Crime

Tio que abusava de sobrinhas de 9, 10 e 12 anos é preso pela Polícia Civil em Niquelândia

Denúncia de que o homem, de 37 anos, praticava atos libidinosos com as crianças foi apurada pela equipe do delegado Gerson José de Sousa ao longo desta semana: detenção foi autorizada pelo Poder Judiciário à sequência das investigações

Um homem de 37 anos foi preso nesta sexta-feira/8 pela Polícia Civil em Niquelândia, acusado de praticar seguidos abusos sexuais contra três sobrinhas – de 9, 10 e 12 anos – no lugar onde moravam na Avenida Bernardo Sayão, na Vila Nossa Senhora da Abadia.

A decisão pela prisão do abusador foi tomada pelo Poder Judiciário de Niquelândia, após delegado Gerson José de Sousa reunir as provas necessárias para requerer sua detenção após denúncia anônima sobre a suposta prática dos crimes de estupro de vulnerável.

De acordo com a autoridade policial, por tratar-se de uma família desestruturada, as meninas foram criadas pelos avós, com quem moravam, juntamente com o tio, que alojava-se num barracão nos fundos do mesmo lote.

“Esse indivíduo, muito provavelmente, é portador de distúrbios mentais. A convivência [dele com as menores] foi propiciando tudo isso, de tal forma que ele se aproveitou da inocência dessas três crianças para ir chegando ao seu intento [às práticas libidinosas]. Trata-se de um crime grave, mas, infelizmente, essa é uma prática comum aqui em Niquelândia, entre as famílias com menor grau de esclarecimento”, afirmou o delegado, em entrevista por telefone ao Portal Excelência Notícias.

Segundo Gerson de Sousa, é muito provável que as duas meninas mais novas – de 10 e de 9 anos – sequer sejam ouvidas no inquérito pela Polícia Civil, para não aumentar o sofrimento dessas crianças em relembrar a perversidade sexual cometida pelo tio; e dessa forma, serem encaminhadas diretamente para tratamento psicológico.

“Nós temos a informação de que isso [os abusos] realmente ocorriam pois, em conversas conosco na presença do Conselho Tutelar, elas [as três meninas] confirmaram; e essa situação estava tão evidente que nós pedimos a prisão dele, que acabou sendo decretada pela Justiça. Agora, nos próximos dias, iremos tomar o depoimento desse indivíduo e fazer outras investigações, mais detalhadas, sobre esse caso”, comentou o delegado.

O delegado ainda informou que, tão logo o delicado assunto chegou ao conhecimento da Polícia Civil, buscou-se o respaldo legal do Conselho Tutelar, já mencionado; do Ministério Público (MP) e do Poder Judiciário, à rápida concessão de uma medida protetiva às três meninas, que hoje estão abrigadas na casa de parentes.

As meninas também passaram por exame de corpo de delito no Núcleo da Polícia Técnico-Científica em Uruaçu, para apurar se houve conjunção carnal [ato sexual, com penetração] entre o tio e as sobrinhas.

O laudo com esse detalhamento técnico deve ficar pronto na semana que vem. Porém, segundo o delegado, a prática do crime de estupro de vulnerável atualmente é configurada por qualquer tipo de carícia de cunho erótico/sexual da parte de adultos em crianças menores de 14 anos.

Veja também

Botão Voltar ao topo