Barro Alto

Caiado entrega 40 casas da Agehab em Souzalândia em parceria com Anglo American e Prefeitura de Barro Alto

Inauguração de hoje faz parte de um total de 140 unidades habitacionais que Estado entregará à população do município administrado pelo prefeito Luciano Lucena, do PSDB: das 40 famílias contempladas, 12 viviam em situação de extrema vulnerabilidade social

Resultado do investimento de R$ 2,8 milhões feito pelo Governo de Goiás por intermédio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), o governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve na manhã desta sexta-feira (26) na solenidade de entrega de 40 casas populares do Loteamento Galdina André no Distrito de Souzalândia.

As casas levantadas no distrito às margens da GO-080 também contaram com a contrapartida financeira da Prefeitura de Barro Alto e com a mineradora Anglo American, que assumiram compromissos nesse sentido com a Agehab. Desde 2011, como se sabe, a Anglo American opera o gigansteco Projeto Barro Alto na região.

A inauguração de hoje faz parte de um total de 140 unidades habitacionais que Caiado entregará à população do município administrado pelo prefeito Luciano Lucena (PSDB), que deve disputar a reeleição para eventual quarto mandato nas eleições municipais deste ano.

Casas populares entregues pelo Governo do Estado em Souzalândia, nesta sexta-feira/26 [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]
Das 40 famílias comtempladas, 12 viviam num terreno em situação de extrema vulnerabilidade social em Souzalândia.

Com as entregas desta sexta-feira, o Governo de Goiás contabiliza 2.318 goianos beneficiados com a casa própria desde janeiro de 2019, quando o Caiado assumiu o comando do Estado.

“A condição de propriedade de uma casa – de ter o seu próprio endereço e poder cuidar da família – é algo muito forte. Esse um momento especial para todos nós. A Agehab tem trabalhado – por minha determinação – junto aos prefeitos. Aqui, de forma mais específica, esse trabalho também foi feito juntamente com a Anglo American”, destacou o governador, durante seu pronunciamento em Souzalândia.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás, durante pronunciamento no Distrito de Souzalândia, em Barro Alto, na manhã desta sexta-feira/26 [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]
TRABALHO INTEGRADO – O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, destacou seu relacionamento de quase 26 anos com a população do Distrito de Souzalândia, desde 2004. Na solenidade, Lucas afirmou que as ações na área habitacional estão chegando em todos os 246 municípios do Estado para fazer diferença na vida de goianos por muito tempo esquecidos pelas gestões anteriores.

“Somos rejeitados pela sociedade. Falam que somos invasores e somos muito discriminados. Era humilhante, mas eu não tinha outra opção. Estou muito feliz. Graças a Deus, vamos fazer parte da sociedade. Agora temos uma casa”, comemorou Maria Lúcia da Silva, de 52 anos, que há nove anos residia ali com o marido que trabalha como gari, o filho adolescente e a neta.

Patrícia Alves de Souza, outra moradora do distrito, recebeu as chaves da sua nova moradia pelas mãos do governador Ronaldo Caiado, representando os demais beneficiários de Souzalândia.

As famílias contempladas foram selecionadas a partir de cadastro feito pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Barro Alto.

“Esses dois novos loteamentos são uma grande realização. “Esse empreendimento era o sonho da minha vida, no que diz respeito à questão da moradia”, afirmou o prefeito Luciano Lucena.

No final da solenidade, Caiado visitou a planta da Anglo American em Barro Alto. A empresa com sede em Londres, na Inglaterra, possui operações em 30 países.

Em Niquelândia e em Barro Alto, produz liga de ferroníquel. Em 2019, apenas na cidade de Barro Alto, foram extraídas 8.667 toneladas de níquel, possibilitando R$ 40 milhões em compras com fornecedores locais. (Com informações da Agehab e do Gabinete de Imprensa do Governo de Goiás)

José Nelto, Adriana do Grimaldi, Caiado, Lucas (Agehab) e Luciano no descerramento simbólico da placa inaugural do Loteamento Galdina André, em Souzalândia [Foto: Divulgação/Governo de Goiás]

Veja também

Botão Voltar ao topo