Niquelândia

Hospital Municipal recebe 580 novas peças de rouparia para pacientes e funcionários

Desse total, 340 peças são lençóis para leitos-adulto e berços de crianças hospitalizadas. Nery Lelis, secretaria de Saúde, afirmou que prefeito Fernando Carneiro determinou que nova licitação para renovar esse estoque seja concluída até abril de 2019

Em ato simbólico realizado no interior do Hospital Municipal Santa Efigênia na manhã da quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia apresentou o novo estoque de 580 peças de rouparias para uso dos pacientes internados; e também dos médicos e demais profissionais de saúde que atendem procedimentos de menor ou maior complexidade, em situações de rotina ou de urgência/emergência.

Desse total, 340 peças são lençóis (com elástico e sem elástico) para leitos-adulto; e para os berços de crianças hospitalizadas. O nome do hospital foi pintado em todas as peças. A empresa-vencedora da licitação para tal finalidade foi a Brintex Comércio de Tecidos LTDA, com sede em Belo Horizonte/MG.

O certame já estava em andamento por determinação do prefeito Fernando Carneiro (PSD), que é médico e assumiu o comando do Poder Executivo da cidade do Norte do Estado há cinco meses após eleição suplementar.

Na entrega dos materiais, ele foi representado pela esposa, primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Juliana Campos. O diretor-clínico do hospital, Nelson Couto; a diretora-administrativa, Rose Santiago; e o vereador Jesus Ferreira França (PRB) também participaram do ato.

De acordo com a secretária de Saúde, Nery Lelis, roupas hospitalares são materiais de consumo que se desgastam muito rapidamente. Isso sem contar os eventuais furtos de lençóis praticados por parentes/acompanhantes de pacientes do único hospital de Niquelândia que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela garantiu que uma nova licitação para renovação do material será feita ainda no primeiro quadrimestre de 2019, apesar da previsão que o estoque comprado agora seja suficiente para um prazo de oito a dez meses de trabalho.

Tudo para evitar que ocorra novamente a falta de lençóis dada a burocracia exigida para que os trâmites legais para compras realizadas pelo Poder Público ocorram sem a perspectiva de problemas de ordem jurídica no futuro.

PALIATIVO NÃO RESOLVERIA – “Nosso objetivo, com a compra realizada agora, é que o Hospital Municipal oferte melhor qualidade de atendimento durante o período de internação dos nossos munícipes. Esse foi um pedido que recebi do prefeito, doutor Fernando, e de sua esposa, Juliana, assim que eu assumi a gestão da secretaria. A nós, não adiantava apenas fazer um paliativo, porque a população de Niquelândia merece o nosso carinho. Não quero entrar no mérito do que ocorreu nas gestões passadas, mas penso que pode ter ocorrido uma ‘falta de cuidado’ em repor esse material num tempo mais adequado”, comentou a secretária de Saúde de Niquelândia.

HISTÓRICO – Apesar do empenho da equipe de trabalho do prefeito para resolver inúmeros problemas burocráticos/financeiros deixados pela administração do ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues (PSB), a falta de lençóis nas camas e berços do hospital acabou sendo inevitável para a Prefeitura de Niquelândia.

Ainda que o problema fosse passível de críticas (pelo notório incômodo dos pacientes hospitalizados que temporariamente deitaram no tecido emborrachado dos colchões) houve uso político da situação com a exposição desnecessária de pessoas acamadas em filmagens com imagens veiculadas em redes sociais.

“A imprensa de Niquelândia é muito bem-vinda no Hospital Municipal. Todas as vezes que a imprensa quiser nós estamos de portas abertas, com funcionários aptos a recebê-los. A única coisa que gostaríamos é de ser avisados antes, porque os pacientes precisam ser recompostos antes dessas visitas com o intuito de evitar fotos comprometedoras – não do nosso trabalho, porque tudo o que é feito aqui dentro está dentro da legalidade – que coloquem pacientes em situação vergonhosa, despidos, perante a sociedade. Inclusive, precisamos que essas visitas de vocês (da imprensa) ocorram mais vezes aqui”, comentou Nery.

Nery Lelis, secretária de Saúde, em entrevista ao Portal Excelência Notícias e à Rádio Mantiqueira 92,3 FM, garantiu que “a imprensa é sempre bem-vinda no Hospital Municipal”: problema de falta de lençóis foi resolvido de forma satisfatória com a compra de materiais de boa qualidade, segundo ela [Foto: Elaine Alves]

Veja também

Botão Voltar ao topo