Colinas do Sul

Despedida do prefeito Fernando Paulino comove e entristece população de Colinas do Sul

Enterro do chefe do Executivo, que morreu aos 40 anos em decorrência de um câncer, ocorreu por volta das 16 horas desta sexta-feira/25 com o corpo sendo levado ao cemitério num caminhão do Corpo de Bombeiros: Paulino Batista Vieira, eleito vice-prefeito da chapa ano passado, assume o cargo de prefeito em definitivo

Enterrado na tarde desta sexta-feira (25) – sob aplausos e muita emoção da população e de familiares em Colinas do Sul – o prefeito licenciado Fernando Paulino (PP) tinha o dom de ajudar as pessoas, de ser solidário, principalmente nas questões relacionadas à saúde do seu povo na cidade de 3,5 mil habitantes localizada entre Minaçu, Niquelândia e Alto Paraíso de Goiás.

A luta em prol das pessoas mais humildes, tal como ele sempre foi – era uma das suas principais características, conforme relatos colhidos pelo Portal Excelência Notícias durante seu velório desde às 3h30 da madrugada de hoje, na Igreja Assembleia de Deus/Madureira.

Caixão com o corpo do prefeito Fernando Paulino foi carregado a pé no trajeto entre o local do velório e a Câmara Municipal da cidade, onde recebeu as últimas homenagens [Foto: Excelência Notícias]
Filho mais velho dentre cinco irmãos [quatro homens e uma mulher], Fernando Paulino era casado havia 20 anos com sua esposa e primeira-dama da cidade, Mariana Lima de Miranda. Da feliz união, nasceram duas filhas: Thayza Fernanda Lima Paulino, de 19 anos; e Thalyta Mariane Lima Paulino, de 9.

Servidor público efetivo da Prefeitura de Colinas do Sul, Fernando Paulino foi eleito ano passado, aos 39 anos, à chefia do Poder Executivo com 1.673 votos (58,65% do total válido).

Onésio de Brito, vereador em Colinas, diante do caixão do prefeito e amigo Fernando Paulino: eles nunca disputaram eleições em palanques diferentes na cidade [Foto: Excelência Notícias]
Antes disso, o prefeito falecido foi vereador por dois mandatos consecutivos, sendo o mais votado para a Câmara Municipal de Colinas do Sul em 2016: foram 292 votos, ou cerca de 8% dos votos válidos naquela ocasião.

“Trata-se de uma perca muito grande para a nossa cidade. Eu o conhecia desde criança; e vi ele crescer, sempre numa grande luta. Fomos candidatos juntos, sempre defendendo o mesmo prefeito, em todas as eleições. Passar por uma situação dessas [a morte do prefeito] é algo muito lamentável. Ele era uma pessoa muito querida e amiga de toda população, que chegou ao cargo de prefeito com uma diferença bastante expressiva de votos à frente do segundo colocado”, comentou o vereador Onésio José de Brito (PSD).

Fernando Paulino com a esposa e filhas na posse como comandante do Poder Executivo em Colinas do Sul [Foto: Divulgação]
A CAUSA DA MORTE – Durante todo o tratamento de saúde do prefeito de Colinas, a família optou pelo silêncio e privacidade sobre o assunto, o que provocou uma onda de notícias falsas, especulações e informações desencontradas em grupos de WhatsApp e redes sociais sobre o mal que verdadeiramente o acometia.

Segundo o secretário municipal de Administração, Emilson Adorno, o prefeito da cidade descobriu que tinha um câncer no intestino no ano passado.

A morte, por volta das 12 horas da quinta-feira/24, se deu em função de uma parada cardíaca no leito de UTI onde estava internado em Goiânia.

De acordo com Emilson, os médicos tentaram reanimá-lo com vários procedimentos de urgência, mas Fernando Paulino não resistiu e veio a óbito.

Durante o processo eleitoral, sempre de acordo com o secretário municipal, Fernando Paulino passou por uma cirurgia à retirada do tumor, em estágio inicial; e chegou a iniciar um tratamento com quimioterapia.

Fernando Paulino havia sido eleito prefeito de Colinas do Sul nas eleições municipais de 2020 [Foto: Reprodução/Facebook]
“Porém, por causa da campanha, do corre-corre e dos compromissos, ele foi deixando [o tratamento] para fazer mais à frente, pois havia se sentido melhor. Ele [Fernando] acomodou-se um pouco, seguiu trabalhando e conseguiu a vitória à prefeitura. Depois, veio a fase da montagem da equipe [de secretários] – que foi uma fase muito difícil para ele – e sempre postergando esse tratamento”, detalhou o secretário de Administração de Colinas.

Ainda de acordo com Emilson Adorno, o prefeito percebeu em fevereiro que não estava se sentindo muito bem e, após exames médicos, descobriu-se que o câncer havia se agravado, retomando assim às sessões de quimioterapia.

A ex-prefeita Cristina Fiúza Adorno, que administrou Colinas do Sul entre 2005 e 2008, foi uma das principais apoiadoras de Fernando Paulino na eleição municipal de 2020: momento triste de despedida [Foto: Excelência Notícias]
“No entanto, pouco tempo depois, ele passou por um processo de paralisia nos rins; e começou a usar um cateter [tubo fino usado para garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga] e, mesmo assim, seguiu trabalhando e atendendo a população na prefeitura. Ele [Fernando] era uma pessoa que tinha um amor e um carinho muito grande por essa comunidade e, da mesma forma, nossa população também nutria esse sentimento por ele”, complementou Emilson Adorno.

O quadro clínico do prefeito, segundo o titular da pasta da Administração, tornou-se ainda mais grave em maio passado. Após os 15 dias iniciais de internação [prazo máximo à ausência do prefeito de qualquer cidade aos atos administrativos da função pública, segundo a Constituição Federal], Fernando Paulino pediu licença médica por 60 dias para dar sequência ao tratamento contra o câncer, em Goiânia.

Paulino de Elísio e Fernando Paulino tomaram posse,, respectivamente, nos cargos de vice-prefeito e de prefeito de Colinas do Sul no dia 1º de janeiro deste ano: vice assume o cargo em definitivo, a partir de agora [Foto: Divulgação]
Por conta disso, o então vice-prefeito Paulino Batista Vieira – o Paulino de Elísio (PSL) – assumiu o cargo interinamente no começo de junho na expectativa que seu companheiro de chapa voltasse à ativa, mas não deu tempo.

“Minha preocupação maior era que ele estivesse bem – fisicamente e psicologicamente – que ele se recuperasse para cumprir a missão dele. Mas, infelizmente, existem coisas que não estão em nosso controle; e sim nas mãos de Deus. O que fica, agora, é a falta que ele irá fazer, em nosso meio”, afirmou Paulino, ao Excelência Notícias.

No velório, o vice-prefeito estava visivelmente emocionado com a morte do prefeito; e ao mesmo tempo, mostrava-se bastante preocupado com os desafios administrativos que virão após ele assumir o cargo em definitivo, o que deve ocorrer neste sábado (26).

O ex-prefeito por dois mandatos em Colinas do Sul, Iran do Lago Ferreira, desmarcou às pressas uma viagem que faria para MG nesta sexta-feira para acompanhar os funerais do prefeito Fernando Paulino em Colinas do Sul [Foto: Excelência Notícias]
Segundo Paulino de Elísio, a meta é dar sequência ao Plano de Governo que a dupla elaborou à disputa da eleição municipal do ano passado.  Ele nunca havia ocupado cargos públicos.

Paulino destacou que era pré-candidato a prefeito no ano passado, mas que a convergência de ideias; e a amizade de longa data com Fernando Paulino possibilitaram a montagem da chapa vencedora.

Adriano Passos, ex-prefeito de Colinas, não disputou a reeleição ano passado: no velório, ele resgatou a boa convivência que teve com Fernando Paulino entre 2016 e 2020, no segundo mandato como vereador do falecido prefeito da cidade [Foto: Excelência Notícias]
Ele pediu à população colinense e, em especial aos servidores públicos, o máximo de compreensão possível nesse momento de abrupta e inesperada transição no comando da prefeitura.

Ao final do velório na Igreja Assembleia de Deus, por volta das 14 horas, o caixão com o corpo do prefeito seguiu em cortejo a pé por cerca de 500 metros até o plenário da Câmara Municipal de Colinas do Sul.

“O nosso objetivo, agora, é realizar os sonhos do Fernando para cumprir o que nós dois prometemos, no ano passado”, afirmou o vice-prefeito Paulino de Elísio, que assume a prefeitura agora em definitivo [Foto: Excelência Notícias]

Na sede do Legislativo, alguns vereadores e três ex-prefeitos da cidade – Iran do Lago Ferreira, Adriano Passos e Cristina Fiúza Adorno – fizeram rápidos discursos com referências elogiosos à vida pública e pessoal do prefeito.

O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia, também discursou. Lereia relembrou das recentes conversas que teve com Fernando Paulino após a posse de ambos nas respectivas prefeituras, em janeiro.

Caixão com o corpo do prefeito Fernando Paulino é colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros de Niquelândia para o cortejo fúnebre em Colinas do Sul [Foto: Excelência Notícias]

“Vamos precisar de todos, para que os resultados sejam positivos, valorizando os companheiros e todos que estão na gestão. O nosso objetivo, agora, é realizar os sonhos dele [Fernando Paulino] para cumprirmos o que nós dois prometemos, no ano passado. Nunca eu gostaria que fosse [assumir o cargo] nessa ocasião [pela morte do prefeito], mas estamos agora com essa responsabilidade dentro dos planos de Deus; e não poderemos fugir dela”, comentou o vice-prefeito Paulino de Elísio no rápido pronunciamento no Legislativo, reforçando a declaração dada ao Portal Excelência Notícias na manhã de hoje.

Dezenas de coroas de flores foram levadas junto ao caixão pelo caminhão do Corpo de Bombeiros de Niquelândia ao enterro do prefeito Fernando Paulino, em Colinas [Foto: Excelência Notícias]

Depois das homenagens na Câmara Municipal, o corpo foi colocado num caminhão do Corpo de Bombeiros para um rápido cortejo pela Avenida Ary Valadão Filho, a principal de Colinas, para as últimas despedidas da população colinense.

O enterro do prefeito ocorreu em seguida, por volta das 16 horas.

Pela manhã, o prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro (PSD), esteve no velório em Colinas do Sul acompanhado de cinco vereadores da cidade para se solidarizar com familiares e aliados políticos de Fernando Paulino.

REGISTRO HISTÓRICO – Em dezembro do ano passado, ainda na condição de prefeito eleito de Colinas do Sul, Fernando  Paulino concedeu uma entrevista de quase duas horas ao vivo ao Portal Excelência Notícias/Programa Excelência Debate, em Niquelândia: o trecho acima, que reproduzimos por ocasião desta reportagem acerca de sua morte, é uma justa homenagem de nossa empresa de comunicação ao falecido prefeito de Colinas (Euclides Oliveira).

 

Veja também

Botão Voltar ao topo