Goiânia/Niquelândia

ENTREVISTA – BIA DE LIMA – “A Educação não pode mais ajudar a eleger as bancadas da bala, da Bíblia e do boi”, afirma candidata a deputada estadual do PT em Niquelândia

Presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Goiás (Sintego) reuniu-se na cidade do Norte com lideranças locais do Partido dos Trabalhadores (PT) na manhã da última segunda-feira/5: Bia de Lima disputa vaga na Assembleia Legislativa pela 3ª vez

Candidata a deputada estadual pelo PT, a presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima esteve em Niquelândia na manhã da última segunda-feira/5. Na oportunidade, ela reuniu-se com lideranças locais no comitê eleitoral da legenda, na região central da cidade do Norte do Estado. Ela foi recepcionada pela presidente da Regional Uruaçu-Niquelândia do Sintego, Maria Silvestre da Silva; pela tesoureira da entidade, Luciana Ferreira de Sousa; pelo presidente do diretório municipal do PT, Francisco de Assis; e pelos ex-vereadores Eduardo Salgado e Itamar Teixeira, ambos do PT. Depois da discussões internas com o PT da cidade, Bia de Lima concedeu rápida entrevista exclusiva ao Excelência Notícias, onde falou das chances e motivações de sua terceira candidatura à Assembleia Legislativa. Ela também fez ampla defesa dos candidatos do PT para o Governo de Goiás, Wolmir Amado; e à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva. Confira, a seguir, a íntegra da entrevista com Bia de Lima:

Portal Excelência NotíciasEssa é a terceira candidatura da senhora para o cargo de deputada estadual pelo PT em Goiás. Quais são os principais motes de sua postulação política, como educadora e como sindicalista?

Bia de Lima – É muito importante compreender que a Educação percebeu a necessidade de ter uma bancada na Assembleia Legislativa. Não dá mais para a Educação continuar ajudando a eleger a ‘bancada da bala’, a ‘bancada da Bíblia’ e a ‘bancada do boi’. Chegou a hora da Educação ser ouvida. O momento é agora. Por isso que fui convencida a sair candidata novamente, pois eu não tinha mais esse interesse. Mas os profissionais da Educação chamaram-me a atenção, dizendo que isso era necessário. Então, estou saindo novamente candidata agora – não para simplesmente ajudar a eleição da deputada Neide Aparecida, como eu fiz em 2002, o que foi muito importante uma vez que, através dela, garantimos a implantação de uma das leis mais importantes para os diretores de escolas, dando melhores oportunidades para se aposentarem. Depois, em 2010 – quando mudei de Jataí para Goiânia – fui candidata na esperança de que pudéssemos ter voz na Assembleia Legislativa. Mas, neste momento, eu ainda não era tão conhecida e nem todo o Estado de Goiás sabia do nosso trabalho, da nossa dedicação. Hoje, passado esses 12 anos, a Educação precisa da voz de quem tem coragem, clareza política e compromisso de verdade. É nessa linha que eu atuo. Com essa clareza é que retornei a Niquelândia mais uma vez para conversar com todos companheiros e companheiras da Educação e da classe trabalhadora em geral.

Bia de Lima, candidata a deputada estadual, conversou com o Portal Excelência Notícias em Niquelândia [Foto: Divulgação]
Excelência NotíciasPorém, apesar da experiência da senhora e da contundência de seus posicionamentos – que fazem de sua candidatura uma das mais fortes do PT esse ano – a legenda que a senhora integra também possui nomes bastante expressivos disputando uma cadeira na Assembleia. Um bom exemplo disso é o vereador de Goiânia Mauro Rubem, que também é ligado à Educação e já foi deputado estadual. Diante dessa disputa interna, como se sobressair no processo eleitoral deste ano?

Bia de Lima – É algo difícil, realmente. Mas, ao mesmo tempo, nossa chapa é muito boa – pois fazia muito tempo que nossa chapa não lançava candidatos tão qualificados – o que nos dá a esperança de elegermos pelo menos quatro deputados estaduais e dois ou três deputados federais. A minha esperança é estar entre os primeiros colocados no Estado de Goiás com um trabalho intenso que estamos fazendo. Diferentemente de outras candidaturas que são regionais, minha candidatura abarca o Estado todo. Nos 246 municípios de Goiás nós teremos votos porque em todas as cidades tem professores, tem pessoal do administrativo, tem funcionários aposentados da Educação e companheiros e companheiras que nos acompanham há muito tempo e sabem nossa trajetória e nossa dedicação.

Excelência NotíciasNo âmbito das candidaturas para governador do Estado, o PT apresentou o nome do professor Wolmir Amado, que foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) por quase duas décadas, até o ano passado. Todavia, ele apresenta desempenho inexpressivo nas pesquisas de intenção de voto, sempre na casa de 1%. Por que o PT não conseguiu apresentar um nome mais forte para o governo este ano?

Bia de Lima – Nós buscamos o melhor candidato, do ponto de vista da qualificação para o cargo. Mas, de fato, o grande problema do professor Wolmir – uma pessoa que tem grande experiência em administração – é não ser conhecido da grande maioria do público goiano. Mas a gente acredita que, com a [propaganda eleitoral] na televisão; com as redes sociais; e com o apoio do (ex) presidente Lula; nós teremos chances de fazer com que ele cresça e possa surpreender daqui mais 10 ou 15 dias. Ele já surpreendeu saindo de 1% e passando para 6,5% nas pesquisas [Bia de Lima, no entanto, não informou qual levantamento apontou esse dado estatístico], de tal forma que eu acredito que ainda mais pessoas possam optar em votar no professor Wolmir.

Bia de Lima, candidata a deputada estadual, durante entrevista ao Portal Excelência Notícias em Niquelândia [Foto: Divulgação]
Excelência NotíciasAproveitando sua menção ao candidato a presidente Luís Inácio Lula da Silva, depois da série de entrevistas realizadas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo; e do debate entre os presidenciáveis na TV Bandeirantes, o que se viu foi o crescimento nas pesquisas dos candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet, sem grandes alterações nos percentuais de Lula e do presidente Jair Bolsonaro, praticamente descartando uma eventual vitória do ex-presidente no 1º turno. Como a senhora analisa esse cenário da eleição nacional?

Bia de Lima – Eu avalio que, mais do que nunca, tem ficado claro para toda a população que nosso caminho é como o presidente Lula. Todas as pessoas que esperam por mais respeito na política; menos ódio; mais amor; e mais esperança; esperam pela eleição do presidente Lula. E, mesmo que outras pessoas (Ciro e Tebet) estejam aparecendo no cenário, nós estamos intensificando de tal forma a campanha com a perspectiva de ganhar sim no primeiro turno. É muito importante que isso ocorra pois representa a garantia de que haverá mais segurança e, inclusive, mais condições para não haver o destilamento de tanto ódio num eventual segundo turno, como alguns aí tem proferido através de uma política tão desrespeitosa às mulheres e ao povo sofrido e pobre deste País. E, mais do que nunca, as pessoas estão em silêncio mas não estão em dúvida. As pessoas estão decididas em caminhar com o presidente Lula para ele ajudar novamente o Brasil, mas uma vez.

Excelência NotíciasPorém, aqui em Goiás, o presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) ainda lidera as pesquisas de intenção de voto, apesar de ter pequena vantagem numérica à frente do ex-presidente Lula. Ainda dá tempo para reverter esse quadro?

Bia de Lima – Dá sim e já estamos revertendo. Temos pesquisas internas mostrando que esse jogo já está empatado. E está ‘empatado’, por assim dizer, porque as pessoas ainda estão com medo, aqui em Goiás, de falar em política e de se mostrarem como eleitores do presidente Lula. Isso porque o ‘outro lado’, como eu disse, está agressivo, dando tiro, matando. E nós não queremos isso. Então, as pessoas mais simples preferem ficar em silêncio mas na certeza de que, na frente da urna, o número do presidente Lula vai aparecer mais do que nunca. E vocês, da imprensa, irão se surpreender ao perceber o quanto que o povo goiano está ansioso pela volta do presidente Lula para que a gente possa ter moradia digna, salário digno ao povo trabalhador. Nesse governo [de Bolsonaro] os salários estão congelados e as outras coisas, como você sabe muito, estão ‘um horror’ de tão caras. As pessoas estão atentas a isso e sabem que o melhor caminho a seguir é com o presidente Lula.

Chiquinho, Bia de Lima, Maria Silvestre, Eduardo Salgado, Luciana e Itamar Teixeira, após reunião no comitê eleitoral do PT em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo