Niquelândia

GPT prende os quatro autores de furto de gás e TVs no Lar dos Idosos

Um deles cumpria serviços comunitários no abrigo. Dois eram menores, mas todos estão em liberdade pois não houve prisão em flagrante

“Vamos pegar uma televisão hoje?” Foi com essa frase que o jovem Carlos Eduardo da Silva França, de 18 anos, incentivou seus comparsas para deflagrar a ação criminosa ocorrida na madrugada da sexta-feira (6) no Lar dos Idosos Almir Araújo Dias, no Jardim Águas Claras, em Niquelândia.

Mas ‘a casa caiu’ para ele e outros três rapazes – dois deles menores de idade – já que o quarteto foi capturado na tarde da terça-feira (11) após forte empenho do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Militar (PM) do município, dada a ampla repercussão do caso pelo furto de quatro botijões de gás do abrigo.

Segundo o Registro de Atendimento Integrado (RAI) formalizado pelo GPT, ficou apurado que Carlos Eduardo prestava serviços comunitários no abrigo por duas vezes na semana em decorrência de problemas anteriores com a Justiça e, de forma surpreendente, valeu-se de seu conhecimento sobre as vulnerabilidades do local para arquitetar o crime e estudar rotas de fuga para subtrair os objetos.

De acordo com o delegado Cássio Arantes do Nascimento, titular da Delegacia da Polícia Civil de Niquelândia, a falta de sensibilidade em praticar o furto sob essas condições representa forte indicativo de que Carlos Eduardo é um indivíduo cujas possibilidades de reinserção ao convívio da sociedade são praticamente nulas.

Restou apurado pelo GPT que Carlos Eduardo e um segundo indivíduo – Roniel Alves de Abreu, também de 18 anos – entraram no abrigo pulando por cima da grade que dá acesso ao estacionamento interno do local. De imediato, Roniel e um dos adolescentes, de 17 anos (que atingirá a maioridade penal dos 18 anos em maio) arrancaram a televisão instalada na parede da ala masculina (que foi escondida no mato) e retornaram para o interior do abrigo para buscar outros aparelhos de TV.

Carlos Eduardo e um segundo adolescente – de apenas 15 anos – ficaram do lado de fora, dando cobertura à ação criminosa e recebendo os botijões e as duas TVs que eram retiradas do asilo por Roniel, com um carrinho de mão pertencente ao local. Pela ‘dificuldade’ em carregar os botijões, esse segundo menor deixou um desses recipientes num matagal nas proximidades.

Os quatro, então, revezaram-se no transporte dos objetos furtados que foram escondidos na terceira etapa do Jardim Atlântico. Carlos Alberto ficou com uma TV, que guardou num imóvel abandonado, perto da casa de Roniel. O menor de 17 anos levou a outra TV para sua própria casa; e a TV que Roniel ‘escolheu’ foi guardada a seu pedido, pelo menor de 15 anos, na casa de um indivíduo de prenome Dayvid, que não foi localizado pelo GPT.

Esse menor mais novo ficou com os botijões de gás. Na tarde da segunda-feira (9), Carlos Eduardo e Roniel voltaram ao matagal onde deixaram um das TVs mas o aparelho havia desaparecido. Dois dos botijões furtados, segundo o próprio Roniel, foram vendidos por ele para um indivíduo de prenome Aneilton.

Aos militares, o adolescente de 17 anos negou qualquer envolvimento na ação criminosa embora tenha admitido que conversou com os outros três rapazes na quinta-feira (5), véspera do furto ocorrido no abrigo.  No momento da apresentação dos rapazes pelo GPT na delegacia – quando a reportagem do Portal Excelência Notícias e do Niquelândia Em Foco aguardavam para pegar os detalhes do caso – foi possível perceber que o delegado Cássio Arantes –  conhecido por ser uma pessoa calma – estava bastante irritado com um dos indivíduos presos que insistia em confrontar os militares que relatavam a ocorrência no interior da DP.

O QUE DISSE O DELEGADO

“Obviamente que nós, da Polícia Civil, precisamos respeitar as regras mínimas de preservação dos Direitos Humanos. Mas, infelizmente, pessoas que não possuem um mínimo de consciência e de consideração com pessoas em situação tão vulnerável (os idosos internados no abrigo) tiram a gente realmente do sério e não podem ser chamadas de ‘humanos’. Apesar da certa experiência que tenho na profissão, tem dias que a gente cansa de enxugar gelo. Mas, independentemente disso, quero agradecer de público à equipe do GPT/Polícia Militar pelo empenho que demonstraram em solucionar o caso”, comentou o delegado de Niquelândia.

De acordo com a autoridade policial, Roniel e Carlos Eduardo foram indiciados por furto qualificado e também corrupção de menores já que aliciaram os dois adolescentes à prática criminosa. Estes dois, por sua vez, foram tipificados por Cássio Arantes pelo ato infracional que cometerem conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os menores, eventualmente, poderão ser internados por determinação do juiz de Niquelândia em locais para menores infratores existentes em Porangatu ou Formosa, sob a responsabilidade do Estado, conforme a disponibilidade de vagas nas duas instituições. Porém, os quatro foram liberados após o registro da ocorrência porque as prisões (e apreensões, no caso dos menores) não foram feitas em situação de flagrante, conforme prevê o Código Penal, segundo o delegado.

Cássio Arantes, delegado da PC em Niquelândia, irritou-se com um dos autores do furto no DP (Foto: Euclides Oliveira)

O caso, como se sabe, teve ampla repercussão negativa pela ousadia do bando em furtar os quatro botijões de gás do abrigo, causando inúmeros transtornos ao local já que sua presidente Maria Abadia Honória da Silva enfrenta sérias dificuldades financeiras para manter-se em funcionamento. Tanto isso é verdade que uma ação solidária de vários segmentos da sociedade, idealizada por investigadores da Polícia Civil, garantiu a reposição dos botijões através de doações na tarde da segunda-feira (9), noticiadas ontem no Portal Excelência Notícias.

Veja também

Botão Voltar ao topo