Niquelândia

Legado Verdes do Cerrado auxilia conservação do bioma com produção de mudas de espécies nativas

Com capacidade produtiva de 200 mil mudas nativas do bioma, o Centro de Produção de Biodiversidade (CPB) da Reserva Particular da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) cultiva, em Niquelândia. 50 diferentes espécies para reflorestamento e paisagismo

O Centro de Produção de Biodiversidade (CPB) da Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado produz desde 2018, em Niquelândia, mudas de espécies nativas para diferentes tipos de projetos de recuperação de ambientes no bioma Cerrado; de flora e paisagismo urbano.

No Legado Verdes do Cerrado – área de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio/CBA – o CPB tem capacidade para abrigar 200 mil plantas, quem atendem à demanda de parceiros da Reservas Votorantim; instituições; proprietários rurais; e prefeituras.

No local são cultivadas 50 espécies diferentes, entre elas aroeira, angico, baru, canela-de-ema, pitomba, guariroba, pequi e ipê, aliando a conservação do Cerrado a uma atividade da nova economia.

Segundo o diretor da Reservas Votorantim, David Canassa, o CPB possibilita que o Legado Verdes do Cerrado preste serviço de recuperação ambiental para diversos municípios, o que também contribui positivamente com a arborização de centros urbanos.

Fora isso, de acordo com David, o CPB também atende empreendedores no processo de compensação ambiental, reforçando o empenho do Instituto Votorantim à conservação do Cerrado.

PAISAGISMO URBANO E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL – Em projeto desenvolvido em parceria com a Faeg Jovem de Niquelândia, o Legado Verdes do Cerrado recuperou três nascentes dos córregos Taquari, Sales e Buriti, que cortam o município.

Para tanto, o Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes fez o levantamento das localidades que necessitavam de atividades de recuperação.

Nesse sentido, tais áreas foram revegetadas com 1,4 mil árvores nativas cultivadas no CPB. “Nossa proposta não é apenas ser somente um fornecedor de plantas, mas desenvolver projetos inovadores que busquem valorizar o bioma cerrado”, afirmou David Canassa.

VAZANTE VERDE – Empresa do portifólio da Votorantim S.A. em Vazante/MG, a Nexa firmou parceria com o Legado Verdes do Cerrado e com a prefeitura da cidade mineira para restauração da biodiversidade original do município.

Para tanto, a arborização urbana de Vazante recebeu 320 árvores de espécies nativas como angico, aroeira, jenipapo e ipê amarelo.

Em até cinco anos, estima-se que um total de 10 mil árvores sejam plantadas em Vazante, tornando a cidade um dos únicos municípios no país arborizado com espécies do bioma Cerrado.

OS NÚMEROS DO CERRADO – Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado ocupa área de mais de dois milhões de metros quadrados do território brasileiro.

Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado é reconhecido como a savana mais rica do mundo por abrigar cerca de 11,6 mil espécies de plantas nativas já catalogadas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

CONSERVAÇÃO – Para a produção das plantas, o Legado Verdes do Cerrado faz a coleta de sementes na própria reserva. A coleta também alimenta um banco de sementes com amostras que, futuramente, poderão ser plantadas, conservando assim espécies ameaçadas de extinção.

CONTATO – O contato com o CPB – Centro de Produção de Biodiversidade do Legado Verdes do Cerrado em Niquelândia – pode ser feito pelo e-mail contato@legadoverdesdocerrado.com.br . [Com informações da Assessoria de Imprensa da CBA/Reservas Votorantim, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo