Uruaçu

Ex-prefeita defende união das oposições em torno de Daniel Vilela

Solange Bertulino adverte, porém, que desgaste do MDB em nível nacional dificulta aproximação com DEM de Ronaldo Caiado no 1º turno em Goiás

A ex-prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino (MDB), segue firme em sua expectativa de que as oposições em Goiás aos 20 anos de governos do PSDB possam se unir em torno dos pré-candidatos Daniel Vilela (PMDB) e Ronaldo Caiado (DEM), com o objetivo de barrar a reeleição do atual governador José Eliton Júnior (PSDB). Zé Eliton, como se sabe, sucedeu o então governador Marconi Perillo (PSDB) dada sua renúncia no último dia 6 de abril para concorrer ao Senado. Ela conversou por telefone com o Portal Excelência Notícias na manhã da terça-feira (17).

Mas o pré-candidato da base governista ainda não chegou aos dois dígitos de aceitação popular nas mais recentes pesquisas de opinião sobre as preferências dos goianos para assumir o comando do Estado a partir de janeiro de 2019. Caiado, que é senador, lidera todas as pesquisas há bastante tempo

Já o jovem Daniel Vilela, que é deputado federal em primeiro mandato, aparece bem cotado na segunda posição, praticamente herdando o legado político do pai, o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (MDB).

“Ele (Daniel), em recentes entrevistas, afirmou que só não vai (à disputa) caso não consiga fazer uma aliança política que lhe garanta competitividade. O Daniel, ano passado, fez uma consulta aos diretórios do MDB em todos os municípios goianos, inclusive aqui em Uruaçu, onde a maioria dos filiados opinou pelo desejo que tivéssemos um candidato próprio. A minha expectativa é que, caso haja essa união das oposições (de MDB e DEM) teríamos uma vitória consagrada já no primeiro turno. Estão sendo esgotadas todas as tentativas nesse sentido, para mudar os rumos do nosso Estado. Porém, se isso não ocorrer, teremos as três principais candidaturas no primeiro turno (Zé Eliton, Caiado e Daniel) e essa desejada união ocorreria somente no segundo turno”, detalhou Solange Bertulino

A ex-prefeita de Uruaçu destacou que, no momento em que as pré-candidaturas de Caiado e de Daniel passarem pelas convenções para se tornarem candidatos efetivamente é que haverá melhor condição de se vislumbrar o potencial de cada um dos nomes à disputa.  De acordo com Solange, a política é feita de muitas conversações e o acordo em Goiás não seria assim tão difícil.

Porém, quando considerado o cenário nacional, a ex-prefeita destacou que a união das oposições em Goiás passa pela atual conjuntura política do país, cenário esse em que o MDB está muito desgastado pela baixíssima popularidade do presidente Michel Temer; e pelos recentes escândalos de corrupção envolvendo outras figuras de destaque do partido. Fora isso, Caiado também é o vice-presidente nacional do DEM e a legenda lançou o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como pré-candidato a Presidência da República.

“Eu sei, você sabe e o nosso povo sabe que o eleitorado vota em pessoas. No Brasil, não se vota em partidos. Porém, na minha expressa e particular opinião, isso (a crise de credibilidade da legenda) atrapalha um pouco o MDB na conjuntura estadual. Por isso, a minha expectativa é que nós (o MDB) possamos trabalhar em cima das qualidades do nosso pré-candidato Daniel Vilela, que é um político jovem, empreendedor, idealista e experiente também, pois já foi vereador e deputado estadual também. E, como deputado federal, atuou compondo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes do Congresso Nacional”, afirmou a ex-prefeita.

A exemplo do que o ex-secretário de Cidades e Meio Ambiente Vilmar Rocha (PSD) afirmou recentemente para o Portal Excelência Notícias e para a imprensa goiana em geral, Solange Bertulino também acredita que o ciclo do chamado Tempo Novo em Goiás está encerrado após duas décadas de governos tucanos, pelo desgaste natural que todas as lideranças políticas enfrentam quando estão no poder, a exemplo do que foi o período de 16 anos do MDB no poder estadual, tendo o atual prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB) como maior representante desse período.

No plano municipal, Solange Bertulino novamente irá ratificar seu apoio à reeleição do deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) para a Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia Ela destacou que Bruno empenhou-se bastante para atendê-la nas necessidades do município quando era prefeita; e que ainda segue custeando integralmente as necessidades de uma casa de apoio aos moradores de Uruaçu, em Goiânia. Para deputado federal, Solange ainda não sabe para qual candidatura irá declinar seu apoio em Uruaçu.

Daniel Vilela e Ronaldo Caiado, em imagem de 2017: união das oposições para tentar barrar Zé Eliton segue improvável em Goiás (Foto: Jornal Opção/Goiania)

Veja também

Botão Voltar ao topo