COVID-19Niquelândia

Simulado de emergência nas barragens do Jacuba e Mosquito é adiado pela CBA por causa do novo coronavírus

Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) foram seguidas pela mineradora para evitar contato físico que seria necessário à realização do trabalho preventivo: saúde e segurança da comunidade da cidade do Norte do Estado foi priorizada neste momento delicado da Covid-19

Priorizando a saúde, segurança e bem-estar de todos os envolvidos, o simulado de situação de emergência das barragens do Jacuba e Mosquito, em Niquelândia, será adiado para nova data a ser confirmada.

A decisão foi alinhada pela CBA – Companhia Brasileira de Alumínio com o Corpo de Bombeiros Militar do município – que também representa a Defesa Civil local – durante a última reunião da Comissão Mista que acompanha a implementação do Plano de Ação Emergencial (PAE).

“Todas as etapas previstas pelo Plano de Ação Emergencial têm sido executadas conforme planejado. Entretanto, dadas as recomendações de distanciamento social, a postergação do simulado representa uma medida de prevenção, visando a preservação da saúde de nossos empregados e empregadas, bem como de todos os profissionais atuantes neste exercício e  também da comunidade”, explicou Robson Luis Patrício, consultor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da CBA.

A nova data de realização será definida conforme as atualizações do cenário de pandemia do novo coronavírus, seguindo as indicações da OMS e as definições estabelecidas pelo Governo.

Na reunião da Comissão Mista também foi comunicada a finalização das obras de instalação de sirenes do sistema de comunicação de massa e das placas de sinalização de rotas de fuga e pontos de encontro na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), área de influência direta das barragens. A localização das placas e das rotas de fuga foi validada pelos representantes do Corpo de Bombeiros Militar.

PLANO DE AÇÃO – O plano de ação do simulado de emergência está dividido em cinco fases: a primeira foi o cadastramento de imóveis e da população presente na Zona de Autossalvamento. A segunda etapa foi a de definição e validação dos pontos de encontro e rotas de fuga, a partir de resultado de estudo técnico, conduzido por consultoria especializada, com aprovação do Corpo de Bombeiros.

A terceira fase contempla o mapeamento e análise dos públicos envolvidos, quando são levantadas as necessidades específicas para colocar em prática a etapa de treinamentos para o autossalvamento. Na quarta etapa é iniciado o Plano de Comunicação. Por fim, haverá a realização do simulado, em data a ser confirmada.

Quem faz parte da Comissão Mista:  – CBA: gerente industrial da Unidade, representantes das áreas de segurança e meio ambiente, e comunicação. Niquelândia: representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros Militar (Defesa Civil).

[Informações da Assessoria de Imprensa da CBA, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo