CoronavírusNiquelândia

Com 18 novos casos em uma semana, Niquelândia agora soma 29 pessoas infectadas por Covid-19

Cidade do Norte do Estado dispara em casos positivos em apenas sete dias: nas últimas 48 horas, mais oito pessoas tiveram diagnóstico positivo pelo novo coronavírus, segundo a Secretaria Municipal de Saúde: alerta

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia às 22h10 deste domingo (21) atesta que a cidade do Norte registrou 8 novos casos confirmados de Covid-19 em apenas 48 horas.

Agora, 29 pessoas residentes em Niquelândia foram oficialmente infectadas pelo novo coronavírus. Três pacientes já foram declarados como curados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A única internação de paciente de Covid-19 da cidade é o caso de uma idosa de 74 anos. Ela continua sendo assistida pela equipe médica do Hospital de Campanha (HCamp) do Governo do Estado, em Goiânia.

A paciente foi transferida para a capital em ambulância UTI do Hospital Santa Marta, após ter sido intubada em respirador mecânico da instituição particular.

Em teste rápido realizado ainda em Niquelândia, houve a confirmação de que a idosa era portadora do novo coronavírus.

Depois, familiares divulgaram mensagens em grupos do WhatsApp da cidade atestando que o exame feito no HCamp deu positivo. Pelo fato da idade avançada, seu estado de saúde ainda inspira vários cuidados.

O AVANÇO DA DOENÇA NA CIDADE – No boletim epidemiológico que a Secretaria de Saúde de Niquelândia divulgou às 18h35 da sexta-feira (19), a cidade registrava 21 casos positivos de Covid-19 – dois a mais que os 19 contabilizados às 19h30 da quinta-feira (18).

Dois dias antes – na terça-feira (16) – Niquelândia havia confirmado cinco novos casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em apenas 24 horas, elevando esse número para 16 casos.

Na véspera – na segunda-feira (15) – a pasta comandada pela secretária Cida Gomes contabilizava 11 casos confirmados de Covid-19.

Há duas semanas, a cidade entrou na delicada condição de transmissão comunitária do vírus. Ou seja, quando a pessoa contaminada não viajou ou não indicou que esteve na presença de alguém previamente diagnosticado como portador do novo coronavírus.

A infecção pelo vírus no município – que estava estabilizada em quatro casos até a terça-feira da semana passada, dia 9 – já havia dado um salto preocupante no feriado nacional da quinta-feira (11).

Naquele dia, às 17h45, o primeiro boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia, atestava crescimento de quatro para cinco casos. O acréscimo de mais um caso positivo, apesar de preocupante, não causou tanto alarde na população na ocasião.

Porém, duas horas mais tarde, às 19h45- ainda na quarta-feira (11) – o número de confirmações saltou de cinco para nove casos no segundo boletim daquele dia.

No sábado (13), um novo caso confirmado de Covid-19 em Niquelândia fez a contagem mudar mais uma vez: de 9 para 10 casos positivos.

Passadas mais 48 horas – ou seja, na segunda-feira (15) – o município confirmou mais um caso – passando esse total de 10 para 11 infectados. Com os oito casos contabilizados de uma vez só, na noite deste domingo (21), Niquelândia registrou 18 casos em apenas uma semana.

Os números da Secretaria Estadual de Saúde, vale salientar, contabilizam número superior de doentes como se fossem da própria cidade pois, segundo o município, tratam-se de pessoas que mudaram-se de Niquelândia, mas não fizeram atualização cadastral do cartão do SUS.

Vídeos em grupos de WhatsApp do município continuam atestaram o acúmulo de pessoas nas ruas, muitas delas sem máscara; bem como ‘festinhas’ particulares em residências, com aglomeração de pessoas.

O mesmo também está ocorrendo ocorreu às margens do Lago Serra da Mesa, em vários pontos da zona rural da cidade, com exagero em som automotivo, sem preocupação com o isolamento social e igualmente, sem máscaras.

Números da Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia contabilizam apenas pacientes que, comprovadamente, passaram por atendimento no próprio município [Foto: Reprodução/Supercom]

Veja também

Botão Voltar ao topo