Niquelândia

Com pratos à mesa, organizadores abrem contagem regressiva à realização do Festival Gastronômico

Goiás Turismo, Poder Executivo, Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) e Sebrae Goiás apresentaram na tarde da segunda-feira (23), em Niquelândia, o cardápio oficial do 1º JOSEPHINA’S – Comida de Tradição – 1º Festival Gastronômico da Região do Vale da Serra da Mesa: evento será nos dias 11 e 12 de outubro

Mesa farta, de saltar aos olhos, que dava água na boca. Cores e sabores inigualáveis (condimentados e adocicados) com quase 300 anos de tradição e também do cotidiano local –  animaram na tarde da segunda-feira (23), em Niquelândia, todos os tipos de paladares do público  – imprensa, autoridades e demais convidados –  que prestigiou o evento de apresentação oficial dos pratos que serão servidos na cidade do Norte do Estado por ocasião do 1º JOSEPHINA’S – Comida de Tradição – 1º Festival Gastronômico da Região do Vale da Serra da Mesa.

Previsto para ser realizado no Centro Histórico de Niquelândia, ao redor da Igreja Matriz, nos dias 11 e 12 de outubro, o evento é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo; e da Prefeitura de Niquelândia, através da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin); e do Sebrae Goiás; e patrocínios do SICOOB da Niqturbo Telecom; da Als Web Soluções em Marketing Digital; da Center Med, da Biolab, da Droga Med, da UNIP Polo Niquelândia; da Lakes Fish; da Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN), de Goiânia; e do deputado federal Alcides Ribeiro Filho, o Professor Alcides (PP).

OS ORGANIZADORES E O DEVER CUMPRIDO – Duas horas depois – cumprido o desafio da mesa arrumada com os deliciosos pratos do Festival Gastronômico – equipe que organizou a apresentação dos pratos registrou o momento histórico, antes que as delícias fossem devidamente experimentadas pelos convidados [Foto: Euclides Oliveira]

ENTUSIASMO – “O meu sentimento é de que está havendo união de todos nós, comerciantes da área gastronômica, para que ocorra realmente esse estímulo ao nosso turismo através desse festival, com um evento muito bonito. No nosso caso em especial, um dos pratos que apresentamos hoje (ontem) foi a ‘Tilápia Serra da Mesa’ inclusive para valorizarmos a produção local desse tipo de peixe”, comentou a empresária Alinny Mesquita Ribeiro, sócia-proprietária do tradicional Restaurante Raja Gaúcha com seu esposo Romildo Ribeiro Neto.

A coordenadora de Gastronomia da Goiás Turismo, Sonea Stival – que conduz o trabalho de consultoria à organização do Festival Gastronômico de Niquelândia – destacou sua experiência anterior em outros trabalhos no município que resultaram num livro com as mais tenras receitas com produtos regionais. Algumas delas, vale ressaltar, foram iniciadas por gerações passadas e se perpetuaram nos dias atuais em função do cultivo das tradições familiares locais.

Sonea (Goiás Turismo), Fernando Carneiro (prefeito da cidade),  Roneide (Turismo), Ronaldo (ACIN), Daniel Gonçalves e Fernanda (ACIN):  união de esforços está garantindo realização do 1º Festival Gastronômico de Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira]
De acordo com ela, o Mapa Turístico do Estado de Goiás prevê apoio à projetos macro em regiões distintas com potencial para exploração da gastronomia com viés econômico à geração de emprego e renda.

Na região de Serra da Mesa, Niquelândia será a primeira cidade a sediar o festival neste ano dentro do Programa Rotas Gastronômicas, lançado recentemente pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, com aval do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Apresentação do Festival Gastronômico de Niquelândia foi marcada por pratos variados, que serão saboreados pela população da cidade no Centro Histórico da Praça da Matriz nos dias 11 e 12 de outubro [Foto: Euclides Oliveira]
“Penso que Niquelândia, sediando esse evento nos dias 11 e 12 de outubro, terá a oportunidade de mostrar essa riqueza gastronômica que existe aqui. Há mais de cinco anos eu frequento Niquelândia, inclusive como consultora do Sebrae, quando fizemos um diagnóstico nesse sentido, resultando em tudo isso que está nessa mesa. Estamos, inclusive, tentando viabilizar o lançamento de um livro com essas receitas, no evento. Passado algum tempo, fomos demandados inicialmente pela Associação Comercial e, mais recentemente, pela Prefeitura de Niquelândia, bem como outras instituições, para que esse projeto do ‘Josephina’s – Comida de Tradição’ chegasse à Goiás Turismo. E, após tantos anos, foi uma grande coincidência que o nosso presidente (Fabrício Amaral) me pediu que retornasse a Niquelândia para a execução desse trabalho, o que me deixou muito feliz”, comentou Sonea.

Tilápia Serra da Mesa, no centro da foto, foi um dos três pratos escolhidos pelo Restaurante Raja Gaúcha para comercialização no Festival Gastronômico de Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira]
OS PREPARATIVOS – Os experientes chefs de cozinha Humberto Marra e Gilmar Borges novamente acompanharam a coordenadora de Gastronomia da Goiás Turismo em Niquelândia, quando deram total assistência aos proprietários dos  bares/restaurantes do município que participam do projeto. Marra e Borges cuidaram de todos os detalhes para a apresentação oficial dos pratos fosse inesquecível e à altura do tamanho do evento que se pretende realizar no próximo mês.  Ao Excelência Notícias, Humberto Marra destacou que, desde as primeiras reuniões, percebeu grande potencial gastronômico em Niquelândia, aumentando assim sua motivação em colaborar com a organização junto à Goiás Turismo.

“Vejo que esse evento será algo muito gratificante para o nosso município; e que trará inúmeros benefícios para Niquelândia. O governador (Ronaldo Caiado) se mostra preocupado com a gente, sabe da nossa realidade financeira e, através da Goiás Turismo, o Estado não está medindo esforços para que o festival gastronômico possa dar certo”, comentou o prefeito Fernando Carneiro (PSD), sempre ladeado pela secretária de Turismo, Roneide Pereira da Silva.

Os chefs de cozinha Gilmar e Humberto (à esquerda, juntamente com Sonea Stival e o prefeito Fernando Carneiro, atentos ao pronunciamento da secretária de Turismo, Roneide Pereira [Foto: Euclides Oliveira)

De acordo com o atual presidente da ACIN, Ronaldo Fernandes da Silva – que é empresário da área ferragista – a entidade classista hoje sob seu comando propôs o evento à Goiás Turismo após o movimento apartidário “Pacto de Niquelândia” identificar, por meio do Programa Líder Norte do Sebrae, que a cidade de 45 mil habitantes precisava reinventar-se em suas potencialidades econômicas, depois da paralisação das atividades de beneficiamento e minério de níquel da Votorantim Metais há três anos.

“Queremos que Niquelândia reaja diante desse processo econômico que vivenciamos atualmente, porque acreditamos que a cidade possui riquezas e muito potencial para se reerguer. O que falta é a sociedade se apoderar disso, com a busca de recursos para o desenvolvimento da nossa cidade. A parte da gastronomia, como estamos vendo hoje aqui, pode ser muito bem aproveitada, a exemplo dos nossos pontos turísticos, que são pouco visitados. Na minha concepção, quando Niquelândia chegar aos 300 anos de fundação (em 2035) a cidade chegará num patamar melhor de desenvolvimento, atraindo novamente pessoas de fora para cá”, comentou o presidente da ACIN.

 

Pelo Sebrae de Porangatu, o analista Leonardo Oliveira representou no evento em Niquelândia a gerente do escritório da Regional Norte, Rubya Karla Araújo. Segundo ele, a expectativa do Sebrae é que a cidade do Norte do Estado se torne ainda mais conhecida com esse fomento ao turismo por meio da gastronomia.

“Porém, nosso objetivo maior é que esse evento fomente o empreendedorismo através do turismo e da cultura local, pois somente assim é que os indicadores econômicos de uma cidade como Niquelândia poderão melhorar de forma mais consistente”, afirmou Leonardo.

1º Josephinas – Comida de Tradição – Festival Gastronômico da Região do Vale da Serra da Mesa está sendo realizado em Niquelândia pelo Governo de Goiás, Goiás Turismo e Prefeitura Municipal de Niquelândia, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) e do Sebrae Goiás [Cartaz de Divulgação}

Veja também

Botão Voltar ao topo