Niquelândia/Uruaçu

Sindicato Rural de Niquelândia visita modelo de gestão compartilhada entre produtores que reduz custos de armazenagem de grãos e compra de insumos

Diego Coelho, que preside a entidade classista, esteve no sábado/10 em visita técnica ao armazém da Associação dos Produtores Independentes de Uruaçu e Região (Apiu): modelo pode ser solução aos plantadores de soja às margens da BR-414

O presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Diego Coelho, segue em constante movimentação para que seu mandato à frente da entidade classista da cidade do Norte do Estado seja marcado por sua capacidade empreendedora.

Nesse sentido, Diego visitou no último final de semana o armazém da Associação dos Produtores Independentes de Uruaçu e Região (Apiu), que presta assistência empresarial aos produtores rurais de Uruaçu; de Niquelândia; e de Campinorte.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia conheceu as soluções em armazenagem ofertadas pela Apiu à toda região.

Moradores de Uruaçu e proprietários rurais em Niquelândia, Alan Levi Gomes Reis (diretor-presidente da Apiu) e Joel dos Santos Peixoto (presidente da Associação Agropecuária dos Produtores Independentes de Uruaçu e Região/AgroApiu), apresentaram a Diego as formas de operacionalização utilizadas ao armazenamento de 1 milhão de sacas de grãos, no total.

Com estrutura metálica estática [a mais tradicional], o armazém possui capacidade para armazenar 300 mil sacas de grãos e também outras 700 mil sacas de grãos, na modalidade silos-bolsa.

COMPRAS COLETIVAS – “Em sintonia com a AgroApiu, a Apiu oferece, ao produtor, soluções de compras conjuntas de insumos; sementes; adubos e defensivos, o que reduz o custo individual para seus associados; e também facilita a venda em conjunto da safra alcançando assim, pelo volume comercializado, os preços pagos aos produtores do Sul do Estado”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, bastante satisfeito com o que viu na visita a Uruaçu.

Fainy Rodrigues [de frente à direita da foto] que é gerente da Apiu em Uruaçu, conduziu a visita dos integrantes do Sindicato Rural de Niquelândia no último sábado, dia 10 [Foto: Divulgação]
VISITA ÀS CADEIAS PRODUTIVAS – Na conversa com os dirigentes da Apiu e da Agroapiu em Uruaçu, Diego Coelho detalhou as visitas que está fazendo aos produtores de diversas cadeias produtivas – colocando-as mais próximas do Sindicato Rural de Niquelândia – cadastrando-os e tomando ciência dos principais problemas enfrentados.

Recentemente, Diego reuniu-se com seis produtores de soja que possuem áreas do cultivo na rodovia BR-414 nas proximidades do Povoado de Vila Taveira/Faz Tudo; e também na direção da GO-237.

Segundo o presidente do sindicato, os principais problemas enfrentados dizem respeito à armazenagem e escoamento da safra, por conta da condição sofrível das estradas de terra que cortam tal região.

Diante disso, Alan Levi e Joel Peixoto mostraram-se dispostos em auxiliar o Sindicato Rural de Niquelândia na implantação de uma entidade nos moldes da Apiu e da Agropiu.

Com uma associação na mesma modalidade, o eixo produtivo da BR-414 poderia beneficiar-se das conquistas já alcançadas pelos produtores rurais ligados às entidades visitadas por Diego Coelho no último sábado (10), em Uruaçu.

Vice-presidente financeiro do Sindicato Rural de Niquelândia, e atual gerente da Agropiu, Fainy Rodrigues articulou a visita Diego e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Ronaldo Fernandes da Silva, para conhecerem o modelo de armazenagem e os benefícios extras que a associação proporciona aos produtores por ela assistidos.

ANÁLISE – “Além de reduzir os custos de implantação das lavouras e alcançar melhores preços no mercado na hora de vender seus produtos, iniciativas como essa [da Apiu e da Agropiu] facilitam a implantação de confinamentos no município uma vez que, no processo de pré-limpeza e secagem, o subproduto da soja fica todo para o armazém; e também a instalação de granjas de avicultura e suinocultura, viabilizando a implantação de uma agroindústria de carnes e de ovos”, comentou Diego Coelho.

Produtores de Niquelândia – bem como possíveis investidores que desejarem conhecer o empreendimento da Apiu/Agropiu – podem procurar o Sindicato Rural de Niquelândia pelo telefone (62) 99638-5641.

Silos metálicos da Agropiu podem armazenar 1 milhão de toneladas de grãos, no total [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo