Eleições 2020Niquelândia

Boiadeiro abre mão da vice com Jean e retoma pré-candidatura a prefeito em chapa com Carmem Lúcia em Niquelândia

Reviravolta no desenho das pré-candidaturas a prefeito do PROS, do PRTB e do PSDB ocorreu menos de 24 horas após anúncio da união entre os dois primeiros partidos: Jean Cintra ainda não anunciou substituto de Boiadeiro em sua chapa

Ozeas Gomes de Morais, o popular Ozeas Boiadeiro (PRTB), não é mais pré-candidato a vice-prefeito de Niquelândia na chapa encabeçada pelo médico Jean Cintra (PROS).

Menos de 24 horas após o anúncio da composição – às 18h30 da terça-feira (15) – o empresário do ramo de compra e venda de gado decidiu reassumir o protagonismo da disputa eleitoral na cidade do Norte do Estado.

No novo acordo político – celebrado às 11h30 desta quarta-feira (16) – Ozeas Boiadeiro irá pleitear o registro de sua candidatura a prefeito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) compondo chapa com Carmem Lúcia Ferreira (PSDB) para o cargo de vice-prefeita.

Em conversas reservadas com interlocutores mais próximos de Boiadeiro e de Carmem Lúcia – que pediram sigilo de seus nomes ao Portal Excelência Notícias – especula-se que a inexperiência política do postulante do PRTB em articulações de bastidores tenha facilitado a tarefa do pré-candidato do PROS em cooptar Boiadeiro à vaga de vice-prefeito na chapa.

REPERCUSSÃO NEGATIVA – Pouco tempo após a divulgação da informação de que Ozeas Boiadeiro seria vice de Jean Cintra através de foto distribuída nas redes sociais e grupos de WhatsApp em Niquelândia – onde o pré-candidato do PROS aparecia com um chapéu de vaqueiro que marcou as aparições públicas de Ozeas; e este sem o chapéu, descaracterizado, por assim dizer – Boiadeiro foi duramente criticado por seus apoiadores.

Áudios nesse sentido davam conta que adesivos com o nome do pré-candidato – em alusão à sua pré-candidatura  – estavam sendo sistematicamente retirados dos vidros dos automóveis de seus apoiadores.

A queixa geral era de que Boiadeiro não deveria ter recuado de sua pretensão política, justamente porque sua eventual eleição como prefeito de Niquelândia atenderia aos anseios dos moradores da zona rural, que se identificavam mais com a simplicidade do pré-candidato do PRTB do que com a austeridade do pré-candidato do PROS.

Fora isso, comenta-se que a desistência inicial de Boiadeiro em ser candidato a prefeito também teria repercutido negativamente no diretório do PRTB em Goiás, motivando o descontentamento do deputado estadual Júlio Pina (PRTB), seu principal apoiador na Assembleia Legislativa; e do presidente estadual da legenda, Denes Pereira.

A partir desse cenário, segundo fontes ouvidas pelo Excelência Notícias, Boiadeiro voltou atrás e retomou as conversações para ser cabeça-de-chapa.

As discussões e os entendimentos com Carmem Lúcia para que a então pré-candidata do PSDB começaram ainda na noite de ontem aceitasse concorrer ao pleito como pré-candidata a vice-prefeita, culminando com o desfecho positivo nesta manhã.

Carmem Lúcia Ferreira, por seu turno, ganhou projeção política bastante satisfatória nos últimos dois anos. Entre maio e junho de 2018, Carmem foi secretaria municipal de Assistência Social durante 55 dias, ocasião em que seu marido e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Léo Ferreira, foi prefeito interino da cidade por igual período.

Ainda por ocasião das eleições estaduais de 2018, o grupo político de Carmem Lúcia arregimentou 1.220 votos em Niquelândia ao deputado estadual Helio de Sousa (PSDB).

Ele foi mais votado para o cargo na cidade do Norte do Estado. Dada essa contribuição decisiva, a aproximação de Carmem e Léo com o PSDB em Goiás ocorreu de forma bastante espontânea, garantindo-lhe a excepcional condição de pré-candidata a prefeita de Niquelândia no último mês de maio.

A exemplo de Boiadeiro, a provável vice-prefeita na chapa do PRTB nunca disputou eleições.

Até o encerramento desta reportagem – às 17h45 desta quinta-feira – a assessoria do pré-candidato a prefeito Jean Cintra ainda não havia divulgado o nome do substituto de Ozeas Boiadeiro na vaga de vice-prefeito da chapa do PROS.

Veja também

Botão Voltar ao topo