Educação

“Excelência em Sala de Aula” oferta palestra sobre leitura e jornalismo a alunos de escola municipal de Niquelândia

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Padre Valentim Rodrigues, coordenados pela professora Selmira Fernandes, desenvolveram trabalhos em sala de aula para aprimorar leitura com ênfase no estudo do gênero Jornal: Euclides Oliveira, fundador do Portal Excelência Notícias, tirou dúvidas dos alunos em sala de aula na última semana

Aconvite da professora Selmira Fernandes, o jornalista e editor-geral do Portal Excelência Notícias em Niquelândia, Euclides Oliveira, ministrou palestra na última semana sobre sua atividade profissional para 28 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues na segunda etapa do Jardim Atlântico.

A palestra marcou o primeiro aniversário de fundação do site de notícias em Niquelândia, surgido em abril de 2018 com maciço investimento; e deflagrou o lançamento do Programa “Excelência em Sala de Aula”.

Foi a segunda vez que o jornalista ministrou palestra na escola, também por iniciativa de Selmira, com aval da atual diretora Maria de Fátima Moreira.

Na primeira oportunidade, em junho de 2014, Euclides era repórter-chefe da Sucursal do Jornal Diário do Norte na cidade do Norte do Estado, do empresário Rui Saboia, de quem era funcionário. À época, o atual secretário de Educação de Niquelândia, Wesley Campos, era o diretor da escola.

Cinco anos depois – dentro do tema “Jornalismo – A Importância da Leitura no Processo de Escrita” – Euclides Oliveira relembrou o processo produtivo da apuração de um fato, respondendo várias perguntas, por cerca de uma hora.

Ele detalhou as avaliações prévias e diárias que são necessárias à publicação de uma notícia, tendo como regra básica ouvir os dois lados.

Isso serve tanto para dimensionar o real conteúdo dos problemas de interesse da coletividade como para garantir um processo democrático e ético no exercício da profissão.

Bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) onde graduou-se em 1999, Euclides Oliveira completará 20 anos de profissão no final de 2019. É natural de Jundiaí-SP e reside em Niquelândia desde outubro de 2006.

Dada essa experiência, Euclides estabeleceu importantes comparações sobre como era a realidade da produção do jornal impresso em que trabalhou (quando havia um tempo maior à publicação/apuração de um fato) com o imediatismo (e os desafios) do universo atual do jornalismo 100% online que atualmente desenvolve através do Excelência Notícias na tela de smartphones, tablets e notebooks.

JORNAL IMPRESSO NÃO VAI ACABAR – “O jornal impresso em papel – que me deu condições de estar aqui hoje (na escola) após 11 anos no Diário do Norte, dando novamente palestra para esses alunos após tantos anos, não vai acabar em definitivo. Aos poucos, está deixando de ter apelo comercial e de atrair os leitores nas bancas para se tornar um documento histórico. Vários jornais tradicionais como O Popular (de Goiânia) e O Estado de São Paulo (na capital paulista ainda possuem edições impressas que publicam, no dia seguinte, tudo o que foi destaque em suas versões online no dia anterior. Mas, em Ribeirão Preto-SP, o Jornal A Cidade, onde trabalhei em 2008, encerrou recentemente a circulação do jornal impresso em definitivo e ficou apenas com a forma digital, a exemplo do trabalho que hoje faço em Niquelândia com o Excelência Notícias. Hoje, tudo o que precisamos está aqui na palma da nossa mão”, disse Euclides Oliveira aos alunos, apontando para smartphone durante a palestra.

Ao relembrar que a vontade de se tornar jornalista surgiu quando ainda tinha 12 anos em 1990 quando também cursava o Ensino Fundamental, o proprietário do Excelência Notícias lembrou aos alunos do Padre Valentim que, mesmo que não tenham o desejo de se tornarem profissionais da área de comunicação, devem se dedicar ao aprimoramento da escrita como parte importante do processo de aprendizado até prestarem o vestibular para ingressar num curso superior.

REDAÇÃO REPROVA – “Atualmente, tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como nos principais exames para o ingresso em diversas faculdades públicas e privadas do país, a redação possui caráter eliminatório. Se vocês zerarem em redação, vão ficar de fora. Por isso, leiam sempre.”, advertiu Euclides.

Ao final da palestra, o jornalista entregou aos alunos kits com pastas no formato A4 e adesivos com a logomarca do Excelência Notícias. E a exemplo de 2014, novamente entrevistou Selmira na sala de aula, diante dos alunos.

O objetivo era mostrar, na prática, uma das etapas do trabalho de um repórter; e que um pequeno gravador de mão (hoje também embutido nos celulares) ainda é um importante aliado de seu portal de notícias online e da imprensa em geral, para garantir a veracidade das informações que serão posteriormente redigidas e publicadas.

TECNOLOGIA INIBE HÁBITO DA LEITURA  – Depois de trabalharmos o gênero ‘Jornal’ em sala de aula, entendemos que trazer um jornalista para uma palestra seria um momento enriquecedor, em que os nossos alunos pudessem tirar dúvidas sobre o processo de produção de uma notícia; e sobre a forma gramatical correta para se escrever um jornal. No meu entendimento, esse contato com um profissional da área seria mais válido do que se eles (os alunos) apenas lessem sobre esse assunto. Também quisemos, com essa palestra, mostrar para nossos alunos que a leitura ainda é o passo principal para quem quer escrever bem. Hoje, no entanto, as maiores dificuldades nesse processo são impostas pela própria tecnologia porque as crianças ficam muito tempo envolvidas em jogos pelo celular, ou até mesmo em áudios e vídeos. Basicamente, as crianças hoje só ouvem em vez de estar lendo um livro ou uma revista, por exemplo. Por isso é que, aqui na escola, nós nos esforçamos muito em ministrar aulas de literatura infanto-juvenil”, detalhou a professora Selmira Fernandes.

A atividade em sala de aula com o jornalista Euclides Oliveira foi realizada na tarde da segunda-feira (8), dentro das comemorações pelo 1º aniversário de fundação e funcionamento do Portal Excelência Notícias na cidade do Norte do Estado. Palestras do “Programa Excelência em Sala de Aula” podem ser solicitadas e agendadas pelo WhatsApp (62) 99945.5200.

 

EXCELÊNCIA EM SALA DE AULA – Ao final da palestra do jornalista Euclides Oliveira na Escola Municipal Padre Valentim em Niquelândia, alunos receberam pastas e adesivos promocionais do Portal Excelência Notícias [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo