Niquelândia

Chromebooks distribuídos pela Secretaria Estadual de Educação beneficiam alunos do Colégio Thomaz Adorno em Niquelândia

Um total de 115 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da escola no Bairro Santa Efigênia, matriculados no Programa Goiás Tec de mediação tecnológica, receberam os computadores em regime de comodato na última terça-feira/5

Estudantes do Colégio Thomaz Adorno receberam na noite da terça-feira (5), em Niquelândia, os computadores chromebooks que estão sendo entregues pelo Governo de Goiás a todos os alunos do Ensino Médio atendidos pelo Programa Goiás Tec, em cerimônia realizada na própria unidade de ensino no Bairro Santa Efigênia.

O equipamento está chegando a todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Em breve, chegará também aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Simone Gomes, assessora pedagógica da CRE Uruaçu, representou o coordenador regional Ricardo Pacanaro no evento em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Na ocasião – de forma simbólica – o novo diretor da escola, Deusimar Moreira Vaz, assumiu o comando da instituição de ensino. Desde o último dia 1º de outubro, ele substituiu a então diretora Aumirene Barros, que ficou 6 anos e meio à frente da unidade escolar.

“É uma honra passar a direção da escola para você, Deusimar. Tenho certeza de que serão tempos muito felizes”, afirmou a ex-gestora, ao entregar-lhe a portaria de nomeação.

Bastante espontânea, professora Vanda de Carvalho interagiu com os alunos durante sua explicação sobre o Programa Goiás Tec, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

OS CHROMEBOOKS – Entre os beneficiados estavam estudantes dos povoados do Muquém; do Indaianópolis; e do Faz Tudo, além de alunos que moram na área urbana do município.

Assessora pedagógica da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Uruaçu, Simone Gomes representou o coordenador Ricardo Pacanaro no evento. Ela ressaltou a importância dos chromebooks entregues em Niquelândia para a formação dos jovens goianos; reafirmou a preocupação do governador Ronaldo Caiado em adquirir os melhores equipamentos; e o esforço da secretária Fátima Gavioli para atender a todos.

“Esse esforço do nosso governador – para a entrega desses importantes equipamento – é inédito, tanto aqui na região quanto em toda parte do Estado. É educação de primeiro mundo”, atestou o vice-prefeito Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM), que representou o prefeito Fernando Carneiro (PSD).

Deusimar Moreira [à esq.] assumiu a direção do Colégio Thomaz Adorno durante o evento, substituindo a então gestora Aumirene Barros [à dir.] no comando da escola [Foto: Excelência Notícias]
O secretário de Educação de Niquelândia, Wesley Campos, elogiou o Governo do Estado por possibilitar a formação técnica do povo goiano.

Para o titular da pasta, os chromebooks abrem importante porta para melhorar, ainda mais, o processo de aprendizagem. Wesley citou, como exemplo, 20 niquelandenses certificados no curso de Técnico Agrícola na mesma data, em Porangatu.

“A maioria de nós aqui passou pelos bancos da escola e não teve a oportunidade que vocês estão tendo. Vocês poderão chegar ainda muito mais longe”, ilustrou o secretário municipal de Educação.

Wesley Campos, secretário de Educação de Niquelândia, durante pronunciamento na entrega dos chromebooks pelo Governo de Goiás, nesta semana [Foto: Excelência Notícias]
PRIMEIRA VEZ – A entrega dos Chromebooks em Niquelândia marcou a primeira visita à cidade da gerente de Mediação Tecnológica da Seduc, Vanda de Carvalho.

Ela veio de Rondônia para Goiás em 2019 para trabalhar com a atual secretária de estadual de Educação: Fátima Gavioli também é natural daquele Estado na Região Norte do País e foi titular do ensino rondoniense.  Elas se conhecem há 28 anos.

Uma vez convidada por Fátima, Vanda de Carvalho não hesitou a acompanhá-la até porque já havia morado em Goiás até os 20 anos quando se formou, em Goiânia, onde seus pais moram até hoje. Na ocasião, mudou-se para Rondônia, onde começou na tarefa árdua de educar.

Quadra coberta do Colégio Thomaz Adorno, em Niquelândia, recebeu excelente público à entrega dos chromebooks disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação [Foto: Excelência Notícias]
Sobre o Goiás Tec, Vanda de Carvalho disse que o programa está presente hoje em 68 municípios.

“A implantação é gradativa. Iniciamos em 2020, com a 1ª série; 2021 tem a 1ª e a 2ª séries; e em 2022 vamos completar o ciclo”, explicou a gerente de Mediação Tecnológica da Seduc.

Ao todo, segundo Vanda de Carvalho, o Governo do Estado liberou R$ 144 milhões para adquirir 60 mil Chromebooks, que agora estão sendo entregues no Estado. Ela detalhou que programa equivalente surgiu primeiro no Amazonas e depois em Rondônia, com resultados satisfatórios nos dois Estados.

Carlos da Líder, principal aliado do governador Ronaldo Caiado em Niquelândia, disse que a iniciativa de entrega de computadores é inédita em todo o Brasil: empresário é o atual vice-prefeito da cidade [Foto: Excelência Notícias]
De acordo com a gerente, o Goiás Tec tem esses três grandes objetivos: atender a meta 3 do Plano Nacional de Educação, que busca expandir o Ensino Médio em todas as localidades, com ou sem escola; igualar as oportunidades, com a oferta de educação de qualidade a todos os estudantes especialmente em localidades que têm déficit de professores habilitados em alguma disciplina que compõe a grade curricular.

“A introdução desse equipamento – lançada pelo Google em janeiro deste ano –  foi uma defesa feita pelo próprio governador, que exigiu uma máquina de primeira qualidade”, comentou ela, orientando ainda sobre o bom uso dos chromebooks; dos 3 televisores 58 polegadas; e das caixas de som recebidas pelo Colégio Estadual Thomaz Adorno.

Ao todo, 115 chrormebooks foram entregues aos alunos do Colégio Thomaz Adorno, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo