CoronavírusNiquelândia

“Quem teve contato comigo precisa avisar a Saúde”, adverte Ozeas Boiadeiro, positivo para Covid-19

Pré-candidato a prefeito de Niquelândia sentiu dores no corpo e garganta arranhando na manhã do sábado (6) e foi diagnosticado com a doença na quinta (11): número de casos chegou a nove e cidade já possui transmissão comunitária

O empresário e pecuarista Ozeas Gomes de Morais, de 36 anos – o popular Ozeas Boiadeiro (PRTB) – que é pré-candidato a prefeito de Niquelândia pelo PRTB – concedeu rápida entrevista exclusiva por telefone ao Portal Excelência Notícias no início da tarde desta sexta-feira (12), oportunidade em que confirmou que foi diagnosticado como caso positivo de Covid-19.

Com quadro de saúde bastante satisfatório, ele irá cumprir isolamento social de 14 dias determinado pela Secretaria Municipal de Saúde em sua residência, no Residencial Madri.

Todas as atividades políticas de sua pré-campanha à prefeitura foram canceladas. Sua esposa Raquel e as duas crianças do casal também estão em boas condições de saúde, segundo ele.

Por tratar-se de informação de interesse privado dos pacientes, a Secretaria de Saúde não divulgou oficialmente que Ozeas era o pretenso postulante ao Poder Executivo que estava com quadro clínico suspeito para a doença desde a última segunda-feira (8), quando ele fez o exame PCR num laboratório particular da cidade.

Porém, vale salientar que a prefeitura manteve total discrição de que confirmação de mais um caso positivo em Niquelândia seria exatamente o do pré-candidato a prefeito da cidade, até então o quinto caso confirmado.

OS SINTOMAS DE OZEAS – “No sábado (dia 6), eu amanheci com o corpo doendo porque tinha trabalhado bastante na sexta (dia 5). Começou comigo sentido a garganta ‘arranhando’. No domingo (dia 7), meu corpo ainda estava doendo e a garganta ainda estava ruim. Então, eu entrei em contato com o pessoal da Saúde; e falei que queria fazer exame para saber se eu estava com a Covid-19. E o resultado saiu positivo ontem (quinta/11) na parte da tarde. Mas, na segunda-feira, eu havia tomado um certo remédio e meu corpo já estava bem melhor”, afirmou Ozeas Boiadeiro, que também divulgou nota em suas redes sociais para tranquilizar a população local.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota oficial atestando que não foi  possível evidenciar o contato do paciente (Ozeas, até então sob sigilo) com pessoas de outros Estados ou municípios listados como os mais afetados pela pandemia.

“Eu não viajei para lugar algum. Estive o tempo todo aqui em Niquelândia; e me contaminei aqui mesmo na cidade, mas não sei dizer de quem eu peguei o vírus”, comentou Ozeas.

Ou seja, a contaminação do pré-candidato a prefeito ficou configurada como a primeira ocorrência de transmissão comunitária do vírus em Niquelândia.

“Trata-se de um estágio considerado alarmante, por indicar que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais um raio restrito de contaminação. Isso potencializa os riscos de transmissão e dificulta o controle da Covid-19 em nosso município”, afirmou Cida Gomes, no comunicado.

A Secretaria Municipal de Saúde também já identificou e colocou três pessoas em isolamento/quarentena por 14 dias por estas terem tido contato direto com o pré-candidato a prefeito: duas que fazem parte de sua assessoria direta; e o jornalista Euclides Oliveira, proprietário deste site de notícias, que entrevistou Ozeas Boiadeiro pessoalmente no último dia 3 de junho.

Essas já estão sendo monitoradas diariamente, mediante a ligação de enfermeiros da Saúde para saber como estão se sentindo de um dia para o outro; e serão submetidos aos testes PCR para o novo coronavírus pela Prefeitura de Niquelândia no próximo domingo (14). Os resultados serão divulgados até o final da próxima semana.

Além de Ozeas, outras quatro pessoas de uma mesma família do Povoado Quebra Linha, a 70 quilômetros da área urbana do município, também testaram positivo para o novo coronavírus.

Gustavo de Carvalho Lopes, em post no Facebook, informou que ele e os demais parentes estão bem; sem sintomas graves; que a doença se manifestou como um simples resfriado, inicialmente; e que estão todos em quarentena desde o último domingo (7), quando foram submetidos à coleta das amostras para os exames.

Com essas cinco novas confirmações, o número de casos positivos de Covid-19 em Niquelândia saltou de quatro para nove em apenas 24 horas, entre a quarta-feira (10) e a quinta-feira (11).

PRÉ-CANDIDATO FAZ RECOMENDAÇÕES – “Todas essas pessoas precisam sim respeitar a quarentena determinada pela prefeitura. Após alguns dias (de 6 a 8, em média) podem começar a aparecer alguns sintomas de ter contraído – igual como foi no meu caso, que fiquei com a garganta arranhando e o corpo doendo – e devem procurar o pessoal da Saúde  e, principalmente, as que tiveram contato direto comigo na semana passada”, advertiu Ozeas Boiadeiro.

Número de casos positivos de Covid-19 em Niquelândia segue estacionado em nove pacientes, o mesmo registrado ontem [Foto: Supercom/Prefeitura de Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo