Com a sua promoção à patente de capitão em julho de 2022, ganhou o direito de assumir o comando de uma CIBM no interior do Estado, tendo assim sendo designado para estar à frente, agora, da 6ª CIBM em Niquelândia.

Capitão Wender Araújo, novo comandante dos Bombeiros em Niquelândia, já trabalhou em diversas cidades do Estado: trabalho inicia-se com preparação da corporação para a Romaria do Muquém, mês que vem [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo