Porangatu

Eleita presidente da Amunorte, Vanuza Valadares defende consórcios regionais entre prefeituras da região

Prefeita de Porangatu vai comandar Associação dos Municípios do Norte pelos próximos dois anos com foco em promover o desenvolvimento da região a partir de investimentos já previstos, como a duplicação da BR-153 e a operacionalização da Ferrovia Norte-Sul: inúmeros desafios

A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos), é a nova presidente da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte). Sua escolha, para comandar a entidade pelos próximos dois anos, ocorreu em evento com restrição de público e normas de higiene e distanciamento social no Centro Cultural de Porangatu, em função da pandemia do novo coronavírus.

Ao lado da nova presidente da Amunorte, caminhará o prefeito de Novo Planalto, Eudes Araújo, eleito vice-presidente. Prefeitos dos municípios do Norte do Estado, secretários municipais, e vereadores prestigiaram Vanuza e referendaram sua indicação para o cargo.

Dada a confiança que recebeu dos colegas-gestores das prefeituras da região, Vanuza garantiu que sua gestão à frente da Amunorte será participativa e marcada por parcerias, com um único objetivo: acelerar ainda mais o processo de desenvolvimento do Norte de Goiás.

CONSÓRCIOS – Segundo a prefeita, assuntos de interesse comum dos prefeitos – como a destinação do lixo produzido em cada cidade – podem ser resolvidos através da formação de consórcios intermunicipais.

Tal medida, sempre muito debatida, desoneraria os cofres públicos de municípios menores que ainda não contam com um aterro sanitário controlado para a gestão de seus resíduos sólidos.

“Precisamos forças e buscar parcerias. A realização de consórcios é uma estratégia que barateia os custos de uma gestão municipal, por tratar-se de uma proposta onde todos saem beneficiados; e nossa região também cresce, fortalecida”, comentou Vanuza.

Na oportunidade, a prefeita de Porangatu disse que o Norte do Estado experimentará forte progresso nos próximos anos com a duplicação de BR-153 [de Anápolis até Aliança do Tocantins/TO, um trecho de 624 quilômetros]; a construção da ponte sobre o Rio Araguaia para ligar Goiás ao Mato Grosso [a partir do povoado de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia] bem como a plena operação da Ferrovia Norte-Sul [Pela Rumo Logística]; e da usina de biodiesel [comprada em 2018 pela Olfar S/A – Alimento e Energia] em Porangatu.

HISTÓRICO – Liderança política de grande expressão em toda a região, Vanuza Valadares é a primeira mulher eleita presidente da Amunorte.

Ela já havia feito história em outubro do ano passado ao também consagrar-se como a primeira mulher a ser eleita e, posteriormente, assumir o comando do Executivo porangatuense em janeiro deste ano.

Pouco antes disso – entre setembro de 2019 e junho de 2020 – a atual prefeita de Porangatu foi presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa).

Aliada de primeira grandeza do governador Ronaldo Caiado (DEM), Vanuza colocou o Norte em destaque na gestão caiadista, uma vez que gestores anteriores do Estado pouco se preocuparam em nomear quadros da região para funções de destaque no Governo de Goiás.

A estreita ligação de Vanuza com a Amunorte é antiga: ocupando ou não cargos públicos na região, a atual prefeita de Porangatu sempre se mostrou participativa em pleitos comuns dos prefeitos nas reuniões da entidade nos últimos anos.

Um bom exemplo disso foi o Hospital Regional de Uruaçu, [sonhado por quase 20 anos, mas inaugurado somente por Caiado recentemente] nos períodos em que foi deputada estadual (de 2007 a 2010); primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social (2013-2016) durante a gestão do esposo e prefeito de Porangatu à época, Eronildo Valadares. [Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Porangatu]

COMO FICOU A NOVA DIRETORIA DA AMUNORTE – Presidente: Vanuza Valadares (Porangatu); vice-presidente: Eudes Araújo (Novo Planalto); 2º vice-presidente: Edson Palmeiras (Santa Tereza de Goiás): 1º suplente: Deocleciano Araújo de Lira (Bonópolis); 2º Suplente: Luiz Martins de Oliveira (Mutunópolis);1º Tesoureiro: Jacira Paiva/Cirinha da Farmácia (Montividiu do Norte); e 2º Tesoureiro: Halison Macedo (Formoso). [Foto: Divulgação/ASCOM-Porangatu]

Veja também

Botão Voltar ao topo