Minaçu

Mineração Serra Verde apresenta resultados do monitoramento dos indicadores socioeconômicos de Minaçu

Vice-presidente executivo da mineradora, Luciano Borges, afirma que o programa é uma poderosa ferramenta de gestão municipal no auxílio à administração do prefeito Carlos Alberto Lereia (PSDB)

A Mineração Serra Verde reuniu, neste mês de dezembro, representantes dos poderes públicos da saúde, educação, segurança, assistência social e coordenação de trânsito de Minaçu, no Norte do Estado, para apresentar os resultados dos seu Programa de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos da cidade (PMISE).

Elaborado para contribuir e apoiar com o planejamento urbano local, com base de dados constituída nesse primeiro ano de trabalho, o Programa permanecerá sendo alimentado com indicadores socioeconômicos locais e atualizado anualmente.

“Este trabalho de criação de um banco de dados para o município de Minaçu, em constante atualização, auxiliará a percepção dos pontos em que o advento de externalidades como, por exemplo, a pandemia, e até mesmo a chegada de novos atores econômicos, como a própria Serra Verde, contribuem para o desenvolvimento da comunidade. Por isso, o estabelecimento do Programa, sempre em articulação com o poder público, faz dele uma poderosa ferramenta de gestão municipal”, explica Luciano Borges, vice-presidente executivo da Mineração Serra Verde.

No encontro de apresentação dos resultados do primeiro ano do programa – que também coincide com o primeiro ano de gestão do atual prefeito da cidade, Carlos Alberto Lereia, do PSDB –  foram destacadas informações da base de dados, com ênfase nos efeitos da pandemia no município de Minaçu, como a queda nas matrículas escolares e o aumento no número de profissionais da área de saúde contratados.

Também foram identificados alguns efeitos decorrentes da construção da Serra Verde, quando apresentado o aumento do número de empregos formais no setor de construção em determinados períodos dos últimos anos.

Vale destaca que a base de dados do Programa utiliza técnicas cartográficas para uma análise mais apurada do aproveitamento do espaço físico municipal, assim como se distribui territorialmente a rede de ensino, saúde, assistência social entre outras.

A espacialização de informações geográficas é um componente do PMISE, que pode ser útil para tomadas de decisões e desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico.

Sobre a Mineração Serra Verde – A Mineração Serra Verde foi fundada em 2008, com o objetivo de desenvolver um projeto de concentrado de terras raras em nível de classe mundial a ser implantado no município de Minaçu. [Informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo