Eleições 2020Niquelândia

De vendedor de gado a pré-candidato a prefeito, conheça a história de Ozeas Boiadeiro

Em longa entrevista exclusiva ao Excelência Notícias, Ozeas contou como deixou a zona rural aos 14 anos para trabalhar antes de notabilizar-se como fornecedor de carne aos açougues de Niquelândia: trajetória chamou atenção do deputado estadual Júlio Pina (PRTB) sobre o potencial de Ozeas às eleições municipais deste ano

Nascido Ozeas Gomes de Morais há 36 anos na região do Ferrador – zona rural, onde seus pais se instalaram quando deixaram Abadiânia –  o pré-candidato a prefeito de Niquelândia Ozeas Boiadeiro (PRTB) sempre soube, desde menino, que o trabalho honesto seria a chave do sucesso e da prosperidade no decorrer de sua vida.

Tido como a maior novidade no cenário político da cidade do Norte do Estado às eleições municipais deste ano – com potencial para desbancar nomes tradicionais – Ozeas concedeu esteve na redação do Portal Excelência Notícias na tarde da quarta-feira (3), para uma rica entrevista exclusiva.

Na conversa, o pré-candidato a prefeito pelo PRTB contou que labuta aos 14 anos quando saiu do campo para a cidade.

Ozeas Boiadeiro, com as cabeças de gado ao fundo: atividade próspera o fez muito conhecido em Niquelândia [Foto: Arquivo Pessoal]
“Perdi meu pai quando tinha apenas dois anos de idade. Ficamos eu e mais quatro irmãos, tendo que pegar em ferramentas desde cedo, para garantir o sustento dentro da nossa casa. Minha mãe faleceu quando eu tinha 16 anos mas, graças a Deus, ela nos deu uma criação muito boa”, relembrou Ozeas.

Funcionário da Votorantim Metais até 2010 – onde trabalhou como operador de máquinas por 7 anos, entre contratação direta e terceirização – Ozeas Boiadeiro nunca deixou de cultivar sua paixão e prazer pela vida e os costumes na roça, onde foi criado.

“A única coisa que sempre aprendemos foi trabalhar, para fazer as coisas certas”, completou ele.

APOIO DOS AÇOUGUEIROS – Nas visitas que tem feito, o pré-candidato Ozeas Boiadeiro tem angariado aceitação do eleitorado, sobretudo os que já conheciam seu trabalho na área de compra e venda de gado em Niquelândia [Foto: Divulgação]
Nas horas de folga na mineradora, o pré-candidato a prefeito sempre reservava um tempinho para cuidar do gado na propriedade rural da família.

E, paralelamente ao trabalho na Votorantim, Ozeas começou a prosperar na atividade de compra e venda de cabeças de gado de corte, em Niquelândia.

Por causa disso – que se tornou sua principal fonte de renda – Ozeas ganhou o apelido “boiadeiro”, algo que vem despertando muita curiosidade entre os eleitores da cidade que ainda não o conhecem pessoalmente.

O LADO FAMÍLIA – Ozeas Boiadeiro com a esposa Raquel e as duas filhas do casal [Foto: Divulgação]

Mas ele soube crescer aos pouquinhos, um passo de cada vez: muito antes de ser um postulante à Prefeitura de Niquelândia, Ozeas Boiadeiro, em fase de ascensão econômica, comprou um caminhão-basculante para o transporte de minério extraído na planta do Acampamento Macedo; e construiu sua primeira casa própria no Residencial Sol Nascente.

Não só pelos sete anos como morador do populoso bairro que tem ruas de chão batido até hoje – mas também pelas inúmeras andanças nas estradas vicinais do maior município em extensão territorial de Goiás – Ozeas Boiadeiro tornou-se um profundo conhecedor da dura realidade dos niquelandenses que ainda vivem na zona rural.

MAIS APOIOS – Ozeas Boiadeiro também está conversando bastante com lojistas de produtos agropecuários, buscando o fortalecimento da pré-candidatura a prefeito em Niquelândia [Foto: Divulgação]

Tal visão acentuou-se muito mais a partir de janeiro de 2016 – ano em que Votorantim Metais paralisou suas atividades em Niquelândia – o que fez Ozeas Boiadeiro vender seu ‘bruto’ que puxava minério da mineradora, pela extinta cooperativa de transportadores.

O tempo foi passando e o matuto da região do Ferrador – hoje um astuto empresário – investiu na compra de um caminhão-boiadeiro para atender as demandas da região, evidenciando ainda mais o apelido que consagra sua história pessoal.

NO BURITI ALTO – No povoado de mesmo nome, distante 270 quilômetros de Niquelândia, o pré-candidato Ozeas Boiadeiro [à esq] realizou importante visita, recentemente [Foto: Divulgação]
Com o êxito que foi alcançando, Ozeas Boiadeiro também se tornou fornecedor de gado de corte para a maioria dos açougues de Niquelândia por cerca de 10 anos, se tornando ainda mais conhecido no município.

Há seis meses, porém, afastou-se do ramo e novamente concentrou-se nas atividades de compra e venda de gado, razão maior do seu sucesso profissional.

TRANSPARÊNCIA – “Quando havia excesso de gado disponível, eu comercializava para frigoríficos de fora, de outras cidades, graças às amizades fiz nesse ramo. Toda vida eu gostei de fazer negócios, mas sempre de uma forma bem transparente. Nunca dei prejuízo para ninguém. Todos nós temos problemas, mas não podemos levar os nossos problemas para outras pessoas. Por isso é que, tanto na zona rural como aqui mesmo dentro da cidade, tenho uma convivência e uma confiança muito boa dos nossos comerciantes, para com a minha pessoa”, orgulha-se o pré-candidato a prefeito.

Pai de duas meninas – uma de oito anos e uma recém-nascida, com apenas três meses – Ozeas é casado com Raquel Morais e hoje reside numa confortável casa no Residencial Madri, perto da Unidade Integrada Sesi-Senai.

Aos 36 anos, Ozeas Boiadeiro [PRTB) aceitou o desafio de ser pré-candidato a prefeito de Niquelândia nas eleições municipais [Foto: Divulgação]
“Troquei meu comércio de carnes – um açougue, que eu também havia sido dono em Niquelândia – por esse lote [no Residencial Madri] no tempo em que eu morava no Sol Nascente; e comecei a construir [o imóvel onde mora atualmente”, detalhou o pré-candidato a prefeito, com muita simplicidade.

Concluiu o Ensino Fundamental por meio do ensino supletivo (Educação de Jovens e Adultos/EJA) no Colégio Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago, no Jardim Ipanema. Não concluiu o Ensino Médio – abandonou o EJA no 2º ano – para seguir trabalhando, com muito afinco.

Ozeas Boiadeiro [ao centro] durante visita a uma família de Niquelândia, em sua atribulada agenda como pré-candidato a prefeito da cidade [Foto: Divulgação]

E, como o leitor do Portal Excelência Notícias já deve ter notado, não foi a relativa falta de estudo que impediu Ozeas Boiadeiro de chegar onde chegou, a ponto de estar trabalhando intensamente na viabilização de sua pré-candidatura a prefeito de Niquelândia.

Hoje, Ozeas emprega três funcionários na Fazenda Papuda – que administra por arrendamento, há sete anos – sendo proprietário de cerca de 200 cabeças de gado, além das que comercializa rotineiramente.

https://www.facebook.com/ozeas.boiadeiro/videos/2647886082166109/

VÍDEO 1 –  Simplicidade do pré-candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro é um diferencial que se destaca entre os nomes que desejam disputar a eleição em Niquelândia  [Divulgação] 

O INÍCIO DO PROJETO POLÍTICO – Ozeas disse ao Excelência Notícias que conheceu o deputado estadual Júlio Pina (PRTB) por intermédio do vereador Erivaldo Mendanha da Silva, o Piqui (PSD).

Principal aliado político de Pina em Niquelândia, Piqui apresentou Boiadeiro ao parlamentar inicialmente para negócios envolvendo cabeças de gado – pelo fato de o pré-candidato a prefeito ser considerado o maior comprador/vendedor de bovinos na região – já que o deputado com base eleitoral em Senador Canedo possui propriedade rural na direção de Colinas do Sul.

Nascido e criado na zona rural de Niquelândia, Ozeas Boiadeiro faz questão de manter as origens autênticas que o deixaram bastante conhecido na cidade do Norte do Estado: gosto também pelas montarias [Foto: Divulgação]
Da questão comercial, surgiu uma grande amizade:  Júlio Pina convidou Ozeas Boiadeiro para ingressar no PRTB e também para ser o presidente da legenda em Niquelândia, apostando no potencial do empresário por representar o “novo” à disputa do Poder Executivo nas eleições deste ano.

DO RECEIO AO FORTE ESTÍMULO – “Falei pra ele [Pina] que eu não queria mexer ‘com esses trem’ de política, mas o deputado me garantiu que haveria outras pessoas para me auxiliar [na condução do partido] e aí eu aceitei me filiar e ser o presidente. Eu realmente não tinha pensamento algum em ser pré-candidato a prefeito porque o meu serviço [de compra e venda de gado] consome muito o meu tempo. Mas meus amigos – os fazendeiros da zona rural, por onde eu ando há muito tempo vendo que tudo está muito largado – me incentivaram a colocar meu nome, por causa dos problemas em nossas estradas vicinais”, comentou Ozeas Boiadeiro.

https://www.facebook.com/ozeas.boiadeiro/videos/2422385288060629/

VÍDEO 2 –  Ozeas Boiadeiro recebeu o apoio formal do deputado estadual Júlio Pina (PRTB), principal idealizador de sua pré-candidatura a prefeito em Niquelândia [Divulgação]

Desconhecido da maioria do eleitorado da cidade – e portanto, com baixo índice de rejeição em comparação aos políticos tradicionais – Ozeas disse que iniciou a pré-campanha há pouco mais de 60 dias, com ótima aceitação popular nas visitas que têm realizado.

“Vejo que as pessoas daqui, por estarem envolvidas com a política há muitos anos, estão muito desgastadas perante nossa população. Quando eu ando, por aí, noto que as pessoas querem um nome novo para fazer uma gestão diferente, não a mesmice de sempre. Alguns gestores, infelizmente, trabalharam para grupos e esqueceram do povo. E não se pode brincar com a cara do povo”, avaliou o pré-candidato a prefeito.

Ozeas Boiadeiro, pré-candidato a prefeito de Niquelândia pelo PRTB [Foto: Divulgação]
E OS PROJETOS? Ainda em fase de elaboração, as principais propostas de Ozeas Boiadeiro à eventual disputa pelo cargo versam sobre a eventual criação – se houve viabilidade jurídica – de uma cooperativa de coletores de lixo em Niquelândia (com aquisição de uma frota de caminhões próprios da prefeitura) para eliminar a necessidade de contratação de empresas por meio de licitação para tal serviço.

Ele também defende maior democratização e alternância, por parte do Poder Executivo, na contratação de fornecedores e prestadores de serviços à municipalidade para que as compras da prefeitura não se resumam aos empresários-apoiadores da chapa vitoriosa nas eleições.

Na área da Saúde, Ozeas defende o efetivo funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Brasil, cujo prédio está concluído desde o final de 2016; e a contratação de mais médicos-especialistas.

“Eu vejo que, se nós vestirmos a camisa do município, para formarmos uma equipe competente de secretários – com as pessoas certas em cada área, em cada setor – não há maiores dificuldades [para administrar a Prefeitura de Niquelândia]. Porém, para isso, há que se ter pulso firme. Eu fui criado de berço para ser assim, para fazer a coisa certa. Não existe razão de mudar meu jeito de ser, por causa dessa possibilidade de eu me tornar político, para fazer coisas erradas [na aplicação do dinheiro público]”, afirmou o pré-candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro, na entrevista ao Excelência Notícias.

RENOVAÇÃO, SEM REJEIÇÃO – “Vejo que as pessoas daqui, por estarem envolvidas com a política há muitos anos, estão muito desgastadas perante nossa população”, avaliou o sempre sorridente pré-candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro [Foto: Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo