COVID-19Niquelândia

Testagem do Lacen confirma idosa de 66 anos como 1º caso positivo do novo coronavírus em Niquelândia

Pacientes está em boas condições de saúde e havia regressado de Manaus onde moram seus filhos: suspeita foi levantada após consulta médica, no dia 22

Em nota oficial divulgada no início da noite do sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia confirmou o primeiro caso positivo de Covid-19 na cidade do Norte do Estado.

A paciente é uma idosa de 66 anos – que é nascida na cidade – mas que havia viajado a Manaus para rever filhos que moram lá.

O Estado do Amazonas contabiliza, até o momento, 3.600 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 280 já morreram vítimas da Covid-19.

De acordo com a secretária Cida Gomes, a mulher chegou em Niquelândia na sexta-feira (17) onde abrigou-se na casa de sua filha, em determinado bairro do município.

Na quarta-feira (22), a paciente buscou atendimento médico no Hospital Municipal Santa Efigênia, queixando-se de ligeira falta de ar; dores no corpo; dor de cabeça; perca do olfato [incapacidade de perceber odores]; e de paladar [incapacidade de perceber o gosto dos alimentos.

Na quinta-feira (23), a pasta sob comando de Cida Gomes fez a coleta da amostra para diagnóstico da Covid-19, que foi encaminhada à análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Goiânia. O resultado, positivo, foi divulgado em apenas 48 horas.

A paciente também é diabética e hipertensa, fatores estes que podem contribuir para o agravamento do seu quadro clínico de Covid-19. Porém, segundo a secretária, a idosa está em isolamento social, sem maiores queixas em relação à própria saúde.

“Por isso, diante dessa confirmação do primeiro caso confirmado do novo coronavírus aqui em Niquelândia, reforço nosso apelo para que a população siga respeitando as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde; evitando locais públicos; aglomerações. Outro cuidado fundamental é sair de casa apenas em situações extremamente necessárias, sempre com máscara. Nesse momento, precisamos que todos redobrem os cuidados com higiene e prevenção”, afirmou Cida Gomes, na nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja também

Botão Voltar ao topo