Niquelândia

Romaria do Muquém inicia no domingo

Serão doze dias de manifestação cultural e religiosa

De 5 a 16 de agosto acontece a Romaria do Muquém de Niquelândia, a mais antiga do Estado de Goiás. Historicamente há registros dessa manifestação religiosa desde finais do século XVIII, próximo a Niquelândia. A romaria do Muquém constitui importante fenômeno cultural e religioso para milhares de devotos, não apenas em Goiás, Estado a qual é padroeira, mas também no noroeste mineiro, no oeste da Bahia e no Tocantins.

A extensa programação em comemoração aos 270 anos de devoção a Nossa Senhora d’Abadia de Muquém, teve início ainda em julho com a realização de manifestações religiosas como o Tríduo de Oração em preparação para a grandiosa festividade em louvor à Padroeira de Goiás, realizada em todas as comunidades da Diocese de Uruaçu.

Durante os doze dias de manifestações religiosas, são realizadas missas, confissões, novenas, shows, via sacra, vigílias, entretenimento e procissões com a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia pelas ruas e comunidades. A programação também poderá ser acompanhada pela Web TV Maria e contará com show de Antônio Alves no dia 13 e da dupla, Álvaro e Daniel, no dia 14.

Anualmente a romaria atrai quase meio milhão de romeiros e visitantes, vindos de diversas localidades da região Centro-Oeste do Brasil. Milhares deles se hospedam no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém em uma área ambiental reservada para acampamentos.

Assistência aos romeiros

As prefeituras de Niquelândia e Uruaçu se preparam para oferecer suporte aos romeiros. Especialmente Niquelândia que disponibiliza através de suas secretarias, em pontos específicos do trajeto, toda assistência em alimentação, orientação e equipe médica e enfermagem na aferição de pressão arterial, glicemia, fisioterapia e massagem. Também serão disponibilizados faixas refletivas e sacolas para recolhimento do lixo.

“Essa manifestação cultural e religiosa movimenta nosso município simbolizando a Fé e mensagem de Paz no mundo. Nós queremos receber bem a todos e que tudo transcorra da melhor maneira possível para nosso povo e nossos visitantes. Esse é o fofo da nossa administração”, disse o prefeito Fernando Carneiro.

O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Anne Lígia e o secretário de Desenvolvimento Social, Padre Crésio Rodrigues, também pensaram no bem estar dos romeiros. Foi instalado um Centro de Apoio e Acolhimento na GO-237 a 30 quilômetros da cidade. 24 horas por dia, uma equipe de enfermagem darão todo o suporte alimentar e de saúde aos peregrinos.

Veja também

Botão Voltar ao topo