CrixásEducação

AngloGold Ashanti entrega armarinhos cenográficos para escolas de Crixás através da Lei de Incentivo à Cultura

Projeto cultural, denominado “Amarinho, Cantinho da Imaginação”, foi proposto pelo Grupo Komedi (SP) à Mineração Serra Grande, que possui planta de extração e beneficiamento de ouro na cidade do Vale do São Patrício: impostos pagos pela multinacional retornaram em benefício às atividades da Secretaria Municipal de Educação

Patrocinado pela multinacional AngloGold Ashanti através da Lei de Incentivo à Cultura, o acervo lúdico do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” foi oficialmente entregue para a Secretaria Municipal de Educação de Crixás entre a manhã e a tarde da última terça-feira (14).

A realização do Ministério do Turismo (através da Secretaria Especial de Cultura) no município do Vale do São Patrício foi articulada e produzida pela Incentivar Fomento de Projetos, sediada em Barueri/SP, com o objetivo difundir a pluralidade das artes cênicas para o público infantil crixaense.

Na cidade de 18 mil habitantes – onde a Mineração Serra Grande explora e beneficia minério de ouro – seis instituições de ensino receberam gratuitamente armarinhos com brinquedos, jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs.

Angélica Nascimento, do Grupo Komedi/SP, durante a apresentação do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em escola do Setor Morada do Sol, em Crixás [Foto: Excelência Notícias]
Na oportunidade, a Incentivar esteve representada pela produtora de eventos da Komedi Plataforma de Relacionamento Corporativo, Angélica Nascimento. Ela deslocou-se Campinas/SP especialmente para as entregas do projeto em Crixás.

Segundo Angélica, o Grupo Komedi buscou parceria com a Mineração Serra Grande à realização do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” através de mecanismos de incentivo fiscal ofertados pelo governo federal para propostas focadas em meio ambiente, em cultura e em responsabilidade social.

Ou seja, uma parte dos impostos que a mineradora recolheu à União por sua atividade em Crixás retornou ao município em forma de um vasto material educativo, que será aproveitado nas atividades do dia a dia e em oficinas de teatro e contação de histórias, por exemplo.

Eurivane Oliveira Lima, secretária municipal de Educação de Crixás [Foto: Excelência Notícias]
“Essa nossa parceria com a AngloGold Ashanti já ocorre há algum tempo. Trata-se de uma empresa com uma responsabilidade social muito grande; e tem o olhar voltado para a Educação, que é o que mais nos encanta. Para nós, que trabalhamos com produção cultural e com projetos, contar com apoios como o da AngloGold são muito importantes para tirarmos do papel iniciativas como essas e desenvolvê-las”, comentou a representante do Grupo Komedi.

Ainda de acordo com Angélica, a oportunidade de viajar desde o interior paulista até Crixás, com o intuito de contribuir com as crianças matriculadas e os pedagogos atuantes na rede municipal de Educação da cidade, é uma experiência muito gratificante, em todos os sentidos.

Angélica destacou importância de apoios como da AngloGold para que a iniciativa do Grupo Komedi saísse do papel e pudesse ser desenvolvida em Crixás [Foto: Excelência Notícias]

“O armarinho possui um material muito completo, voltado às artes cênicas, à cultura, à literatura – com o desenvolvimento de várias áreas da comunicação – através de ferramentas pedagógicas como fantasias, cenários, fantoches, livros, multimídias, e filmes, que poderão transformar o ensino das crianças aqui no município”, completou a produtora cultural.

A diretora da Escola de Tempo Integral Ursulino Tavares de Leão, Thaís Araújo de Lima, agradeceu a parceria com a AngloGold Ashanti e estava muito alegre com o recebimento do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”.

Thaís Araújo de Lima, diretora de escola beneficiada pelo projeto em Crixás [Foto: Excelência Notícias]

A educadora já trabalha com a expectativa de que, quando do retorno às crianças em sala de aula ao final da pandemia da Covid-19, os professores da unidade localizada no Setor Morada do Sol possam fazer ampla utilização dos materiais – avaliados como riquíssimos por ela – com um trabalho bem feito.

“Esse projeto é de suma importância às escolas do nosso município; e por isso, temos muito o que agradecer à Mineração Serra Grande por esse presente. Com certeza, no próximo ano, esses armarinhos servirão como um importante recurso pedagógico para nós em todos os sentidos, principalmente nessa faixa etária da Educação Infantil, até mesmo as crianças aprendem brincando”, afirmou a secretária de Educação de Crixás, Eurivane de Carvalho Oliveira Lima.

Armarinhos permitem o desenvolvimento de várias áreas da comunicação – através de ferramentas pedagógicas como fantasias, cenários, fantoches, livros, multimídias, e filmes – beneficiando agora a rede municipal de Ensino de Crixás [Foto: Excelência Notícias]
FOCO NAS COMUNIDADES – Segundo a Analista de Relacionamento com a Comunidade da AngloGold Ashanti, Márcia Maria Silva Santana, a empresa avalia anualmente projetos apresentados por entidades e instituições nos municípios onde possui suas operações – com o objetivo de dar o aporte necessário e reforçar suas parcerias – nesse caso com o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, beneficiando assim a Prefeitura do Município de Crixás.

“Essa iniciativa vai proporcionar, às crianças, uma didática lúdica, colorida, através de um material muito bom a ser trabalhado em várias disciplinas. Esse é o nosso desejo: contribuir com as comunidades onde estamos presentes, até mesmo porque um dos nossos valores é tornar melhores os locais onde a empresa atua, depois de nossa saída [quando do esgotamento das reservas minerais]. Ou seja, nosso objetivo é proporcionar, à comunidade, recursos e instrumentos para a melhoria da Educação, da Saúde, e em todas as áreas”, detalhou a representante da Mineração Serra Grande.

AngloGold Ashanti esteve representada na entrega dos armarinhos em Crixás pela analista de Relacionamento com a Comunidade, Márcia Silva Santana: “queremos tornar melhores os lugares onde nossa empresa atua”, disse [Foto: Excelência Notícias]

Os eventos em Crixás marcaram as primeiras entregas do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Goiás, após terem sido comtempladas cidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

No período da manhã daquele dia, além da unidade escolar do Setor Morada do Sol, a Creche Nair Maciel (no Bairro Novo Horizonte] foi beneficiada com o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”.

No período da tarde, já na sede da Secretaria Municipal de Educação, o Grupo Komedi e a AngloGold Ashanti fizeram as entregas dos armarinhos para a Escola Polo Rural Chico Mendes, para Escola Polo Rural Sebastião Machado de Azevedo, para Escola Arlindo do Carmo Ribeiro, e para a Escola Municipal Aurita Pereira da Silva, totalizando assim seis instituições beneficiadas.

Primeiras entregas do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” no Estado de Goiás ocorreram em Crixás, após terem sido comtempladas cidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais [Foto: Excelência Notícias]

SOBRE A ANGLOGOLD ASHANTI:  A AngloGold Ashanti é uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 15 toneladas em 2020 – o que corresponde a 15% da produção global do grupo.

Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável.

Com cerca de 5 mil colaboradores diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária.

Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 18 milhões em ações sociais apenas em 2020, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local.

O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em oito países com dez operações.

Mais informações em www.anglogoldashanti.com.br.

Veja também

Botão Voltar ao topo