Niquelândia/Muquém

Dom Messias conclama católicos para barrar eleição de ‘abortistas’

Bispo da Diocese de Uruaçu foi enfático ao condenar proposta que tramita no STF para descriminalização do aborto no Brasil na manhã da quarta-feira (15) no Santuário do Muquém: forte recado aos candidatos às eleições de outubro

De forma veemente e sem rodeios, o bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, dirigiu-se aos mais de 35 mil fiéis de Nossa Senhora da Abadia presentes à missa-solene na manhã da quarta-feira (15) no Santuário do Muquém – em Niquelândia, Norte do Estado – para ratificar o posicionamento da Igreja Católica sobre a descriminalização do aborto no Brasil; e também para alertar sobre a compra-e-venda de votos às vésperas da eleição marcada para o dia 7 de outubro.

No encerramento da 270ª edição do festejo católico que originou a mais antiga romaria de Goiás – sentados às primeiras fileiras de bancos do Santuário do Muquém – estavam as maiores autoridades políticas do Estado que disputam a reeleição para os cargos que ocupam atualmente; e os que também buscam mandatos para o exercício de novas funções públicas.

Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado, Lincoln Tejota, Wilder Morais e Flávia Morais, no Muquém: Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Niquelândia, atrai políticos todos os anos de todas as correntes partidárias [Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias]
Dentre eles, destaque às presenças do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), candidato ao Senado; do atual governador José Eliton Júnior (PSDB), que busca a reeleição; do senador Ronaldo Caiado (DEM); e do deputado federal Daniel Vilela (MDB). Caiado e Daniel disputam o Governo do Estado pela primeira vez.

Os senadores Wilder Morais (DEM) e Lúcia Vânia (PSB), que pleiteiam novo mandato de oito anos; e o empresário Vanderlan Cardoso (PP) – agora candidato ao Senado, após duas derrotas seguidas na eleição para governador – também ouviram atentamente as enérgicas palavras do bispo de Uruaçu sobre a proposta em tramitação no Superior Tribunal Federal (STF).

Como se sabe, o STF realizou dois dias de audiências públicas na última semana para ouvir instituições contra e a favor da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) número 442, que prevê à descriminalização do aborto no país até a 12ª semana de gestação.

Solange Bertulino, Daniel Vilela, Heuler Cruvinel e Vanderlan Cardoso no Muquém: candidato do MDB ao governo foi pedir proteção à Nossa Senhora da Abadia, [Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias]
A proposta foi encaminhada ao STF em março pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sob o argumento de que os artigos do Código Penal que proíbem o aborto afrontam preceitos fundamentais da Constituição Federalcomo o direito das mulheres à vida, à dignidade, à cidadania, à não-discriminação, à liberdade, à igualdade, à saúde e ao planejamento familiar, entre outros.

Atualmente o aborto é crime no Brasil. Só é permitido em caso de estupro; risco para a vida da mãe; e para casos feto com anencefalia (que não possuem a maior parte do cérebro, também após decisão do STF em 2011).

Mas, para as advogadas que assinam a ADPF 442, a criminalização do aborto leva muitas mulheres a recorrer a práticas inseguras para provocar a morte de crianças em gestão em clínicas clandestinas, por exemplo.

Cerca de 35 mil pessoas assistiram à missa-solene no Santuário do Muquém em Niquelândia, no encerramento da 270ª da romaria mais antiga do Estado de Goiás [Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias]
“Precisamos que nossa sociedade valorize a vida, desde sua concepção, até a morte natural. Cristão não pode eleger assassinos, não deve eleger políticos ‘abortistas’. Não podemos sujar nosso voto com sangue porque, se fizermos isso, estaremos também colaborando. O aborto é abominável. Agora, que os ministros do Supremo Tribunal Federal discutem novamente esse assunto, a Igreja pede: ‘‘não mate!’. E Deus continua gritando: ‘não mate!’. A Lei de Deus não está sujeita à opinião pública”, afirmou dom Messias, sendo muito aplaudido pelos fiéis.

Ainda de acordo com o religioso, o eleitorado precisa apoiar candidatos que seja bons cristãos, solidários ao povo – voltados ao interesse comum e não apenas à interesses privados – que possuam atuação ativa em suas comunidades, sendo Sal da Terra e Luz do Mundo. Ou seja, figuras públicas cujas atitudes na vida pessoal e profissional glorificam a Deus para levar outras pessoas a seguir Jesus.

Dom Messias afirmou, também, que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estimula a participação dos leigos na política para vencer o preconceito de que a atuação do cidadão na esfera pública seria “uma coisa suja e supérflua”.

Segundo o bispo, ao contrário do que se pensa, a política é essencial para a transformação da sociedade desde que praticada por homens e mulheres de bem. Porém, esse vínculo dos políticos com os preceitos católicos, acrescentou o religioso, deve ser demonstrado pelos candidatos antes do período eleitoral.

Magda, Jovair, Fernando, Juliana, Lúcia, Marconi e José Eliton: visita ao Muquém é pauta obrigatória de políticos em campanha, nos anos pares [Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias)
“Não desperdicem seus votos com candidatos que só aparecem na igreja em época de campanha política.  Esse tipo de presença é uma comprovação de falsidade. Precisamos acordar, se quisermos um Brasil Novo. A escassa atuação dos católicos influentes na política é bastante sentida no âmbito da moralidade pública; na administração da Justiça; no Estatuto da Família; e na promoção do Direito à Vida”, afirmou o bispo, em outro trecho do seu sermão.

Dom Messias também se posicionou sobre o instituto da reeleição vigente no País. Segundo ele, existem bons políticos que merecem ser reeleitos por sua honestidade e competência. Para tanto, cabe ao eleitor buscar essas informações em fontes seguras ao citar que, na internet e nos aplicativos de mensagens (caso do WhatsApp) há a propagação instantânea de fatos mentirosos.

“Votar branco ou nulo é como a atitude de Pilatos, que lavou as mãos.  A melhor forma de protestar é votar contra os corruptos, num bom candidato. A política precisa de santos, embora seja difícil de encontrar”, completou dom Messias.

O governador José Eliton Júnior dirigiu-se aos católicos no Santuário do Muquém ladeado pelo prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro [Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias]
A PALAVRA DO GOVERNADOR – No final da missa-solene, o governador do Estado, José Eliton Júnior; e o prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro (PSD) foram as únicas autoridades formalmente convidadas pela Diocese de Uruaçu a se pronunciar aos católicos presentes à concorrida celebração no Santuário do Muquém.

“Fico feliz de ver que, a cada ano, essa romaria ganha corpo e também a dimensão da fé que existe em todos nós. É sempre importante que todos os católicos tenham, em seu coração, o sentimento de atuar em favor do próximo. Agradeço pelas palavras de Dom Messias no sentido de permear os corações de todos que estão aqui. Que Deus possa nos abençoar e que Nossa Senhora da Abadia possa encher nossos corações de alegria. Viva Nossa Senhora da Abadia. Viva os romeiros de Muquém”, saudou o governador.

Devotos de Nossa Senhora da Abadia caminharam de joelhos até o altar com a imagem da santa para agradecer às graças alcançadas: demonstração inequívoca de Fé (Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias)

Pouco antes disso, o reitor do Santuário do Muquém, padre Aldemir Franzin, agradeceu ao Estado pela construção do Caminho dos Romeiros – faixa de asfalto às margens dos 45 quilômetros entre Niquelândia e a igreja na GO-237/Rodovia da Fé.

Para essa estrada, o padre pediu a urgente reforma do asfalto no seu início entre a terceira etapa do Jardim Atlântico e o trevo de acesso à GO-532 (em direção à mineradora Anglo American).

O reitor do Muquém também destacou que as 450 mil pessoas que passaram pelo local esse ano se queixaram bastante sobre as dificuldades para a entrada/saída de carros no trecho final da GO-237, onde fica o único acesso ao Santuário.

O principal pedido de padre Aldemir aos candidatos ao Governo de Goiás focou na viabilização da construção de um Anel Viário em torno da igreja para melhorar a logística do trânsito de 90 mil veículos no local, sobretudo nos dias de maior movimento de devotos de Nossa Senhora da Abadia.

O governador José Eliton – que crê fervorosamente em sua reeleição em outubro –  assumiu esse compromisso publicamente quando se dirigiu aos representantes da Igreja Católica, naquele dia.

Ciclistas de Alto Paraíso, devidamente uniformizados, estenderam suas preces à Nossa Senhora da Abadia na missa-solene do dia 15, no Muquém [Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias]
POLÍTICOS QUE MARCARAM PRESENÇA NO MUQUÉM – professora Kátia Maria (PT), candidata ao Governo de Goiás, na companha do vereador Eduardo Salgado (PT), de Niquelândia;  Ronan Rosa Batista (PP), ex-prefeito de Niquelândia; Lineu Olímpio de Souza (PTB), ex-prefeito de Jaraguá; Solange Bertulino (MDB), ex-prefeita de Uruaçu; Iran do Lago Ferreira (PSD), ex-prefeito de Colinas do Sul; Weliton Fernandes Rodrigues, o Nenzão (PSD), ex-prefeito de Campinaçu; Luciano Lucena (PSDB), prefeito de Barro Alto; Fernando Carneiro (PSD), prefeito de Niquelândia; Valmir Pedro (PSDB), prefeito de Uruaçu; Adriano Passos (PR), prefeito de Colinas do Sul; Renato de Castro (MDB), prefeito de Goianésia; Sávio Soares (MDB), prefeito de Pilar de Goiás; Francisco de Moura Teixeira Filho (Claudienio/PSDB), prefeito de Padre Bernardo; José Antonio da Silva Netto (Zé Antonio/PTB), prefeito de Itumbiara; Agnaldo Antônio de Avila (DC), prefeito de Campinorte; Josaquim Miranda (PSDB), prefeito de Teresina de Goiás; Saullo Adorno (PTB), vice-prefeito de Niquelândia; Juarez Fernandes Lourindo (PSB), vice-prefeito de Uruaçu; deputados federais Flávia Morais (PDT); Jovair Arantes (PTB); Marcos Abrão (PPS); Magda Mofatto (PR); Heuler Cruvinel (PP), candidato a vice-governador na chapa com Daniel Vilela; deputados estaduais Nédio Leite (PSDB); Henrique Arantes (PTB); Eliane Pinheiro (PSDB); Lincoln Tejota (PROS), candidato a vice-governador na chapa com Ronaldo Caiado; ex-senador Demóstenes Torres (PTB), candidato a deputado federal; ex-governador do Estado Alcides Rodrigues (PRP), candidato a deputado federal; vereador Léo Ferreira (PSB), presidente da Câmara Municipal de Niquelândia; e o vereador Juscelino Correia de Miranda/Luçao (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Campinorte.

Ex-senador Demóstenes Torres recebe comunhão de Dom Messias, no Muquém: cassado em 2012, busca retomar a vida pública na disputa por uma cadeira de deputado federal pelo PTB (Foto: Euclides Oliveira/Portal Excelência Notícias]

Veja também

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo