Niquelândia

Presidente da Goinfra deflagra, em Niquelândia, programa do Governo do Goiás para reparar vicinais nos 246 municípios do Estado

Patrulhas Mecânicas Regionais foi lançado na cidade do Norte por Pedro Sales: município terá 1.500 horas de trabalho de 14 máquinas locadas pela autarquia estadual, por determinação do governador Ronaldo Caiado (DEM)

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales, esteve em Niquelândia na manhã desta terça-feira (2) para o lançamento oficial do programa Patrulhas Mecânicas Regionais.

Dividido em quatro regiões distintas, o programa irá atender todas as 246 cidades goianas com investimento de R$ 160 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual, nos próximos três anos.

Por determinação do governador Ronaldo Caiado (DEM), o município do Norte do Estado – o maior em extensão territorial de Goiás, com 9.846 quilômetros quadrados – será beneficiado com a recuperação de suas principais estradas vicinais não pavimentadas.

Motoniveladoras (patrol] durante desfile de apresentação das máquinas da Goinfra na Avenida Brasil, em Niquelândia: estradas rurais serão recuperadas por determinação do governador Ronaldo Caiado/DEM [Foto: Divulgação]
De acordo com Pedro Sales, o programa beneficiará escoamento da produção; acesso a distritos; assentamentos e escolas rurais; além de maior segurança ao transporte escolar de Niquelândia e de Campos Belos, cidade do Nordeste Goiano onde o presidente da Goinfra esteve horas mais tarde, na tarde de hoje.

Ladeado pelos deputados estaduais Júlio Pina (PRTB) e Bruno Peixoto (MDB) – os dois principais articuladores para que Niquelândia fosse beneficiada pelo programa da Goinfra –  Pedro Sales foi recepcionado pelas principais autoridades do município, incluindo prefeitos e vereadores de várias cidades da região.

Na oportunidade, Pedro Sales concedeu entrevista coletiva à Rádio 104,7 FM e ao Portal Excelência Notícias na garagem da Prefeitura de Niquelândia, na terceira etapa do Jardim Atlântico.

Maquinário cedido pela Goinfra, durante apresentação na Garagem da Prefeitura de Niquelândia, na terceira etapa do Jardim Atlântico: apoio do Governo de Goiás à zona rural da cidade [Foto: Divulgação]

Na oportunidade, o presidente da Goinfra detalhou que nos municípios maiores em área geográfica, como é o caso de Niquelândia, prevê-se a cessão de um total de 1.500 horas de trabalho pelos maquinários enviados à cidade.

Pedro Sales informou que cada patrulha é composta por operadores; 14 máquinas locadas pelo Estado, incluindo também todo o serviço de manutenção dos equipamentos e combustível.

Entre essas 14 máquinas [que seguiram em carreata pelas principais ruas de Niquelândia até a Praça Silva Júnior] o Poder Executivo da cidade de 47 mil habitantes contará com o serviço de caminhões caçamba basculante truck; dois caminhões caçamba basculante toco; duas motoniveladoras; um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos; um rolo compactador; uma escavadeira hidráulica; um caminhão truck pipa; um trator de pneus com grade aradora; e uma pá carregadeira com retroescavadeira.

Trator de esteira, transportado em caminhão-plataforma da Goinfra, é apresentado na Avenida Brasil para a população de Niquelândia em desfile do maquinário enviado pelo Estado: ajuda importante após fortes chuvas de dezembro [Foto: Divulgação]

PREFEITURAS EM DIFICULDADE APÓS CHUVAS – “Nós, na Goinfra, temos recebidos seguidos pedidos de prefeitos manifestando extrema dificuldade de cuidar de suas malhas vicinais, de uma forma geral. E Niquelândia, por tratar-se de uma cidade que foi duramente penalizada pelas fortes chuvas de dezembro passado, terá não apenas essa ação [das Patrulhas Mecânicas Regionais] mas um conjunto de outras ações da Goinfra nesse ano. Para mim, e também para o governador Ronaldo Caiado, é bastante significativo que a gente comece esse programa, em todo o Estado, aqui em Niquelândia”, afirmou Pedro Sales, na entrevista.

OUTRAS CIDADES – Além da visita do presidente da Goinfra em Niquelândia e em Campos Belos para o lançamento oficial do programa Patrulhas Mecânicas Regionais, outros nomes do primeiro e segundo escalões do Governo do Estado estiveram em Pirenópolis, Caldas Novas, Faina e São Miguel do Araguaia ao longo do dia para a apresentação do maquinário.

Em Quirinópolis e em Jataí, ambas no Sudoeste Goiano, o programa foi lançado pelo próprio governador Ronaldo Caiado.

Diego de Carvalho [à esq.[ com o deputado estadual Bruno Peixoto (c) e com o presidente da Goinfra, Pedro Sales [à dir]: presidente da Câmara Municipal de Niquelândia não tem medido esforços para atender população da zona rural da cidade [Foto: Divulgação]
A divisão do Estado em quatro regiões, feita pela Goinfra, determinou um total de oito cidades-base como o ponto de chegada/partida das equipes, que se deslocam para a execução de obras em vias apontadas por cada prefeitura.

A primeira região abrange 63 municípios (cidades-base são Araguapaz e Porangatu), enquanto a segunda região contempla 28 municípios (cidades-base são Teresina de Goiás e São João D´Aliança).

Na sequência, a terceira região atende a 72 municípios (cidades-base são Mineiros e Rio Verde). Por fim, a quarta região alcança 83 municípios (cidades-base são Anápolis e Caldas Novas).

[Com informações da Assessoria de Imprensa da Goinfra, em Goiânia]

APOIO DUPLO – Articulação conjunta dos deputados estaduais Júlio Pina [à esq.] e Bruno Peixoto [á dir.] foi fundamental para que o presidente da Goinfra, Pedro Sales, decidisse pela imediata liberação da Patrulha Mecanizada para atender a extensa zona rural de Niquelândia [Foto: Divulgação]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo