Niquelândia

“Marconi Perillo não pode ser esquecido”, afirma Helio de Sousa durante visita a lideranças políticas em Niquelândia

No sexto mandato como deputado estadual, político de Goianésia visita cidade do Norte onde articulou inédita pré-candidatura à uma vaga de deputado federal em 2022: Helio saiu em defesa do nome do ex-governador num provável retorno à cena política em Goiás, para tentar barrar reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM)

Pré-candidato a deputado federal às eleições de 2022, Helio de Sousa (PSDB) esteve em Niquelândia na última semana onde encontrou lideranças que o ajudaram a conquistar seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual em 2018. Como se sabe, Helio obteve 1.220 votos na cidade do Norte do Estado, sendo o mais votado em Niquelândia no pleito passado.

“Tive essa grata surpresa, naquela ocasião. Logicamente, isso foi fruto do trabalho dos grupos políticos que me apoiam aqui em Niquelândia; e também da grande reciprocidade que existe entre Niquelândia com a cidade de Goianésia, onde eu moro. Existem muitas afinidades entre a população dos dois municípios”, comentou o deputado estadual.

Em Niquelândia, Helio de Sousa reuniu-se com o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Weder Chimango Dias de Oliveira, o Denguinho (DC). O encontro foi na casa da mãe do ex-candidato a prefeito às eleições suplementares de 2018.

Nesse local, o deputado estadual também manteve conversações com os vereadores Rodrigo Gomes, o popular Rodrigo Pernambuco (PSD); e João Pedro Ferreira (PSDB).  “Logicamente, foi gratificante essa oportunidade que tivemos para discutir os problemas da cidade pensando – quem sabe – em fazermos uma parceria”, afirmou.

Na sequência, Helio de Sousa reuniu-se com Elaine Ferreira, irmã do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Léo Ferreira (PSDB).

“Ela [Elaine] é uma parceira de grande visão política que tenho aqui em Niquelândia. Nessa conversa, fizemos uma leitura das possibilidades que temos [para 2022] não apenas na cidade, mas também pensando nas eleições para o Governo do Estado”, afirmou

Os dois e a esposa de Léo, Carmem Lúcia Ferreira (PSDB), tiveram importante participação na campanha a reeleição do deputado estadual em Niquelândia. Ambos não estavam no município, por um conflito de agendas, durante a visita que Helio fez para Elaine Ferreira.

O PSDB E O ENFRENTAMENTO A CAIADO – Helio de Sousa encerrou a agenda de compromissos políticos em Niquelândia no final da tarde na sexta-feira/30 com uma visita à redação do Portal Excelência Notícias, onde discorreu sobre as prováveis conjunturas e o papel que o PSDB exercerá rumo às eleições estaduais do próximo ano.

O adversário a ser batido, é claro, é o governador Ronaldo Caiado (DEM), que buscará a reeleição.

Segundo o deputado estadual, dentre as pautas em debate, uma das mais importantes é a delicada relação de Caiado com os 180 mil funcionários públicos goianos, que estariam insatisfeitos com a atuação do democrata perante a categoria.

De acordo com Helio de Sousa, como esse contingente do funcionalismo e suas respectivas famílias correspondem a cerca de 1 milhão de eleitores no Estado, a eleição não estaria facilmente decidida por antecipação em favor de Caiado.

“Sabemos que há uma grande movimentação de grupos políticos fortes que podem ir para o [lado do] governo. Mas, ao mesmo tempo, existem também aqueles que já estavam lá [com Caiado] – querendo ocupar o mesmo espaço – mas que, descontentes [com a falta de espaço político], provavelmente irão para outra bandeira que seria, evidentemente, de oposição ao Governo do Estado”, avaliou o deputado estadual.

O político de Goianésia disse que, a exemplo do protagonismo que o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) e outros três pré-candidatos tucanos à Presidência da República pretendem exercer no cenário político nacional ano que vem, o PSDB goiano não poderá se eximir da mesma tarefa de buscar o protagonismo em Goiás em 2022.

Destacando tratar-se de sua posição pessoal, o deputado estadual defendeu o nome do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) ao enfrentamento direto com Caiado no próximo ano. Dono de quatro mandatos no Palácio das Esmeraldas, Marconi disputou – e perdeu – o que seria sua segunda eleição para o Senado Federal, em 2018.

Helio admitiu que o ninho tucano e o próprio Marconi sabem o tamanho do desgaste sofrido eleição passada. Porém, análises internas do PSDB e pesquisas de opinião pública, segundo o deputado, é que irão dizer se será o momento ou não do retorno de Marconi à cena política em Goiás.

“Ele é o grande nome que nós [o PSDB] temos, pelo legado fantástico que o PSDB deixou em Goiás através dele.  A população goiana, se querer comparar, irá perceber que foi um governo de excelência, como é o nome de seu portal de notícias. Marconi Perillo não pode ser esquecido”, comentou o deputado estadual.

A PRÉ-CANDIDATURA A FEDERAL – Sobre os rumos da própria carreira política em 2022, Helio de Sousa disse já estar trabalhando intensamente em sua pré-candidatura a uma das 17 vagas de deputado federal para representar o Estado no Congresso Nacional, a partir de janeiro de 2023.

Embora demonstrando-se muito grato pela enormidade de apoios conquistados em Niquelândia e em outros municípios de sua base de apoio nesses quase 24 anos consecutivos de Assembleia Legislativa, Helio de Sousa explicou que as lideranças que lhe respaldam sempre lhe cobraram que disputasse uma vaga no Congresso Nacional.

”Boa parte dessas cobranças são daqui dessa região mesmo, o Norte do Estado, que não tem um deputado federal como seu legítimo representante há muito tempo. Sabemos que existem candidatos que visitam Niquelândia e outras cidades; ganham seus votos para federal; e até trabalham por esses municípios, mas não é a mesma coisa. Só mesmo quem conhece o Norte é que sabe a real necessidade; e que marcam presença na região. E, quando você é cobrado, você tem de dar uma resposta. E eu aceitei esse desafio de ser pré-candidato a deputado federal; e caberá a cada cidadão analisar a oportunidade de ter um deputado que seja comprometido com a Região Norte e com o Vale do São Patrício”, afirmou Helio de Sousa, ao final de sua entrevista na sede do Portal Excelência Notícias.

ENTREVISTA EXCLUSIVA – Na passagem por Niquelândia na sexta-feira/30, o deputado estadual Helio de Sousa concedeu uma entrevista ao jornalista Euclides Oliveira, na sede do Portal Excelência Notícias [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo