Corredor de 16 anos irá representar Niquelândia no Campeonato Brasileiro de Atletismo, no final do mês
Vinícius Toledo de Paiva sagrou-se vice-campeão do Campeonato Goiano da modalidade nos 800 metros Sub-20 na UFG, na capital: "Projeto Correndo Para o Sucesso", gerenciado pela Associação de Corredores de Niquelândia (ACN), recebe apoio do apoio do MP e do CMDCA
Esporte com pouca visibilidade em Niquelândia, o atletismo tem se mostrado uma importante ferramenta de cunho social para que jovens carentes da cidade do Norte do Estado se afastem do mundo das drogas e da criminalidade.
Prova maior disso são os resultados obtidos recentemente pela Associação dos Corredores de Niquelândia (ACN) na disputa do Campeonato Goiano de Atletismo, ocorrida no sábado/27 no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A prova faz parte do calendário oficial de eventos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Gilson Silvério de Bastos, que preside a ACN, visitou a redação do Portal Excelência Notícias na tarde da segunda-feira/29, bastante satisfeito com os resultados conquistados na capital.
Uma das promessas da ACN, segundo Gilson, é o jovem corredor Vinícius Toledo de Paiva. Com apenas 16 anos e 1m82 de altura, Vinícius foi o vice-campeão do Campeonato Goiano da modalidade na Categoria Sub-20 na disputa da prova dos 800 metros rasos.
Ele cravou o tempo de 2m03s21m e, por muito pouco, não superou o concorrente de São Miguel do Araguaia, que chegou em primeiro com pouquíssima dianteira em relação ao jovem atleta niquelandense.
“O Vinícius liderou a prova todinha e perdeu a primeira colocação a poucos metros da chegada. Porém, com esse tempo de 2m03, ele ficou entre os sete melhores corredores do Brasil na categoria dele, que é a Sub-18 originalmente, embora ele tenha concorrido pela Sub-20 na UFG”, detalhou Gilson na entrevista ao Excelência Notícias.Na oportunidade da visita, Gilson Silvério destacou que Vinícius é um dos 40 jovens da cidade, com idades entre 7 e 17 anos, atendidos pelo “Projeto Correndo Para o Sucesso”.
A iniciativa, sob coordenação da ACN, é desenvolvida em total sintonia com o Ministério Público (MP) de Niquelândia e com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Reneval Vaz Pires.
“O Vinicius é o mais o mais velho da turma; e atua também como monitor do projeto, nos ajudando nas atividades”, completou Gilson.
Com planos para alavancar a carreira do jovem, o presidente da ACN agora busca recursos na comunidade para que Vinícius possa disputar o Campeonato Brasileiro de Atletismo, na Categoria Sub-20, que será realizado pela CBAt no próximo dia 31 em Bragança Paulista/SP.
A cidade, que é próxima a Campinas/SP, dista cerca de 1.200 quilômetros de Niquelândia. E os custos, evidentemente, não são baratos. Mas, como bom cristão que é, o presidente da ACN está olhando para o futuro, a exemplo do projeto que administra.
EXPECTATIVA É BOA – “Quero que ele baixe o tempo para 1m57s no máximo para que o Vinícius possa lutar por medalhas lá no interior de São Paulo. A nossa intenção, nessa disputa, é terminar entre os três melhores do Brasil. O projeto, infelizmente, não tem verba para essa viagem, mas vamos conseguir. Inclusive, quero aproveitar para agradecer o secretário de Educação, o Wesley (Campos) que tem nos ajudado demais em todas as demandas da ACN com nossos atletas”, relatou Gilson Silvério.
MENINAS TAMBÉM FORAM BEM NA CAPITAL – Além de Vinícius, o Projeto Correndo Para o Futuro/ACN/CMDCA/MP também obteve bons resultados com duas meninas de Niquelândia que também disputaram as provas na UFG, na semana passada.Kauanny Bonfim Alves da Silva, de apenas 11 anos, foi a terceira colocada na prova dos 800 metros rasos na Categoria Sub-12, com o tempo de 3m42s.
Por seu turno, Sandy Cristina Herneria dos Reis sagrou-se campeã goiana na Categoria Sub-20 na disputa da prova dos 5.000 metros também no Campus Samambaia da UFG. Ela completará 19 anos no próximo mês de junho.