Niquelândia

PM Ambiental ‘estoura’ garimpo ilegal de ouro e aplica R$ 624 mil em multas em Niquelândia

Operação na região do Povoado do Muquém apreendeu 10 máquinas pesadas, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente: entretanto, ninguém foi preso

Ação conjunta entre o Batalhão da Polícia Militar (PM) Ambiental, com sede em Goianésia; e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Niquelândia, resultou na interdição de um garimpo ilegal de ouro na direção do Povoado do Muquém, na zona rural da cidade do Norte do Estado.

De acordo com o capitão Eurípedes Dias Filho – comandante da operação que se estendeu entre a segunda-feira/24 e a quarta-feira/26 – foram localizados e apreendidos 10 maquinários pesados, que eram utilizados nas escavações na área de 20 hectares que estava sendo irregularmente explorada.

Maquinários pesados, como é o caso dessa retroescavadeira, foram apreendidos durante a operação [Foto: Divulgação/BPM Ambiental]
Apurou-se que pelo menos 25 pessoas trabalhavam na estrutura do garimpo. Porém, segundo o capitão, não houve prisões porque não havia nenhuma pessoa no local no momento da operação.

O maquinário foi removido do local por meio de caminhões-prancha cedidos pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e levado para o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Estado de Goiás, em Goianápolis, na região metropolitana de Goiânia.

Garimpo irregular era realizado em área de 20 hectares na direção do Muquém, em Niquelândia [Foto: Divulgação/BPM Ambiental]
De acordo com o oficial da PM Ambiental, o valor total das multas aplicadas chegou a R$ 624.000,00 pelos crimes praticados.

O processo em desfavor dos responsáveis pela área agora seguirá no âmbito administrativo, sendo também encaminhado ao Ministério Público (MP) de Niquelândia para a eventual criminalização dos envolvidos com a atividade ilícita.

Policiais militares ambientais durante inspeção na área onde ocorria exploração irregular de minério de ouro, em Niquelândia [Foto: Divulgação/BPM Ambiental]

Veja também

Botão Voltar ao topo