Uruaçu

Paciente com câncer de pulmão passa por videocirurgia inédita no Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu

Procedimento é minimamente invasivo e proporciona melhora mais rápido no pós-operatório de pessoas que se encontram com a saúde debilitada

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) – unidade do Governo de Goiás em Uruaçu – ampliou a assistência aos pacientes da região, com a realização de sua primeira cirurgia torácica por vídeo com alta tecnologia.

O procedimento inovador foi feito em uma paciente de 35 anos com diagnóstico de câncer primário de pulmão metastático.

Por causa da doença, o estado de saúde da paciente sofreu uma série de complicações.

Ao chegar no HCN, ela estava com derrame pleural e a equipe médica da unidade constatou a necessidade de uma cirurgia para evitar o agravamento do quadro.

Em casos considerados de alta complexidade, a videocirurgia é a mais adequada e indicada às pessoas que se encontram debilitadas, por ser um procedimento minimamente invasivo.

Além disso, a recuperação no pós-operatório tende a ser bem mais rápida.

“Assim como a cirurgia robótica, o procedimento cirúrgico por vídeo é muito pouco invasivo.  Existem bem menos danos ao paciente, ele sente menos dor, a resposta metabólica ao trauma é menor. Então, a recuperação é  mais rápida e melhor em vários sentidos se comparada a uma cirurgia aberta”, afirmou  a cirurgiã-torácica Kellly Vitallino, responsável pela coordenação do procedimento realizado no HCN.

IMPACTOS GERAIS – A médica ainda ressalta que, além da implantação desta nova tecnologia no HCN trazer inúmeros benefícios à saúde da população goiana, o procedimento também irá melhorar a logística de atendimento do Hospital como um todo

Com a alta mais rápida, segundo Kellly Vitallino haverá maior rotatividade de pacientes e mais leitos disponíveis para a população, consequentemente.

“Existe todo um contexto tanto em relação às vantagens para o bem-estar dos pacientes, inclusive na redução do tempo de internação”, pontua.

NOVIDADES – A direção da unidade ressalta que a implementação de novos procedimentos tecnológicos é fundamental para elevar ainda mais o padrão e a eficácia no atendimento dos pacientes. Por isso, é uma iniciativa constante no complexo hospitalar.

“Sabemos que as novas tecnologias são essenciais para a melhoraria e a otimização em serviços de saúde. Estamos sempre em busca de modernizar nossos sistemas na assistência ao bem-estar da população de Uruaçu e de cidades do entorno”, destaca Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Imed, organização social que administra o HCN.

Nesse sentido, o diretor assistencial do hospital, João Batista da Cunha, reforça que neste ano haverá muitas novidades que o HCN implementará em atendimento ambulatorial e internação.

“Recentemente, tivemos a inauguração de leitos de clínicas psiquiátricas e UTI Pediátrica.  Para os próximos meses, já temos novas perspectivas”, comentou João Batista. [Informações da Assessoria de Imprensa do Hospital Estadual do Centro Norte Goiano/Imed, em Uruaçu]

Veja também

Botão Voltar ao topo