Niquelândia

Nascentes são preservadas, recuperadas e conservadas pelo Legado Verdes do Cerrado/CBA

Programa das Reservas Votorantim incentiva proteção de matas ciliares com a construção de cercas em áreas rurais próximas da Fazenda Engenho: Sindicato Rural de Niquelândia, Faeg Jovem e Senar Goiás são parceiros no segundo ano da iniciativa

Parcerias estabelecidas pela Companhia Brasileira do Alumínio (CBA) em Niquelândia garantiram a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes que estão no interior da “Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado”.

Localizada na cidade do Norte do Estado, trata-se da maior área privada de proteção do bioma Cerrado de todo o país. O Legado Verdes do Cerrado é pertencente à CBA, sob gestão da Reservas Votorantim.

Com respaldo da divisão jovem da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg Jovem) em Niquelândia; do o Sindicato Rural da cidade; e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Goiás), o programa oferta conhecimentos extras para que proprietários de áreas rurais conservarem as matas e nascentes da região do Legado Verdes do Cerrado.

O trabalho, evidentemente, também contribui para sensibilizar mais pessoas a colaborarem com ações em prol do meio ambiente. Às margens da nascente do Córrego Taquari está localizada a fazenda de mesmo nome, de propriedade de Amarildo Barbosa da Silva.

Há 12 anos no local, o produtor rural esforça-se para evitar que o gado – sua principal fonte de renda – danifique a cerca junto à nascente, próxima da mata.

Apesar dos desafios, ele sempre buscou alternativas e manteve-se atento às oportunidades de apoio aos produtores rurais.

NÚMEROS SATISFATÓRIOS – Somente em 2018, graças ao apoio de 80 voluntários, foram doadas aproximadamente 1.200 mudas cultivadas no Viveiro Engenho para abastecer o trabalho de preservação ambiental desenvolvido pelo Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia [Foto: Divulgação/CBA]
Foi assim que, no começo do mês, 300 metros quadrados da área de Amarildo, junto ao Córrego Taquari, foi devidamente cercada através do Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes.

Para que o trabalho fosse realizado, o Legado Verdes do Cerrado forneceu os materiais para cercar a área. A equipe da Reservas Votorantim também prestou consultoria para a Faeg Jovem realizar os trabalhos de recuperação.

A Faeg Jovem, ainda, requisitou permissão do proprietário para chegar à nascente do Córrego Taquari. Amarildo destacou que, embora tente manter o entorno do córrego conservado, o trabalho nesse sentido muitas vezes acaba sendo prejudicado por fatores adversos como períodos de estiagem e queimadas.

Ainda de acordo com o beneficiário do trabalho, que se mostrou muito grato, a ajuda disponibilizada pelo programa, através do Legado Verdes do Cerrado, fará a diferença em sua propriedade.

FAZENDA TAQUARI BENEFICIADA – Amarildo (o segundo da foto, da esquerda para direita) disse que sempre comenta com seus vizinhos sobre a importância de buscar apoios, como o que foi agora lhe oferecido pelo Legado Verdes dos Cerrado como soma de esforços para se evitar a degradação ambiental (Foto: Divulgação/CBA)

COMPROMISSO COM A CAUSA AMBIENTAL – “O programa tem o reconhecimento da população e funcionado como incentivo para outros produtores protegerem suas nascentes. A parceria com o Legado Verdes do Cerrado tem sido muito positiva e acredito que é possível agregar outros colaboradores para beneficiar ainda mais nascentes”, afirmou o coordenador da Faeg Jovem de Niquelândia, Maiccon Renan de Souza Nunes.

MAIS DUAS – Segundo o responsável pelo planejamento das atividades do Legado Verdes do Cerrado, Deyver Santos Silva, as nascentes Sales e Buriti também foram recuperadas este ano em Niquelândia, com cercamento das áreas e plantio de mudas nativas. Ao todo, foram doadas 200 estacas e 3 mil metros de arame.

Somente em 2018, de acordo com Deyver, foram doadas aproximadamente 1.200 mudas cultivadas no Viveiro Engenho com o trabalho de 80 voluntários.

Na avaliação dele, o programa está consolidado em Niquelândia e as perspectivas para 2019 são ainda melhores, com um cronograma que pretende estimular ainda mais o desenvolvimento sustentável de Niquelândia.

EXIGÊNCIAS – Para participar do Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes do Legado Verdes do Cerrado, o produtor precisa ter feito um curso pelo Senar ou ter sido auxiliado por assistência técnica.

Uma vez cadastrado no programa, o produtor é orientado a acompanhar a medição; fazer as covas para a construção da cerca; estar presente no dia de mutirão; comprometer-se para que o gado respeite a área delimitada; e contribuir efetivamente com o controle de pragas/roçagem do local.

(com informações da Assessoria de Imprensa da CBA/Reservas Votorantim)

Nascente do Córrego Taquari, na área da fazenda do mesmo nome, foi beneficiada em 2018 pelo Programa de Preservação, Recuperação e Conservação de Nascentes, desenvolvido pelo Legado Verdes do Cerrado/Reservas Votorantim e parceiros [Foto: Divulgação/CBA]

Veja também

Botão Voltar ao topo