Niquelândia

Após um ano, Assistência Social ressurge na caminhada ao Muquém

Primeira-dama Juliana Campos e o prefeito Fernando Carneiro (PSD) retomaram distribuição de lanches aos peregrinos na GO-237 na noite do domingo (5), durante a procissão rumo ao Santuário

Tradição de longa data que foi “esquecida” pelo grupo político que administrou Niquelândia em 2017, o ponto de apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social aos romeiros de Nossa Senhora da Abadia na caminhada ao Santuário do Muquém foi retomado este ano pela primeira-dama e titular da pasta Juliana Alves Campos, com aval do marido-prefeito Fernando Carneiro (PSD).

O trabalho contou com a participação de grande número de pessoas do Poder Executivo entre o início da noite do domingo (5) – quando houve a saída da procissão com imagem da santa carregada no ombro dos peregrinos – se estendendo por toda a madrugada da segunda-feira (6), quando estava prevista a chegada da santa ao Muquém.

O casal – que assumiu seus respectivos cargos há pouco mais de 45 dias, como fruto de uma aguerrida eleição suplementar – comentou ao Portal Excelência Notícias que a acolhida da municipalidade à Romaria do Muquém com a grande estrutura de tendas armada às margens da Rodovia GO-237/Rodovia da Fé simboliza o respeito da atual administração pela festividade religiosa.

Como se sabe, o trabalho atendeu não somente a população de Niquelândia mas a todos os romeiros que fizeram longa caminhada naquela noite. Uma vez bem tratados, segundo a primeira-dama da cidade, voltem às suas casas em outras localidades após o dia 15 de agosto, ao final da romaria, satisfeitos com o tratamento recebido pela administração.

Tendas da Prefeitura de Niquelândia que foram montadas na GO-237/Rodovia da Fé: apoio incondicional aos romeiros foi garantido pelo prefeito Fernando Carneiro (Foto: Elaine Alves)

Nos 30 quilômetros do trajeto, os peregrinos receberam assistência alimentar e médica da prefeitura (que forneceu um saboroso lanche de pão com carne moída, o popular “buracão”) e copos de água mineral.

“Foi uma experiência nova e gratificante – para mim e para minha esposa Juliana – poder testemunhar a nossa equipe (da Assistência Social e outras secretarias) de  servidores efetivos e comissionados, atuando de forma voluntaria com tanta energia e dedicação para servir os nossos romeiros. Essa é a gestão participativa que almejo para a nossa população”, comentou Fernando Carneiro.

Polícia Civil de Niquelândia – que montou forte esquema de segurança para atender a Romaria do Muquém neste ano – recebeu os cumprimentos do prefeito Fernando Carneiro: integração (Foto: Elaine Alves)

CBA/VOTORANTIM E TENDA DA OVG – Além da Prefeitura de Niquelândia, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA/Votorantim Metais), na noite do dia 5 para o dia 6. também montou estrutura na GO-237. Já o Governo de Goiás – por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – oferece apoio em enorme estrutura no trevo que dá acesso à GO-132 na direção de Colinas do Sul, fornecendo lanches (pão com mortadela ou manteiga, leite, café; e suco).

A OVG montou uma mini-padaria no local, prevendo distribuir 50 mil lanches até o final da Romaria do Muquém. Pessoas de baixa renda acampadas na praça principal do Santuário também receberam esses alimentos.

Veja também

Botão Voltar ao topo