Niquelândia

Católicos fazem festa para receber Frei Herton, novo administrador paroquial da Igreja Matriz

Posse ao jovem religioso, de apenas 34 anos, foi dada pelo administrador diocesano de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton na noite da quinta-feira (13)

A noite de quinta-feira (12) foi de festa entre católicos que lotaram o Santuário São José do Tocantins, a Igreja Matriz de Niquelândia, para prestigiar a posse do frei Herton Alcântara dos Santos como novo administrador paroquial da tradicional igreja da cidade do Norte do Estado.

Na presença de diversos padres e frades franciscanos, a Missa Solene foi celebrada pelo administrador da Diocese de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena. Fiéis de todas as paróquias de vários bairros, subordinadas à Igreja Matriz, prestigiaram a posse.

Frei Gilberto, frei Herton, padre Agameniltonn, frei Jailton e padre Volney na missa que marcou posse do jovem religioso como administrador paroquial da Igreja Matriz [Foto: Excelência Notícias]
Aos 34 anos, o jovem religioso vai comandar uma paróquia pela primeira vez desde que foi ordenado sacerdote em 9 de dezembro de 2017, após incansáveis 10 anos de estudos em Teologia e em Filosofia.

Durante os ritos formais da Igreja Católica para a ocasião, padre Agamenilton detalhou que deverá voltar em Niquelândia após o dia 19 de fevereiro para que frei Herton seja efetivado em definitivo como pároco, com direito a um mandato de quatro anos em Niquelândia.

Paroquianos da Igreja Matriz de São José cumprimentaram frei Herton por sua chegada em definitivo em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Antes dessa data – quando se completará um ano da vacância da titularidade da Diocese de Uruaçu – frei Herton exercerá as funções em Niquelândia de maneira provisória.

Padre Agamenilton explicou que ele, enquanto administrador diocesano, somente poderá assinar atos administrativos que eram da responsabilidade do então bispo dom Messias dos Reis Silveira, (hoje à frente da Diocese de Teófilo Otoni/MG) após 12 meses sem bispo-titular na região.

Padre Francisco Agamenilton é o atual Administrador Diocesano de Uruaçu: Vaticano ainda não nomeou sucessor definitivo de dom Messias dos Reis Silveira [Foto: Excelência Notícias]

Antes de sua indicação para as funções em Niquelândia, frei Herton havia atuado na Paróquia Nossa Senhora da Libertação; e na Paróquia São Paulo e São Pedro, ambas na capital e subordinadas à Arquidiocese de Goiânia.

O novo administrador paroquial da Igreja Matriz substitui o pároco anterior, frei Gilberto de Jesus Rodrigues. Após quatro anos em Niquelândia, o experiente religioso assumiu o cargo de Ministro Provincial dos Frades Franciscanos Menores Conventuais (Região 3) em Águas Lindas de Goiás, no Entorno de Brasília.

Frei Gilberto – que esteve na cidade para prestigiar a posse de seu sucessor – foi muito aplaudido pelo rebanho que conseguiu cativar ao longo do período à frente do Santuário São José.

“Hoje eu prefiro transformar minhas expectativas em perspectivas, porque o povo de Niquelândia é muito carismático, religioso e acolhedor”, afirmou Frei Herton, em sua primeira entrevista [Foto: Excelência Notícias]

O QUE DISSE FREI HERTON –  “Para mim, foi uma grande alegria ser designado como pároco, reitor e guardião do Santuário São José, em assumir esse chamado do Senhor Jesus, que me enviou para Niquelândia para que eu torne cada vez mais santo; e para que essa comunidade seja cada vez mais santa. Eu já havia estado na cidade para comemorar o aniversário dos meus confrades, mas o meu primeiro contato direto com o povo de Niquelândia foi neste ano, por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo. Esse momento já havia sido formidável para mim, pois trata-se de um povo muito acolhedor e carismático, que nos transmite muita paz. E, acima de tudo, trata-se um povo muito religioso. Hoje, eu prefiro transformar a palavra ‘expectativa’ em ‘perspectiva’, porque acredito que ela realmente faz acontecer o que desejamos para a nossa vida”, afirmou frei Herton, em sua primeira entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias ao final da celebração em Niquelândia.

Católicos de Niquelândia lotaram dependências da Igreja Matriz da cidade para a posse de Frei Herton [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo