Niquelândia

Frei Nasareno prega diálogo para combate às feridas da alma na Novena e Festa de São Sebastião

Três anos após deixar a cidade onde foi pároco da Igreja Matriz, religioso franciscano comandou linda celebração na área externa da capela no Bairro Soares, com ótima presença de público. "Mais uma vez, estando em Niquelândia, sinto-me em casa", afirmou ele

Um dos religiosos mais queridos e estimados pela comunidade católica de Niquelândia, frei José Nasareno Sousa Santos esteve na cidade do Norte do Estado na noite da quinta-feira (17) onde celebrou a missa do 7º dia da grandiosa Novena e Festa de São Sebastião, no Bairro Soares.

Conhecido por sua paixão em cantar louvores ao Senhor – sempre muito afinado, diga-se de passagem – frei Nasareno é igualmente reconhecido pelos sermões em que mescla palavras de acolhimento com reprimendas duras aos fiéis.

MATANDO SAUDADES – Frei Nasareno foi bastante aplaudido pelos fiéis durante sua homilia por ocasião da Novena de São Sebastião em Niquelândia, cidade onde atuou por oito anos como pároco da Paróquia e Igreja Matriz de São José [Foto: Euclides Oliveira]
Como se sabe, faz três anos que o frei franciscano deixou a cidade após oito anos e dois mandatos como pároco da Paróquia e Santuário São José.

De início, foi para Candeias, na Bahia. Em 2018, retornou para Brasília, estando atualmente no Santuário São Francisco de Assis, na região da Asa Norte da capital federal.

“Mais uma vez, estando em Niquelândia, sinto-me em casa.  Meu coração vibra em poder perceber tanta gente servindo ao Reino de Deus e à nossa Igreja. E me alegro pelo fato de que, a exemplo de São Sebastião, a comunidade católica da cidade está testemunhando a Fé. Isso é o que realmente importa para os dias que estamos vivendo”, afirmou o religioso.

VOCACIONADOS – No palco montado ao lado do altar principal da Novena de São Sebastião, católicos-integrantes do Ministério de Louvor da Paróquia São José demonstraram afinação ao entoarem belíssimos cânticos durante a celebração eucarística [Foto: Euclides Oliveira]
Na área externa da pequena Capela de São Sebastião, uma grande estrutura de tendas foi montada graças ao árduo trabalho do casal de festeiros Celso Pereira Salgado e Deuzilene Alves Fernandes Salgado. Barraquinhas com comidas típicas; leilões de prendas; e bingos; foram também um dos atrativos.

Neste ano, o Portal Excelência Notícias é um dos apoiadores oficiais do evento da Igreja Católica, colaborando com a divulgação através destas reportagens especiais.

Todo o trabalho de Celso e Deuzilene recebeu total apoio do atual pároco, frei Gilberto de Jesus Rodrigues, que sucedeu frei Nasareno em dezembro de 2015.

ESTRUTURA GRANDIOSA – Para compensar a falta de espaço na Capela de São Sebastião – um lugar bastante acolhedor, diga-se de passagem – a rua do Bairro Soares onde ela está localizada foi interditada e transformada num grande espaço de missa campal, com disputa pelo melhor lugar e também pelas cadeiras locadas pela organização do evento [Foto: Euclides Oliveira]
A devoção à São Sebastião – presente em mais de 350 igrejas no Brasil – remonta ao ano de 680 quando muitas pessoas adoeceram e morreram em função de uma peste.

Por seu enfrentamento ao Império Romano ao ser morto pela decisão em seguir a Fé Cristã, São Sebastião ficou personificado como um santo milagreiro na cura de enfermidades e doenças de todos os tipos.

Em sua homilia em Niquelândia, frei Nasareno discorreu sobre a “tríplice missão” das pessoas que receberam o Sacramento do Batismo, após o nascimento.

ANIVERSÁRIO ABENÇOADO – Garoto recebe afago fraterno de frei Nasareno no altar durante a Novena de São Sebastião em Niquelândia, em saudação da comunidade católica presente à missa, para marcar o aniversário da criança [Foto: Euclides Oliveira]
O enfoque centrou-se na importância do engajamento dos leigos na missão cristã já que integram o sacerdócio comum dos fiéis; e também pelos padres que assumem a missão do Sacerdócio Ministerial por seus anos de estudos de formação teológica específica, no seminário.

Segundo ele, isso ocorre pelo fato de os padres atenderem ao chamado da Igreja Católica para uma missão permanente de evangelização, o que inclui saber ouvir, meditar, e testemunhar a Palavra de Deus, de acordo com o religioso franciscano.

ENGAJAMENTO NA FÉ – “Engajar-se significa responder a esse chamado, sobretudo amando, porque o discípulo deve se deixar envolver pelo amor do Mestre (Cristo). E a pessoa que ama ao Mestre, dá testemunhos. E São Sebastião, amou e cumpriu sua Fé levando-a a termo, ouvindo a voz do Senhor. Então, a missão da Igreja se dará realizada quando cada um de nós ouvir o Mestre, servir por amor a seus irmãos e, assim, dar testemunhos a Jesus Cristo”, afirmou frei Nasareno, na entrevista concedida à Pastoral da Comunicação (Pascom) e ao Excelência Notícias, ao final da missa.

O APOIO DOS LEIGOS – Frei Nasareno ressaltou importância do engajamento dos leigos e leigas na missão cristã como atividade propagadora dos ensinamentos bíblicos pregados pelos sacerdotes, após vários anos de formação teológica [Foto: Euclides Oliveira]
AS CHAGAS HUMANAS – Também no sermão, o ex-pároco da Igreja Matriz de Niquelândia discorreu sobre as feridas na alma que muitas pessoas carregam, fazendo uma analogia direta com a doença de pele conhecida como lepra (atual hanseníase).

Segundo frei Nasareno, tal como as feridas físicas, a lepra nas relações humanas (manifestada por sentimentos de raiva, de ciúme, de ganância e de angústia, por exemplo) representam o pecado, mas pode ser curada através da intercessão de Jesus Cristo para que os fiéis exerçam o papel de serem “curadores e curativos” através de gestos de maior tolerância e de paciência com o próximo.

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO – “É através da solidariedade que se rompe com as diferenças; onde existe o diálogo com aquilo que é diferente a nós, para que possamos não só apontar o erro dos outros, mas também possamos reconhecer as nossas próprias feridas, ajudando a sarar uns aos outros.  Jesus e a Igreja, que é uma Casa de Benção de Deus, nos dão os Sacramentos como um remédio para nos purificarmos e nos curarmos dos nossos pecados, das nossas chagas, das nossas enfermidades, sejam elas pessoais ou comunitárias”, detalhou frei Nasareno.

SANTÍSSIMO SACRAMENTO – Uma de suas principais características são os raios através dos quais, segundo a Igreja Católica, a luz de Cristo se espalha pelo mundo a partir da hóstia consagrada no centro do ostensório: diante de frei Nasareno, que trazia em suas mãos o  objeto litúrgico, católicos niquelandenses manifestaram fortemente sua fé cristã ao final da missa [Foto: Euclides Oliveira]
Depois de encerrada a celebração na Novena de São Sebastião em Niquelândia, o religioso percorreu o corredor central da missa campal entre os fiéis com o ostensório, nome dado ao objeto litúrgico utilizado para a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento.

O momento, evidentemente, foi caracterizado por demonstrações de muita fé e de reverência entre os católicos da cidade. Na manhã da sexta-feira (18), frei Nazareno fez rápida visita ao Povoado de Traíras e regressou à capital federal, no período da tarde.

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO – “A pessoa que ama ao Mestre, dá testemunhos. E São Sebastião amou e cumpriu sua Fé levando-a a termo, ouvindo a voz do Senhor. a missão da Igreja se dará realizada quando cada um de nós ouvir o Mestre, servir por amor a seus irmãos e, assim, dar testemunhos a Jesus Cristo”, afirmou frei Nasareno, em entrevista à Pascom e ao ao Excelência Notícias [Foto: Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo