Niquelândia

Contador de 41 anos é assassinado em casa em Niquelândia: veículo foi incendiado na saída para o Muquém

Nilton de Paula Ferreira, que era muito conhecido na cidade do Norte do Estado, foi encontrado morto às 12h30 deste sábado/21: vítima estava despida abaixo da cintura e com o rosto parcialmente queimado

O contador Nilton de Paula Ferreira, de 41 anos, foi encontrado morto em sua casa por volta das 12h30 deste sábado/21 na Rua João Paulo II, no Bairro Soares, em Niquelândia.

O local foi preservado pelas polícias Civil e Militar da cidade do Norte do Estado, para os trabalhos da Polícia Técnico-Científica de Uruaçu, que estiveram em Niquelândia em busca de indícios que direcionem as investigações.

Segundo uma fonte da Polícia Civil ouvida no local dos fatos pelo Portal Excelência Notícias às 15 horas de hoje, tudo leva a crer que Nilton foi covardemente assassinado – ou vítima de um possível latrocínio, que é a prática de roubo seguido de morte – em circunstâncias ainda envoltas de total mistério.

Nilton de Paula foi encontrado morto em sua casa, com o rosto parcialmente queimado em crime violento [Foto: Reprodução/Redes Sociais]
Seu carro, um Fox branco, foi encontrado completamente queimado em área de mata no início da GO-237/Rodovia da Fé que nas proximidades de um depósito de calcário, na saída para o Povoado Muquém.

O ponto de partida para a apuração do caso se deu após o encontro do veículo, por volta das 12h30.

Nesse local, a PC recebeu a informação de que o celular de ‘Niltinho’ – como o contador era conhecido em Niquelândia – estava em poder de uma criança de 14 anos, nas proximidades da Avenida Gaudêncio Maria Fernandes, segunda etapa do Jardim Atlântico.

Fox de Nilton de Paula foi encontrado incendiado na GO-237, na saída de Niquelândia para o Muquém [Foto: Reprodução/WhatsApp]
Esse adolescente relatou, aos policiais civis, que passou por um estreito caminho num terreno nas proximidades quando ouviu o alarme de um telefone tocando, tendo recolhido o aparelho do contador em seu poder, juntamente com outras crianças.

Depois, a PC fora informada de que o corpo de Nilton de Paula havia sido encontrado na área externa da residência dele, naquele mesmo horário, por seus parentes.

A PC ainda apurou que, num primeiro momento, os familiares entraram somente nos cômodos da parte interna da casa – sem olhar o quintal – dada a notória preocupação com a notícia de que o veículo de ‘Niltinho’ havia sido achado queimado, provavelmente com a intenção de destruir impressões digitais ou outras provas que facilitassem a identificação do criminoso ou criminosos.

Nessa segunda busca, para desespero de sua legião de amigos em Niquelândia, o corpo foi efetivamente achado no quintal da casa.

Nilton fora encontrado parcialmente despido, da cintura para baixo; e estava com uma blusa, parcialmente queimada.

Na região da testa havia uma coberta, também queimada, com o uso de alguma substância inflamável.

No local, a PC visualizou várias manchas de sangue próximas do corpo e marcas de sangue pisado por algum tipo de calçado, provavelmente um chinelo. Havia uma faca também no local, mas ela não apresentava vestígios de sangue.

Sempre de acordo com essa fonte da PC, que não conhecia a vítima, somente pessoas próximas de Nilton de Paula conseguiriam identificá-lo formalmente, em função também da exposição prolongada do rosto da vítima ao sol.

No quintal da casa de ‘Niltinho’, próximo a entrada principal, a PC localizou um pequeno galão plástico, que não foi tocado até a chegada da Polícia Técnica.

A priori, o frasco não apresentava cheiro de gasolina e sim de amaciante de roupas, o que será posteriormente analisado pela perícia.

VÍTIMA FATAL SOFREU TENTATIVA DE LATROCÍNIO HÁ 7 ANOS – Em abril de 2015, quando tinha 34 anos, Nilton de Paula Ferreira foi violentamente agredido na cabeça com pedaços de madeira por três jovens na porta de outra casa onde morava, também no Bairro Soares.

Naquela ocasião, inconsciente em razão da pancada, o contador foi colocado no mesmo Fox incendiado hoje em Niquelândia e abandonado, também seminu, às margens da BR-414 próximo da Chácara da Gamboa.

Apesar de machucado, o contador recobrou os sentidos e conseguiu caminhar cerca de cinco quilômetros entre o local do fato e um posto de combustíveis na entrada de Niquelândia.

Nesse local, Nilton pediu ajuda para uma amiga e foi, pessoalmente, ao Batalhão da PM de Niquelândia antes mesmo de ser medicado e transferido para exames mais apurados na capital, por ter sofrido traumatismo craniano na ocasião.

MORTE GERA FORTE COMOÇÃO – A notícia do assassinato de Nilton de Paula neste sábado/21 provocou muita comoção em Niquelândia, em todos os grupos de WhatsApp e redes sociais da cidade.

Tão logo houve a confirmação do crime, dezenas de pessoas foram até a porta da casa do contador no Bairro Soares para obter informações sobre o caso, incrédulos com a notícia da morte de uma pessoa bastante querida em Niquelândia.

O contador era presidente da Associação Comunitária de Santa Efigênia, entidade subordinada à Irmandade de Santa Efigênia, que dividiam as responsabilidades na captação de recursos e organização da Festa e da Congada de Santa Efigênia, em Niquelândia.

Em julho do ano passado, Nilton havia dado entrevista ao Excelência Notícias sobre o cancelamento da festa por causa da Covid-19.

Ele participava ativamente do festejo histórico devidamente caracterizado com as roupas brancas em homenagem à santa – com um lenço branco na cabeça, preso com uma faixa decorada com medalhas de santos – representando a influência da cultura africana numa tradição com quase 300 anos de existência.

Nilton de Paula Ferreira, durante uma de suas participações na Congada de Santa Efigênia em Niquelândia: contador era um apaixonado pelas tradições seculares da cidade [Foto: Reprodução/Portal Excelência Notícias]

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo