Niquelândia

Diretoria da Facieg prestigia posse de Fernanda Melo na presidência da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia

Empresária do ramo de suprimentos de informática chegou ao cargo dois anos após atuar como vice-presidente da entidade classista: presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, Sebastião Sobrinho, participou da solenidade na cidade do Norte do Estado

Empossada como presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) na noite da sexta-feira (18), a jovem empresária Fernanda Rodrigues Melo atingiu o posto mais alto da mesma entidade onde deu seus primeiros passos profissionais, como secretária, há mais de uma década.

Ela terá a companhia do empresário Luciano Alves Lima como novo vice-presidente da Acin, para o biênio 2021-2023.

Fernanda (presidente) e Luciano (vice-presidente) permanecerão nos respectivos cargos à frente da Acin pelos próximos dois anos, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Nos últimos dois anos, Fernanda ocupou a vice-presidência da Acin ao lado do agora ex-presidente, Ronaldo Fernandes da Silva, que ratificou amplo e irrestrito apoio à sua sucessora no discurso de despedida.

A eleição de ambos em 2019 representou, à época, sangue novo e salutar renovação para uma entidade eternamente até então comandada pela ‘velha-guarda’ do comércio local.

Ronaldo, agora ex-presidente da Acin, cumprimenta sua ex-vice e nova presidente da entidade, Fernanda Melo, durante ato de transmissão do cargo no último final de semana, em Niquelãndia [Foto: Excelência Notícias]

Segunda mulher à frente da Acin depois de Eneida Lopes de Godoi, a ascensão de Fernanda ao cargo foi prestigiada por presidentes de várias associações comerciais de cidades do Norte do Estado; por comerciantes-filiados à entidade classista; e por autoridades locais em concorrido evento seguido de jantar no salão social do Villa Rica Park, belíssimo clube aquático e de lazer às margens da BR-414.

FACIEG ENDOSSA MANDATO DE FERNANDA – O presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Sebastião Vieira Sobrinho, viajou 500 quilômetros desde Caldas Novas, onde mora, para estar presente à solenidade em Niquelândia.

FACIEG – Sebastião Sobrinho, atual presidente da Facieg, prestigiou a posse de Fernanda Melo à frente do comando da Acin, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

No pronunciamento de congraçamento à nova presidente da Acin, Sebastião Sobrinho disse que as mulheres estão conquistando seu espaço “não pelo feminismo barato, dos últimos anos” – nas palavras dele – mas pela competência demonstrada em tudo aquilo que fazem no Estado de Goiás.

“A Facieg é, hoje, uma entidade embrenhada com a classe empresarial. E não é fácil esse trabalho pois são mais de 60 associações comerciais, que são a razão da existência da nossa federação, por sermos nós [os comerciantes] a classe que mais produz nesse país. De nada adianta termos indústrias, se não existem os comércios, os prestadores de serviços. Precisamos olhar com muito respeito, para as associações comerciais de cada cidade, porque todos os empreendedores trabalham nelas de graça deixando de olhar para o próprio umbigo, para cuidar dos outros”, discursou o presidente da Facieg em Niquelândia.

Paulo Brandão, Ubiratan, Ronaldo, Fernanda, Sebastião, Carlos da Líder e Diorge [Foto: Excelência Notícias]

A diretoria recentemente empossada do Serviço Brasileiro de Assistência às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás, esteve representada em Niquelândia pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Ubiratan da Silva Lopes.

Ubiratan, que antecedeu Sebastião Sobrinho à frente da Facieg, cumprimentou Fernanda e destacou o papel da entidade que comandou para garantir força aos empresários goianos.

SEBRAE – Ubiraran garantiu que a nova presidente da Acin terá apoio do Sebrae para as necessidades que a entidade niquelandense formalizar, no decorrer do mandato de Fernanda Melo [Foto: Excelência Notícias]
Ubiratan fez menção especial a um dos maiores empresários de Niquelândia, Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM), ao enumerar um por um os presidentes das associações comerciais da região

Para Ubiratan, a chegada de Carlos da Líder – que é e ex-presidente da Acin – ao cargo de vice-prefeito da cidade é uma clara mostra de que os comandantes das entidades classistas são importantes lideranças nos municípios onde atuam.

Cristiano (presidente da Aciau/Uruaçu), Márcio Luis (de Porangatu, atual vice-presidente da Facieg) e José Macedo (Aciamar/Mara Rosa) durante posse da nova presidente da Acin, em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

EXPECTATIVA E APOIO – “Fernanda – nossa amiga, companheira de luta e dedicada – quero lhe dizer que conte sempre conosco; com a prefeitura municipal; e com seus colegas-comerciantes porque juntos seremos mais fortes. Você também fará um brilhante trabalho à frente da nossa associação comercial. Pode ter certeza disso”, comentou o vice-prefeito de Niquelândia.

Carlos da Líder também destacou a força da Acin em Niquelândia, comentando seu orgulho por ser comerciante desde sua infância até os dias atuais; e também reforçou a amizade de longa data dele próprio e de sua família com o atual presidente da Facieg.

Ubiratan, Ronaldo, Fernanda e Sebastião atentos ao discurso do vice-prefeito de Niquelândia, Carlos Roberto Oliveira, que já foi presidente da Acin [Foto: Excelência Notícias]

O QUE DISSE A NOVA PRESIDENTE DA ACIN – Fernanda Melo Rodrigues, em seu discurso de posse, agradeceu ao grupo de empresários de Niquelândia que validou sua candidatura à sucessão de Ronaldo, frisando a importância de todos os ex-presidente na construção de uma entidade prestes a completar 30 anos de existência.

Ela garantiu que, ao assumir a instituição, honrará a história da Acin dando sua contribuição ao desenvolvimento de novos projetos e novas ações em prol dos empreendedores locais.

Fernanda Melo Rodrigues,durante seu discurso de posse como nova presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]
Apesar do momento crítico que o País e a cidade do Norte enfrentam com a pandemia da Covid-19, a nova presidente da Acin enfatizou a necessidade do fortalecimento das empresas locais [com foco na capacitação dos colaboradores de cada negócio]; e a continuidade do Projeto Acin Digital [destinado ao fortalecimento das vendas do comércio de Niquelândia pela internet e redes sociais].

“Precisamos analisar o momento que estamos passando e, hoje, eu também me coloco nessa função [de presidente] enquanto diretoria. Não gostaria de tomar decisões sozinha, mas sempre junto com todos, para que esse processo [o mandato] possa fluir de forma satisfatória, de forma a amparar o empresário de Niquelândia. Hoje, por exemplo, temos uma carga tributária muito alta e o Difal (Diferencial de Alíquota) onera ainda mais nossas empresas, dependendo do Estado onde adquirimos nossos produtos”, comentou.

RETAGUARDA FAMILIAR – Fernanda Melo, nova presidente da Acin, com o marido e empresário Ézio: apoio do esposo e dos dois filhos do casal foi importante à decisão dela em concorrer à sucessão de Ronaldo Fernandes na entidade [Foto: Excelência Notícias]

Para Fernanda Melo – que certa vez ouviu alguém lhe dizer que “crise é momento de transformação” – essa frase pode realmente mensurar a oportunidade de crescimento dos pequenos, médios e grandes estabelecimentos comerciais de Niquelândia, dependendo da forma de gestão de cada empresário nesse sentido.

PRESENÇAS – Além dos nomes já citados nesta reportagem, o Portal Excelência Notícias registra as presenças, em Niquelândia, dos presidentes das associações comerciais das seguintes cidades, a saber: Raylane Guimarães (primeira mulher a presidir a Aciap/Porangatu); José Macedo (Aciamar/Mara Rosa); Raphael Gabriel Coutinho (Associc/Campinorte); Cristiano Ribeiro de Sousa (Aciau/Uruaçu); e Leopoldo Neto (Aciag/Aparecida de Goiânia).

A posse de Fernanda à frente da Acin também foi prestigiada pela coordenadora da Região Norte em Porangatu do Sebrae, Rubya Karla Araújo; pelo vice-presidente da Facieg, Márcio Luís da Silva; pelo vice-presidente da Regional Norte da Facieg, Fernando Pessoa; e pelo presidente-fundador da Acin, Paulo Roberto Brandão.

A DIRETORIA DA ACIN, EM FOTO OFICIAL – Ronaldo, Paulo Henrique, Eneida, Arilson, Fernanda (presidente), Luciano (vice-presidente), Elizângela, Carlos da Líder, Lucas, Leila, Emilson, Segundo, Fernando, Ilma e Luciana [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo