Niquelândia

Projeto de reciclagem do Colégio Thomaz Adorno vence concurso educacional da CBA/Votorantim

Parceria Votorantim pela Educação (PVE) encerra seu 10º ano na cidade do Norte do Estado comemorando crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) através do estímulo à leitura entre alunos; e ao aprimoramento técnico-profissional de professores e gestores escolares

Marcando o encerramento da 10ª Edição do programa Parceria Votorantim Pela Educação (PVE) – coordenado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) em Niquelândia – duas escolas da cidade do Norte do Estado tiveram alunos premiados pela multinacional no concurso “Desafio Criativos da Escola”, em 2018.

Trata-se um forte estímulo ao protagonismo de iniciativas transformadoras do ambiente educacional onde estudam; e do próprio município onde moram, como consequência direta das ações que foram propostas.

Com o apoio de educadores Rebeca Almeida Morais Leal; Wércia das Graças Oliveira Silva; e Deusimar Moreira Vaz, 16 alunos do 6º ao 9º do Colégio Estadual Thomaz Adorno, no Bairro Santa Efigênia, desenvolveram o projeto-vencedor de 2018, denominado “Reciclagem de Papel Vira História que o Povo Conta”.

A premiação ocorreu no final de novembro, em evento realizado pela mineradora no Cine Teatro Paulo Rocha, com a participação de profissionais da rede municipal de ensino e da comunidade em geral.

REAPROVEITAMENTO – Focado na conscientização dos estudantes sobre o impacto do desperdício de papel no meio ambiente, a iniciativa estimulou o reaproveitamento/separação de papéis até então inservíveis na própria escola.

Houve, ainda, forte mobilização para que os pais dos estudantes adotassem as mesmas práticas, igualmente divulgadas no comércio da região central de Niquelândia; e na comunidade em geral; objetivando que a reciclagem proposta atingisse o maior número possível de empresas e de moradores locais.

Entrevistas sobre o comportamento/percepção do niquelandense acerca do assunto também foram impressas nos papeis reciclados. Estava previsto, ainda, que o mesmo trabalho fosse desenvolvido em cartões de Natal, dada a proximidade com as festas de final de ano.

Para a professora Rebeca Leal, os alunos do Colégio Thomaz Adorno dedicaram-se se muito ao tema; e agora entendem que não devem descartar uma folha de papel só por causa de um erro na escrita/digitação.

Marcos Augusto, gerente da CBA em Niquelândia, na entrega das premiações a alunos que participaram do Desafio Criativos da Escola, no encerramento da 10ª edição do PVE na cidade [Foto: Joelson Oliveira]
“Para nós (da escola), ganhar esse ‘Desafio’ representou uma grande emoção porque, além da conscientização dos nossos alunos, despertamos essa consciência na também cidade; e ainda resgatamos um pouco a história de Niquelândia pelo olhar dos moradores”, comentou a educadora.

Outro projeto que concorreu em 2018 ao ‘Desafio Criativos da Escola’ do PVE  foi a iniciativa denominada “Unidos pela Literatura”, da Escola Municipal Santo Antônio, no Povoado Quebra Linha, distante 70 quilômetros da área urbana da cidade às margens da rodovia BR-414.

Por seu turno, a Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, localizada na segunda etapa do Jardim Atlântico, concorreu com quatro iniciativas distintas no ‘Desafio’.

Fora isso, 50 alunos da mesma instituição também participaram do evento de encerramento do PVE apresentando-se com a peça teatral “Palavra.com”, como fruto das oficinas de interpretação realizadas ao longo deste ano pelo Projeto Foco In Cena.

Alunos da Escola Municipal Padre Valentim durante a apresentação da peça “Palavra.Com”, desenvolvida ao longo do ano como parte integrante do Projeto Foco In Cena,, apoiado pela CBA em Niquelândia [Foto: Joelson Oliveira]
Através da empresa Cena Empresarial (de Goiânia), a iniciativa de Renata Caetano recebe apoio formal da CBA ao fomento de atividades culturais e artísticas voltadas para crianças, jovens e pais, residentes em Niquelândia; e que se encontrem comprovadamente em situação de vulnerabilidade social.

GERENTE DA CBA DESTACA INDICADORES EDUCACIONAIS – “Nestes 10 anos de atuação do programa ‘Parceria Votorantim Pela Educação’, percebemos melhorias consideráveis na Educação em Niquelândia, principalmente com o crescimento registrado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Por meio do PVE, mantemos o nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento local através de um programa de sucesso, longevidade das bem-sucedidas ações realizadas pelo programa nas capacitações com os educadores; e demais atividades que pudemos implementar”, comentou o gerente industrial da CBA na cidade, Marcos Antônio Augusto.

Marcos Antonio Augusto, gerente-industrial da CBA/Votorantim Metais em Niquelândia, destacou o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade nos últimos dez anos, como consequência direta das ações empreendidas pelo PVE [Foto: Joelson Oliveira]
PVE ATENDEU 105 CIDADES EM 2018 – Depois do êxito obtido com o PVE em 51 cidades no ano de 2017, a Votorantim Metais expandiu as atividades para outros 57 municípios no País, alcançando assim 108 localidades brasileiras neste ano.

Além de marcar o centenário da mineradora no Brasil, o PVE evidencia que a Votorantim Metais entende a educação como causa legítima de suas ações, para continuar deixando um legado para a sociedade niquelandense; e nas demais comunidades onde possui operações; e que estão nas proximidades de seu raio de atuação.

Esse foi o caso de Uruaçu, cidade distante 90 quilômetros de Niquelândia, que recebeu e foi bastante favorecido com a expansão das atividades do PVE.

Neste ano, o PVE direcionou seus esforços para três frentes de trabalho. Duas delas foram voltadas às áreas de Gestão Pública e de Gestão Escolar. Uma terceira frente desenvolveu temáticas voltadas à Mobilização Social.

MATRIZ DE COMPETÊNCIA – No evento do encerramento do PVE em Niquelândia, houve nova avaliação do que se conhece por “matriz de competência”, metodologia que orienta gestores educacionais e escolares a identificaram capacidades/habilidades que sejam úteis à melhoria da Educação nos eixos “Recursos Pessoais” e “Práticas de Liderança e Gestão”.

A avaliação inicial das competências e possíveis pontos de melhoria foi feita no início do ano letivo. Agora, avaliou-se as evoluções e os possíveis aprimoramentos a serem buscados em 2019.

CIDADE LEITORA – Na frente de Mobilização, as atividades promovidas para incentivar a leitura e o desenvolvimento humano na cidade-sede da planta da CBA culminaram com o projeto “Niquelândia Cidade Leitora”.

Praças, espaços públicos do município; e escolas receberam apresentações teatrais, espaço de leitura e desenho, sempre de maneira itinerante. Houve, também, exposições e empréstimos de livros arrecadados por meio de campanha de doações realizada na comunidade.

Wesley Campos, secretário de Educação de Niquelândia, na entrega das premiações: “Leitura é essencial para compreensão de todas as disciplinas que fazem parte da formação”, afirmou o titular da pasta, que foi só elogios às iniciativas do PVE na cidade do Norte do Estado [Foto: Joelson Oliveira]
A PALAVRA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO – De acordo com o secretário de Educação de Niquelândia, Wesley Campos, o PVE sempre trouxe importantes contribuições para a pasta em que comanda desde julho deste ano; e também para a escola Padre Valentim Rodrigues, onde foi diretor por muitos anos.

Para ele, a mobilização voltada para a leitura foi muito propícia para a implantação do “Projeto Niquelândia Cidade Leitora”, uma vez que proporcionou maior interesse pelos livros nos alunos e na população, apesar do pouco tempo de funcionamento.

“A leitura é essencial para compreensão de todas as disciplinas que fazem parte da formação. Com este projeto e o inequívoco apoio da CBA, eu e o prefeito Fernando Carneiro acreditamos que iremos melhorar ainda mais a qualidade da educação no município”, afirmou Wesley Campos.

No encerramento do PVE, o prefeito de Niquelândia esteve representado pelo Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Arnaldo Nolasco da Silva Júnior.

Veja também

Botão Voltar ao topo