Goiânia

Com 4 milhões de veículos registrados, Detran rompe barreira histórica em Goiás

Em dez anos, frota de veículos no Estado dobrou, fato esse que também preocupa o presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Marcos Roberto Silva: sozinha, Goiânia possui 1 milhão de carros, aumentando a complexidade no fluxo diário da capital

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou, na última semana, que a frota goiana de veículos ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades. Considerando-se que, nos 246 municípios do Estado, existem cerca de 7 milhões de habitantes, os goianos possuem 0,57 veículo por pessoa, na média.

Os números surpreendem porque, na última década, a frota de carros em Goiás praticamente dobrou: em setembro de 2009, o Detran contabilizava pouco mais de 2.028.000 veículos emplacados em seu território.

Os 4.000.065 veículos de todos os tipos registrados em Goiás, até a sexta-feira (13), estão assim subdivididos: 2.371.710 carros; 1.156.545 motos; 114.817 caminhões; 32.690 ônibus; e 324.303 veículos diversos (como utilitários; triciclos; tratores; side-car; semi-reboque; reboque, quadriciclos e outros).

MARCA HISTÓRICA, PREOCUPAÇÃO TAMBÉM – De acordo com o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, cerca de 10 mil veículos novos são emplacados mensamente, no Estado. Segundo ele, ao passo que Goiás possui média superior a um veículo para a cada dois habitantes – indicador econômico positivo no contexto das 27 unidades da federação – o crescimento da frota também requer que o Detran esteja cada vez mais atento em sua missão fundamental de organizar a complexidade do trânsito, sobretudo em Goiânia e nas maiores cidades da Região Metropolitana da capital.

Na capital, mais de 1 milhão de veículos trafegam diariamente. O ranking das cidades goianas com mais veículos é completado, pela ordem, por Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Catalão e Jataí.

“Buscamos estabelecer diretrizes para auxiliar, sobretudo, na segurança viária e ampliar o conceito de educação para o trânsito. Hoje, o trânsito está ligado diretamente à vida das pessoas e, por isso, nossa preocupação é constante para garantir a mobilidade urbana. Todos os goianos que têm carros ou estão habilitados a dirigir têm um relacionamento direto com o Detran. Nossa missão vai além de educar e ajudar a promover a segurança, é atender bem o cidadão”, destacou o comandante da autarquia estadual.

APLICATIVO GARANTE AGILIDADE – Para reduzir a distância entre o cidadão e o Detran-GO, investimentos em tecnologia e inovação estão ampliando o rol de serviços ofertados pelo aplicativo “Detran GO ON”. Dessa feita, alguns procedimentos já podem ser feitos sem comparecer a um balcão de atendimento.

Além das funcionalidades já disponíveis no site e da possibilidade de se efetuar o “Comunicado de Venda”,

a versão atualizada do aplicativo pode ser usada também à “Indicação de Real Condutor” (transferência de pontuação de infrações); para formalizar “Recurso de Multa”; e a “Avaliação do Processo de CNH”.

Também fazem parte do portfólio do Detran GO-ON os seguintes serviços, a saber: informações de veículos; certidão de posse; consulta de CNH); acompanhamento processual, achados e perdidos; cartão de idoso (serviço disponível para municípios que não possuem órgão municipal de trânsito); e alteração de endereço também.

Fora isso, através do Detran GO-ON, funciona um serviço de notificações que envia alertas aos usuários sobre vencimento de boletos de Licenciamento, IPVA e CNH; avisos quando a CNH ou CRLV está disponível para retirada; e sobre o andamento de processos e infrações, por exemplo.

Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ser condutor ou proprietário de veículo cadastrado em Goiás e estar com os dados atualizados junto à autarquia. (Com informações da Comunicação Setorial do Detran-GO)

Veja também

Botão Voltar ao topo